Ferroviários partem para greve contra circulação de comboios com um único agente

27 de maio 2018 - 14:57

Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo paralisam a 4, 12 e 13 de junho contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente, que põe “em causa a segurança ferroviária – trabalhadores, utentes e mercadorias”.

PARTILHAR
Foto de Paulete Matos.

Após o anúncio de uma greve a 4 de junho, os sindicatos anunciam agora uma paralisação de dois dias a 12 e 13 de junho.

"Como não houve qualquer desenvolvimento ou contacto, apresentámos ontem [quinta-feira] um novo pré-aviso de greve, desta vez de dois dias, para 12 e 13 de junho", afirmou Luís Bravo, do Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante, em declarações à agência Lusa.

Os sete sindicatos que convocam as paralisações, afetos à CGTP, UGT e independentes, alertam que "a circulação de comboios só com um agente põe em causa a segurança ferroviária – trabalhadores, utentes e mercadorias".

Na origem do protesto estão as propostas de alteração ao Regulamento Geral de Segurança (RGS) que prevê, nomeadamente, a redução do número de trabalhadores por comboios, com o objetivo de reduzir custos operacionais.

As greves de 4, 12 e 13 de junho vão abranger todos os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo e todo o tipo de trabalho das oh às 24h.

Termos relacionados: Sociedade