Está aqui

Março Feminista

Quase XX anos depois

Quase XX anos depois

Março 19, 2018

O Estado Novo travou, e atrasou, a formação de uma relação do eu para com o seu corpo. Às boas mulheres portuguesas pugnou que guardassem o sexo, disciplinassem o sexo e silenciassem o sexo, mas consentindo o machismo adúltero e a mulher- mercadoria. Artigo de Inês Brasão.

A revolução encalhada numa @

Março 11, 2018

"Estou sempre a ouvir: "isso não é importante", ou "não tenho tempo", "isso é difícil", "não é prático". Quando os ouço na esquerda fico, literalmente, de boca aberta. Então pessoas que querem um outro mundo possível encalham numa simples @, num o/a/x?" Artigo de Judite Canha Fernandes.

8 de Março – continuamos a abrir caminho

Março 10, 2018

A luta das mulheres não se faz no dia 8 de Março, mas esse dia serve para lembrarmos a luta de todas as mulheres, em todos os continentes.

Feminismos são para toda a gente

Feminismos são para toda a gente

Março 10, 2018

Quando o foco do feminismo são só mulheres, outras categorias relevantes para a constituição desse serem mulheres desaparecem. Artigo de João Manuel de Oliveira

Aleijadinha e tudo. Artigo de Adriana Lopera

Aleijadinha e tudo

Março 9, 2018

"Hoje recebi o seguinte comentário de um gajo que vinha na minha direção: 'Aleijadinha e tudo, comia-te toda'. Cuspi-lhe e acertei-lhe no casaco, ele ficou quieto." Artigo de Adriana Lopera.

Os protestos contra a obrigatoriedade de utilização do véu islâmico por parte das mulheres começaram em dezembro de 2017 e um iraniana que destapou a cabeça em público foi condenada a 2 anos de prisão.

Iraniana que destapou a cabeça condenada a prisão

Março 9, 2018

Nos últimos meses, têm sido feitos vários protestos no Irão contra o uso obrigatório do véu islâmico, e já várias mulheres o tiraram em público. Esta quarta-feira, dia 7 de março, uma mulher foi condenada a dois anos de prisão por tê-lo feito.

Direito à igualdade

Março 9, 2018

Há uns dias, uma mulher, metalomecânica na indústria automóvel, perguntava-me com alguma indignação porque continuávamos, nos dias de hoje, a falar tanto de feminismo e porque nunca estávamos "satisfeitas".

Esta quinta-feira, 8 de março, ocorreram várias manifestações no âmbito do Dia Internacional da Mulher,

8 de Março marcado com vários protestos

Março 9, 2018

O dia 8 de Março foi assinalado em várias cidades com concentrações e marchas de solidariedade com a greve internacional das mulheres. 

Uma celebração militante

Uma celebração militante, por Alexandra Kollontai

Março 8, 2018

O Dia Internacional da Mulher é um dia de solidariedade internacional e um dia para rever a força e organização das mulheres proletárias. Artigo de Alexandra Kollontai, escrito em 1920.

Assédio não é sedução, é violência

Assédio não é sedução, é violência

Março 8, 2018

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o Bloco de Esquerda lança uma campanha contra o assédio. Esta campanha incluirá a promoção de debates nas escolas.

Um dia talvez comece por gritar que ela não presta

Março 7, 2018

Este texto é sobre a dificuldade de explicar a um miúdo do oitavo ano por que razão o homem que daqui a uns anos será poderá, um dia, fazer mal à mulher de quem gosta.

A 8 de março celebra-se a luta feminista

Março 7, 2018

O Dia Internacional da Mulher é este ano assinalado com iniciativas um pouco por todo o país. O Bloco de Esquerda solidariza-se com estas iniciativas feministas e lançará uma campanha nacional contra o assédio.

Porquê celebrar o 8 de Março?

Março 7, 2018

Portugal, 2018: 1 em cada 5 mulheres é pobre, recebemos menos dois meses que eles e gastamos em tarefas domésticas mais 1h45 por dia.

Greve de Mulheres | Faz tu!

Março 6, 2018

Uma posição sobre a greve marcada para 8 de março

Crónica de Andrea Peniche

Mulheres iranianas contestam a obrigatoriedade do hijab.

Irão: Mulheres desafiam o poder religioso

Março 4, 2018

“Pouco antes do gesto de Vida Movahéd, mulher anteriormente desconhecida, a bandeira branca era o sinal e o símbolo da paz, mas também de rendição e de capitulação. De agora em diante, também significa insubordinação, desafio, desobediência, audácia...” Por Béhrous Arefi.

Encontro de Mulheres - Todas as Vozes Contam

Encontro de Mulheres - Todas as Vozes Contam

Fevereiro 28, 2018

A iniciativa terá lugar na cidade do Porto, no fim de semana de 10 e 11 de março, tendo três eixos temáticos: mulheres e precariedade, mulheres e violência e mulheres invisibilizadas. As ativistas convocam ainda para a Marcha Todas as Vozes Contam e para a Greve Internacional de Mulheres, no dia 8 de março.