Die Linke solidário com grevistas portugueses

O partido alemão Die Linke enviou ao Bloco de Esquerda uma declaração onde expressa a sua solidariedade para com os grevistas portugueses e felicita a “coragem” para “resistir à chantagem exercida por muitos governos europeus, sobretudo o alemão”.

Leia a Declaração de solidariedade na íntegra:

"Declaração de solidariedade

A população portuguesa defende-se contra a doutrina neoliberal de austeridade

Caros amigos,

Com uma greve geral de 24 horas vocês defendem-se contra a tentativa de impôr o impacto da crise à população, enquanto os seus autores e beneficiários lucram com a mesma.

O povo português já sofreu muitos cortes sociais – cortes salariais, aumento do horário de trabalho, cortes na educação e na saúde. Ao mesmo tempo, foi sujeito a aumentos substanciais dos custos do transporte, da energia, e muito mais. Basta!

Agora é a hora de libertar os países da Europa da dominação dos mercados financeiros e de seguir um caminho que obrigue os ricos e poderosos a pagar para superar as consequências da crise.

A vossa atitude corajosa anima os povos da Europa. A coragem necessária para resistir à chantagem exercida por muitos governos europeus, sobretudo o alemão.

O DIE LINKE está do vosso lado e deseja força e coragem neste momento difícil de batalhas a enfrentar.

Solidariamente,

Gesine Lötzsch e Klaus Ernst
co-presidentes do partido DIE LINKE”

Neste dossier:

Greve Geral 2011

A greve parou grande parte do país e trouxe para a rua a indignação – foi a primeira vez que a CGTP organizou manifestações e concentrações na greve e juntaram-se movimentos sociais, como os de precários, a esta paralisação. Em Portugal há um povo que luta contra o assalto aos subsídios, o aumento do horário de trabalho e os cortes na saúde, na educação e na segurança social.

Pequenos grandes nadas

Um dado parece adquirido: foi a maior Greve Geral de sempre tanto no sector público como no privado.

All Together Now

Não existiu uma manifestação, mas sim um desfile delas. Em todas sentia-se combatividade e a tão necessária vontade de mudança.

Die Linke solidário com grevistas portugueses

Greve geral: O grito de um povo

A greve geral é um grande protesto contra a desastrosa política de austeridade imposta pelo governo PSD e pela troika. Nesta luta constrói-se unidade para mudar a situação no país, juntam-se pontes para lutar pela mudança na UE.

O 'day after'

Não sendo a crise em que nos estão a afundar uma crise portuguesa, é aqui que a podemos e devemos combater nos seus fundamentos.

Trabalhar, trabalhar, trabalhar

A força da greve de dia 24 de Novembro não pode ficar por aqui. Tem que continuar, dia a dia, mas terá, certamente, que ser chamada a comparecer nas ruas noutra grande mobilização de greve geral.

Portugueses de França na greve geral

Reportagem da participação na greve geral de 24 de Novembro dos portugueses residentes na França, que tiveram o apoio dos Indignados franceses.

Greve geral: Grande dia para os portugueses das comunidades da diáspora

Crónica de Cristina Semblano na Emission Pluriel da rádio Arc-en-ciel difundida a 25 de novembro de 2011.

A criminalização da Greve Geral

História de uma tese e de uma operação que não vingou.

Greve Geral - Metro de Lisboa

Francisco Louçã esteve com vários piquetes de greve em Lisboa nas primeiras horas da Greve Geral. A primeira etapa da noite passou pelo Metro de Lisboa.

Greve Geral: transportes praticamente parados

Os aviões estão em terra nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro. Na CP, os serviços mínimos não estão a ser cumpridos e segundo os sindicatos, regista-se uma “paralisação total” na Soflusa, na Transtejo, na STCP e no Metro de Lisboa. Na Carris, apesar dos confrontos com a polícia, há fortes perturbações nos serviços, tal como na Vimeca.

Grande adesão à greve geral paralisa recolha do lixo

Em grande parte dos municípios, a adesão dos trabalhadores paralisou completamente a recolha do lixo. O sindicato dos trabalhadores da administração local (STAL) denuncia as medidas de coação em Oeiras, com intervenção do Serviço de Intervenção Rápida da PSP, e em Sintra, onde foi contratada uma empresa privada para substituir os grevistas.

Intervenção policial no piquete da Carris, na Musgueira

Pelas 7h, o corpo de intervenção da PSP quebrou o piquete da Carris, na Musgueira, onde se encontravam cerca de 50 pessoas, entre sindicalistas e populares. Um membro dos Precários Inflexíveis e outro da ATTAC ficaram com marcas da violência policial. A madrugada ficou ainda marcada por incidentes policiais noutros piquetes de greve.

Greve geral noticiário das 10h

Noticiário do esquerda.net emitido às 10 horas. Reportagem em vídeo da intervenção policial contra o piquete de greve da Carris na Musgueira em Lisboa, dos piquetes noturnos no Metro de Lisboa e na estação dos CTT de Cabo Ruivo e da Autoeuropa às 7 horas da manhã.

