Está aqui

P&R

O bosão de Higgs em nove questões-chave

Julho 4, 2012

Hoje é um dia histórico para quem se dedica à física. Mesmo que o anúncio do descobrimento pareça não ser definitivo, duas equipas do CERN têm evidências de uma partícula que é procurada há décadas: o bosão de Higgs. Neste artigo, são dadas respostas a algumas das questões chave relacionadas com esta “aventura científica”. Por Alberto Sicilia.

Perguntas e Respostas sobre o Orçamento Retificativo

Abril 4, 2012

A degradação da conjuntura económica influenciou a decisão de apresentar uma proposta de alteração orçamental.

P&R: Reforma curricular

Março 17, 2012

A proposta do Governo vem transformar a vida nas escolas, embora não se conheçam as justificações para a mudança, à exceção da necessidade de cortar nas despesas. Eis algumas Perguntas e Respostas sobre a Reforma Curricular, baseadas no parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação.

Perguntas e Respostas sobre a Síria

Fevereiro 29, 2012

Afinal, quem são os alauítas, a seita religiosa predominante no regime sírio? E o que é o Baath? É normal que numa república haja sucessão dinástica? O regime sírio é “progressista? Eis algumas das perguntas a que procuramos responder.

Perguntas e respostas sobre a partilha de ficheiros na Internet

Fevereiro 19, 2012

Quem nunca ouviu um CD emprestado, viu um DVD de um amigo, recorreu a uma biblioteca? A partilha de bens culturais sempre existiu. Na era digital, tem especificidades próprias, mas é falso que a cópia de um ficheiro não autorizado seja um 'roubo'.

Perguntas e respostas sobre o acordo da troika

Fevereiro 14, 2012

Quanto custará a Portugal o empréstimo da troika? Os bancos portugueses também pagam a crise? Quais são as medidas de austeridade previstas no acordo da troika? Podemos esperar por novas medidas de austeridade? Estas e outras perguntas são respondidas aqui.

Como funciona a Lei dos Despejos

Fevereiro 12, 2012

A proposta de Lei de Revisão do Arrendamento Urbano recupera a proposta de Santana Lopes e cria condições para que mais de 100 mil famílias possam perder as suas casas.

Perguntas e respostas sobre a crise da Grécia

Fevereiro 7, 2012

O que aconteceu na Grécia desde o primeiro acordo com a 'troika'? Os mercados “acalmaram”? O país voltou a crescer? A Grécia vai para o 'default'? Portugal é muito diferente da Grécia? Estas e outras perguntas são respondidas aqui.