Está aqui

Governo Bolsonaro

Uma das imagens usada na convocatória: da esquerda para a direita, Olavo de Carvalho (de chapeu de cowboy), Sérgio Moro, Paulo Guedes, o ministro da economia, e Bolsonaro.

Brasil: Bolsonaro leva a disputa para as ruas

Maio 21, 2019

Presidente convoca manifestação para apoiá-lo neste domingo 26, em resposta à mobilização de 15 de maio contra os cortes na Educação. Mas setores da sua própria base de apoio rejeitam a iniciativa. Por Luis Leiria.

Manifestação no Rio de Janeiro. Foto Mídia Ninja

Brasil nas ruas defende educação contra Bolsonaro

Maio 16, 2019

Protestos foram os maiores desde o impeachment de Dilma. Hesitações e insultos de Bolsonaro incentivaram estudantes e professores. Mais uma vez o movimento estudantil toma a vanguarda. Por Luis Leiria.

Protesto em Niterói

Brasil: Primeira grande mobilização social contra o governo Bolsonaro

Maio 13, 2019

No dia nacional da Educação, 15 de maio, haverá uma greve geral de todos os setores do Ensino público, contra os cortes orçamentais decretados pelo governo e contra a reforma da Previdência. Trabalhadores da Petrobrás também participam. Por Luis Leiria.

Paulo Coelho recorda torturas sofridas durante ditadura no Brasil

Março 31, 2019

Escritor foi sequestrado e barbaramente torturado quando era compositor de música rock. No dia do 55º aniversário do golpe militar, acusa: “são essas décadas de chumbo que o Presidente Jair Bolsonaro quer festejar nesse dia 31 de março."

Ronnie Lessa disparou e Élcio Queiroz conduziu o carro.

Brasil: Há cada vez mais ligações entre o assassinato de Marielle e Bolsonaro

Março 14, 2019

Ronnie Lessa, preso sob a acusação de ser o autor dos disparos que mataram a vereadora do PSOL, mora na mesma rua que o presidente da República. A sua filha namorou um filho de Bolsonaro. O outro envolvido no crime tirou foto com ele. No dia do 1º aniversário da morte de Marielle, as “coincidências” acumulam-se. Por Luis Leiria.

Marielle Franco nas cores da Mangueira: verde e rosa

Brasil: Homenagem a Marielle Franco vence Carnaval do Rio

Março 7, 2019

Presidente Jair Bolsonaro sofre nova e inusitada derrota política e os seus posts desarvorados no Twitter criam a mais recente crise do governo. O responsável foi, quem diria, o Carnaval. Por Luis Leiria.

Gustavo Bebianno aguentou-se apenas 48 dias no governo. Foto de Valter Campanato, Agência Brasil

Brasil: primeira baixa do governo Bolsonaro, ao fim de 48 dias

Fevereiro 19, 2019

Gustavo Bebianno, ex-braço direito do presidente é exonerado cinco dias depois de ter sido chamado de mentiroso pelo filho do presidente, com a cobertura do pai. Bebianno terá afirmado que devia desculpas ao povo brasileiro por ter ajudado a viabilizar a candidatura Bolsonaro. Por Luis Leiria.

Ensinamentos do triunfo de Bolsonaro para as esquerdas latino-americanas

Janeiro 13, 2019

Neste artigo, Eduardo Gudynas e Alberto Acosta não partilham do pessimismo da esquerda da América Latina e defendem que a derrota dos progressismos desenvolvimentistas é uma oportunidade para reconstruir as esquerdas.

O núcleo central do governo Bolsonaro – o proto-fascismo

Janeiro 10, 2019

O caráter do novo governo não significa que tenha sido implantado no Brasil um ‘regime fascista’, mas evidencia que há tendências fortes nessa direção. Por Virgínia Fontes.

Brasil: ‘nova ética’ de Bolsonaro não sobrevive uma semana

Janeiro 9, 2019

Motorista de Flávio Bolsonaro continua a fugir ao Ministério Público, filho do vice-presidente tem o salário triplicado, e ministro da Casa Civil usou faturas de empresa de amigo para receber verbas da Câmara dos Deputados. Por Luis Leiria.

Bolsonaro sai do Pacto Global para a Migração e paralisa reforma agrária

Janeiro 8, 2019

Diplomacia do novo governo do Brasil mandou comunicar a Guterres e Vitorino o seu abandono do acordo a que aderiu em dezembro. Instituto responsável pela reforma agrária suspendeu processos de obtenção de terras.

Brasil, o novo laboratório da extrema direita

Janeiro 7, 2019

O modelo neoliberal colocado em prática no Chile após o golpe militar de 1973 nos dá um panorama do que pode ocorrer no Brasil em um futuro governo de Jair Bolsonaro. E isso não é casual. Artigo de Joana Salém e Rejane Hoelever, Le Monde Diplomatique - edição brasileira.

Vai, Brasil (1)

Janeiro 7, 2019

Os primeiros dias de governo são pior prenúncio do que todos os de campanha, porque são reais. Foi esse o peso de ver passar o primeiro dia do ano, a partir de agora está mesmo a acontecer.

O irmão de Bolsonaro

Janeiro 6, 2019

A ida do presidente Marcelo Rebelo de Sousa à posse de Jair Bolsonaro na Presidência do Brasil, no passado dia 1, envergonha-me e deve envergonhar todos os democratas portugueses.

Brasil: Povos indígenas enfrentam Bolsonaro e o agronegócio

Janeiro 6, 2019

“Não vamos hesitar em denunciar este governo e o agronegócio aos quatro cantos do mundo. Estamos dispostos a defender os nossos modos de vida, a nossa identidade e os nossos territórios com a nossa própria vida”, garante a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

O peso deste Brasil

Janeiro 6, 2019

A caça às bruxas e as saudades do macartismo invadiram o Brasil enquanto Bolsonaro arrasta a vassoura para purgar a casa, limpando de funções quem foi indicado durante a gestão de Lula ou Dilma Rousseff.

As primeiras 24 horas de Bolsonaro na presidência do Brasil

Janeiro 3, 2019

O primeiro dia da presidência de Jair Bolsonaro ficou marcado pelo ataque aos direitos laborais e sociais. A redução do salário mínimo aprovado pelo Congresso, a perseguição dos povos indígenas e da população LGBT são apenas alguns dos exemplos do projeto político do presidente brasileiro.

Bolsonaro: o aumento do salário mínimo que reduz

Janeiro 2, 2019

O novo presidente do Brasil anunciou a subida do salário mínimo. Só que este valor fica abaixo da estimativa de aumento apresentada em agosto do ano passado por Michel Temer.