Piquete de greve impedido de entrar na fábrica da Renault em Cacia

A administração da Renault impediu o piquete de greve de entrar nas instalações e recorreu à Guarda Nacional Republicana para travar os grevistas à entrada da fábrica, denunciou esta manhã o dirigente da União dos Sindicatos de Aveiro.

Imagens da Greve Geral I: Piquetes da noite e manhã

Fotos de Entroncamento (CP), Coimbra (serviços municipalizados), Olhão (Ambiolhão), Autoeuropa, Carris, CTT Lisboa e RTP.

Greve Geral: CGTP congratula-se com adesão "muito significativa" dos trabalhadores

O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, congratulou-se com a participação “muito significativa dos trabalhadores" na greve geral desta quinta-feira. “É uma mensagem clara contra o aumento da exploração e contra o empobrecimento”, disse.

Greve geral noticiário das 11 horas

Noticiário do esquerda.net emitido às 11 horas, com reportagem do piquete no Metro do Porto, da Faculdade de Letras no Porto e na RTP.

Greve geral noticiário das 12 horas

Noticiário do esquerda.net emitido às 12 horas, com reportagem do desfile da CGTP em Coimbra e em Setúbal.

O país em Greve Geral - dados por regiões

Naquela que já é considerada “uma das maiores greves gerais realizadas em Portugal”, os transportes, as escolas, as universidades, os hospitais, os serviços e muitas fábricas paralisaram. Disponibilizamos aqui as informações que foram chegando das várias regiões.

Imagens da Greve Geral II

Fotos da cidade da Maia paralisada, de piquetes nos distritos de Braga e Aveiro, de concentrações em Coimbra e Setúbal, de uma escola de Pombal, da Fertagus e da RTP.

Greve geral - noticiário das 13 horas

Noticiário do esquerda.net emitido às 13 horas, com reportagem no piquete da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da baixa do Porto.

Greve Geral: milhares de grevistas em S. Bento

A manifestação promovida pela CGTP chegou a S. Bento, depois de percorrer as ruas da Baixa lisboeta com milhares de manifestantes. Milhares de ‘indignados’ desfilaram pela Av. da Liberdade até ao encontro do protesto da maior central sindical do país.

Concentrações de apoio à greve portuguesa

Na Galiza e em Atenas, trabalhadores galegos e gregos fazem concentrações diante de consulados e embaixadas portuguesas e entregam notas de solidariedade com os trabalhadores de Portugal.

Greve Geral: muitas escolas e faculdades encerradas devido à paralisação

A Greve Geral desta quinta-feira contou com uma forte adesão dos professores, educadores e investigadores portugueses que, em muitos casos, superou os valores verificados há um ano. “O ensino superior fez das maiores greves de sempre!”, lê-se no site da Fenprof.

Greve geral - noticiário das 14 horas

Noticiário do esquerda.net emitido às 14 horas, com reportagem do desfile da distrital do Bloco em Lisboa.

Greve geral - noticiário das 15 horas

Noticiário do esquerda.net emitido às 15 horas, com reportagem da concentração em Lisboa e Aveiro.

Greve geral - noticiário das 16 horas

Noticiário do esquerda.net emitido às 16 horas, com reportagem da concentração de Faro.

Greve geral - noticiário das 17 horas

Noticiário do esquerda.net emitido às 17 horas, com reportagem da concentração em São Bento e de Vila Real.

Nova Greve Geral é "passo inevitável para a continuação da luta"

A deputada do Bloco Mariana Aiveca realçou a enorme adesão à greve, quer no setor público como no privado. Carvalho da Silva sublinhou que os sacrifícios exigidos aos portugueses servem para pagar “aos credores e agiotas” e João Proença acusou o governo de manipular dados sobre a adesão à greve. Ver vídeo.

Greve geral - noticiário das 18 horas

Noticiário do esquerda.net emitido às 18 horas, com reportagem da concentração em São Bento e entrevista com Mariana Aiveca sobre o balanço desta Greve Geral.

Greve geral: Água mole em pedra dura...

Miguel Portas comenta a Greve Geral de 24 de Novembro no programa "Conselho Superior" da Antena 1.

Nova Greve Geral é "passo inevitável para a continuação da luta"

Mariana Aiveca realçou a enorme adesão à greve, quer no setor público como no privado, e comenta as declarações dos líderes da CGTP e da UGT sobre a hipótese de convocar uma nova greve geral.

A Greve Geral no esquerda.net

Resumo da emissão especial do esquerda.net na Greve Geral de 24 novembro 2011.

Os sérios avisos de uma grande greve geral

Foi um aviso sério ao governo que, no outro lado da greve geral, não tem nada para oferecer ao país e que se encarniça apenas na defesa da política de austeridade sem nenhum horizonte palpável para a vida das pessoas.

Plataforma 15-O acusa polícia de incitar à violência

A plataforma 15 de Outubro denunciou a presença “ilegal” de agentes da polícia infiltrados na manifestação que teve lugar no dia da Greve Geral. Repudiando a imagem de violência que, dizem, tem vindo a ser associada ao movimento, apresentaram imagens de polícias incitadores no meio dos manifestantes.