Greve geral 2011

Francisco Louçã esteve com vários piquetes de greve em Lisboa nas primeiras horas da Greve Geral. A primeira etapa da noite passou pelo Metro de Lisboa.

Os aviões estão em terra nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro. Na CP, os serviços mínimos não estão a ser cumpridos e segundo os sindicatos, regista-se uma “paralisação total” na Soflusa, na Transtejo, na STCP e no Metro de Lisboa. Na Carris, apesar dos confrontos com a polícia, há fortes perturbações nos serviços, tal como na Vimeca.

Em grande parte dos municípios, a adesão dos trabalhadores paralisou completamente a recolha do lixo. O sindicato dos trabalhadores da administração local (STAL) denuncia as medidas de coação em Oeiras, com intervenção do Serviço de Intervenção Rápida da PSP, e em Sintra, onde foi contratada uma empresa privada para substituir os grevistas.

Pelas 7h, o corpo de intervenção da PSP quebrou o piquete da Carris, na Musgueira, onde se encontravam cerca de 50 pessoas, entre sindicalistas e populares. Um membro dos Precários Inflexíveis e outro da ATTAC ficaram com marcas da violência policial. A madrugada ficou ainda marcada por incidentes policiais noutros piquetes de greve. 

Noticiário do esquerda.net emitido às 10 horas. Reportagem em vídeo da intervenção policial contra o piquete de greve da Carris na Musgueira em Lisboa, dos piquetes noturnos no Metro de Lisboa e na estação dos CTT de Cabo Ruivo e da Autoeuropa às 7 horas da manhã.

A administração da Renault impediu o piquete de greve de entrar nas instalações e recorreu à Guarda Nacional Republicana para travar os grevistas à entrada da fábrica, denunciou esta manhã o dirigente da União dos Sindicatos de Aveiro.

Fotos de Entroncamento (CP), Coimbra (serviços municipalizados), Olhão (Ambiolhão), Autoeuropa, Carris, CTT Lisboa e RTP.

O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, congratulou-se com a participação “muito significativa dos trabalhadores" na greve geral desta quinta-feira. “É uma mensagem clara contra o aumento da exploração e contra o empobrecimento”, disse.

Noticiário do esquerda.net emitido às 11 horas, com reportagem do piquete no Metro do Porto, da Faculdade de Letras no Porto e na RTP.

Noticiário do esquerda.net emitido às 12 horas, com reportagem do desfile da CGTP em Coimbra e em Setúbal.

Naquela que já é considerada “uma das maiores greves gerais realizadas em Portugal”, os transportes, as escolas, as universidades, os hospitais, os serviços e muitas fábricas paralisaram. Disponibilizamos aqui as informações que foram chegando das várias regiões.

Fotos da cidade da Maia paralisada, de piquetes nos distritos de Braga e Aveiro, de concentrações em Coimbra e Setúbal, de uma escola de Pombal, da Fertagus e da RTP.

Noticiário do esquerda.net emitido às 13 horas, com reportagem no piquete da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da baixa do Porto.

A manifestação promovida pela CGTP chegou a S. Bento, depois de percorrer as ruas da Baixa lisboeta com milhares de manifestantes. Milhares de ‘indignados’ desfilaram pela Av. da Liberdade até ao encontro do protesto da maior central sindical do país. 

Na Galiza e em Atenas, trabalhadores galegos e gregos fazem concentrações diante de consulados e embaixadas portuguesas e entregam notas de solidariedade com os trabalhadores de Portugal.

A Greve Geral desta quinta-feira contou com uma forte adesão dos professores, educadores e investigadores portugueses que, em muitos casos, superou os valores verificados há um ano. “O ensino superior fez das maiores greves de sempre!”, lê-se no site da Fenprof.

Noticiário do esquerda.net emitido às 14 horas, com reportagem do desfile da distrital do Bloco em Lisboa.

Noticiário do esquerda.net emitido às 15 horas, com reportagem da concentração em Lisboa e Aveiro.

Noticiário do esquerda.net emitido às 16 horas, com reportagem da concentração de Faro.

Noticiário do esquerda.net emitido às 17 horas, com reportagem da concentração em São Bento e de Vila Real.