Está aqui

“Lado a Lado” é o novo podcast de Marisa Matias e José Gusmão

Estreia esta sexta-feira “Lado a Lado”, o novo podcast do grupo parlamentar europeu do Bloco de Esquerda para dar a conhecer o trabalho de Marisa Matias e José Gusmão, mas também ser um espaço de debate das questões e políticas europeias.
Novo podcast "Lado a Lado", de Marisa Matias e José Gusmão.

No primeiro episódio, já disponível, Marisa Matias e José Gusmão conversam sobre o Fundo de Recuperação apresentado esta semana pela Comissão Europeia, em resposta à crise económica da covid-19. Uma proposta que é descrita por José Gusmão como “um compromisso sobre um compromisso sobre um compromisso”, para exemplificar como os valores em discussão estão já muito aquém das necessidades apontadas por diversas instituições internacionais.

Os deputados europeus abordam também a questão dos migrantes resgatados pelo cargueiro Anne, com bandeira portuguesa, e devolvidos à Líbia. Marisa Matias lembra que um dos principais problemas é o facto da “União Europeia não ter instrumentos de resgate. Destruiu-os todos, todos os que tinha destruiu, e portanto agora incentiva mesmo ao repatriamento, o que nos deixa numa situação muito difícil para defender os direitos humanos”. 

Marisa defende que “o Governo português tem que continuar a fazer esforços para tentar inverter esta situação, porque senão não é só o direito internacional que não conta, é mesmo um murro no estômago, é zero humanidade para as políticas europeias”. A propósito das políticas europeias para os migrantes e refugiados, José Gusmão alerta também para o facto de o próximo orçamento plurianual da União Europeia, ao contrário do anunciado, não refletir novas prioridades. “Ou seja, há um aumento do quadro financeiro plurianual, um pequeno aumento, que vai prioritariamente para a segurança e defesa e mantém-se o corte na coesão”. Gusmão considera que esse cenário põe fim a quaisquer “ilusões que ainda pudessemos ter sobre as intenções das instituições europeias em relação à necessária mudança de paradigma na resposta à questão dos refugiados, que se agravou com a crise do covid”.

O podcast “Lado a Lado” terá uma periodicidade semanal, será publicado às sextas-feiras e tentará incluir outros participantes além dos deputados europeus.

Termos relacionados Política
(...)