Está aqui

Autarca eleito pelo PSD acusa governo de “má educação” ao fechar escola sem pré-aviso

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, acusou esta quinta feira o ministério da Educação de ter “escolhido as regras da má educação” ao fechar uma escola do concelho, de um total de três, sem comunicar previamente a decisão à autarquia.
Foto de Paulete Matos.

“Eu acho que no bom trato institucional não fazia mal nenhum que, da mesma maneira que se discutiu as primeiras escolas que iriam encerrar, se discutisse outras”, afirmou Diogo Mateus, eleito pelo PSD. O autarca frisou ainda que “não se perderia nada na construção de uma solução discutida e participada”.

Em causa está o encerramento da Escola Básica do 1º Ciclo de Matos da Ranha, que tem associado um jardim-de-infância.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Pombal, citado pela agência Lusa, o encerramento deste estabelecimento de ensino foi proposto pela Direção Regional de Educação do Centro, contudo, a autarquia opôs-se, dado estarem em causa 19 alunos e também porque se encontra a adquirir terrenos para a construção de um centro escolar em Vermoil, na mesma freguesia, cuja conclusão está agendada para daqui a um ano e meio.

“Posteriormente, foi dito que de facto podia haver essa possibilidade de encerrar, mas que já não estava na dependência de Coimbra”, acrescentou Diogo Mateus, referindo que só teve conhecimento do encerramento da escola de Matos da Ranha na segunda feira à noite, através do site do ministério. O autarca expressou, no dia seguinte, o seu “profundo desagrado” em reunião do executivo municipal.

A escola de acolhimento, Outeiro da Ranha, situa-se a quatro quilómetros da EB1 de Matos da Ranha. No concelho de Pombal serão ainda encerradas as Escolas Básicas de Casal Fernão João e Casal da Rola.

No passado sábado, a Secretaria de Estado do Ensino e Administração Escolar emitiu uma nota na qual anunciou que concluiu uma nova fase da reorganização da rede escolar, estipulando o encerramento de mais 311 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico.

Esta decisão tem sido alvo de duras críticas por parte de encarregados de educação, professores, sindicalistas e autarcas, que têm promovido protestos um pouco por todo o país.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)