Bloco marca debate de urgência no Parlamento sobre violência de género

21 de junho 2014 - 0:48

O Bloco “considera que é fundamental trazer ao Parlamento o debate sobre a violência de género, neste contexto em que se torna evidente que as medidas e mecanismos de proteção às vítimas de violência doméstica existentes não são suficientes”. Para esse efeito, solicitou à presidente da Assembleia da República a marcação, na conferência de líderes que terá lugar na próxima quarta feira, de um debate de urgência sobre esta temática.

PARTILHAR
Foto de Paulete Matos.

“São inúmeros os casos de assassinato de mulheres que têm vindo a público nos últimos dias. Só no primeiro semestre de 2014, de acordo com números da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta –, foram mortas 20 mulheres, em consequência de atos de violência doméstica. Ontem mesmo foi noticiado o caso de uma mulher de 47 anos, assassinada com duas armas brancas pelo marido, em Granja do Ulmeiro, no concelho de Soure, Coimbra”, refere o Bloco de Esquerda numa nota enviada à imprensa.

Citando um relatório da mesma associação, o Bloco lembra ainda que, em 2013, 37 mulheres foram assassinadas, "a maioria das quais no culminar de situações de violência cometidos em contacto familiar e de intimidade, e outras 36 foram alvo de tentativa de homicídio".

No documento é feita ainda referência ao último relatório das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) que “demonstra, por outro lado, que o fenómeno de violência doméstica fez aumentar significativamente o número de crianças e jovens em perigo nos últimos anos”.

O Bloco “considera que é fundamental trazer ao Parlamento o debate sobre a violência de género, neste contexto em que se torna evidente que as medidas e mecanismos de proteção às vítimas de violência doméstica existentes não são suficientes, face à dimensão do drama da violência doméstica”.

Para além da realização deste debate de urgência no parlamento, a direção do Bloco adianta que solicitou já uma reunião sobre a mesma matéria ao Observatório das Mulheres Assassinadas da UMAR. O encontro terá lugar no próximo dia 25 de maio às 14h30, e contará com a presença da coordenadora do Bloco, Catarina Martins, e da deputada Cecília Honório.