Está aqui

Governo Bolsonaro

Ronnie Lessa disparou e Élcio Queiroz conduziu o carro.

Brasil: Há cada vez mais ligações entre o assassinato de Marielle e Bolsonaro

Março 14, 2019

Ronnie Lessa, preso sob a acusação de ser o autor dos disparos que mataram a vereadora do PSOL, mora na mesma rua que o presidente da República. A sua filha namorou um filho de Bolsonaro. O outro envolvido no crime tirou foto com ele. No dia do 1º aniversário da morte de Marielle, as “coincidências” acumulam-se. Por Luis Leiria.

Marielle Franco nas cores da Mangueira: verde e rosa

Brasil: Homenagem a Marielle Franco vence Carnaval do Rio

Março 7, 2019

Presidente Jair Bolsonaro sofre nova e inusitada derrota política e os seus posts desarvorados no Twitter criam a mais recente crise do governo. O responsável foi, quem diria, o Carnaval. Por Luis Leiria.

Gustavo Bebianno aguentou-se apenas 48 dias no governo. Foto de Valter Campanato, Agência Brasil

Brasil: primeira baixa do governo Bolsonaro, ao fim de 48 dias

Fevereiro 19, 2019

Gustavo Bebianno, ex-braço direito do presidente é exonerado cinco dias depois de ter sido chamado de mentiroso pelo filho do presidente, com a cobertura do pai. Bebianno terá afirmado que devia desculpas ao povo brasileiro por ter ajudado a viabilizar a candidatura Bolsonaro. Por Luis Leiria.

Ensinamentos do triunfo de Bolsonaro para as esquerdas latino-americanas

Janeiro 13, 2019

Neste artigo, Eduardo Gudynas e Alberto Acosta não partilham do pessimismo da esquerda da América Latina e defendem que a derrota dos progressismos desenvolvimentistas é uma oportunidade para reconstruir as esquerdas.

O núcleo central do governo Bolsonaro – o proto-fascismo

Janeiro 10, 2019

O caráter do novo governo não significa que tenha sido implantado no Brasil um ‘regime fascista’, mas evidencia que há tendências fortes nessa direção. Por Virgínia Fontes.

Brasil: ‘nova ética’ de Bolsonaro não sobrevive uma semana

Janeiro 9, 2019

Motorista de Flávio Bolsonaro continua a fugir ao Ministério Público, filho do vice-presidente tem o salário triplicado, e ministro da Casa Civil usou faturas de empresa de amigo para receber verbas da Câmara dos Deputados. Por Luis Leiria.

Bolsonaro sai do Pacto Global para a Migração e paralisa reforma agrária

Janeiro 8, 2019

Diplomacia do novo governo do Brasil mandou comunicar a Guterres e Vitorino o seu abandono do acordo a que aderiu em dezembro. Instituto responsável pela reforma agrária suspendeu processos de obtenção de terras.

Brasil, o novo laboratório da extrema direita

Janeiro 7, 2019

O modelo neoliberal colocado em prática no Chile após o golpe militar de 1973 nos dá um panorama do que pode ocorrer no Brasil em um futuro governo de Jair Bolsonaro. E isso não é casual. Artigo de Joana Salém e Rejane Hoelever, Le Monde Diplomatique - edição brasileira.

Vai, Brasil (1)

Janeiro 7, 2019

Os primeiros dias de governo são pior prenúncio do que todos os de campanha, porque são reais. Foi esse o peso de ver passar o primeiro dia do ano, a partir de agora está mesmo a acontecer.

O irmão de Bolsonaro

Janeiro 6, 2019

A ida do presidente Marcelo Rebelo de Sousa à posse de Jair Bolsonaro na Presidência do Brasil, no passado dia 1, envergonha-me e deve envergonhar todos os democratas portugueses.

Brasil: Povos indígenas enfrentam Bolsonaro e o agronegócio

Janeiro 6, 2019

“Não vamos hesitar em denunciar este governo e o agronegócio aos quatro cantos do mundo. Estamos dispostos a defender os nossos modos de vida, a nossa identidade e os nossos territórios com a nossa própria vida”, garante a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

O peso deste Brasil

Janeiro 6, 2019

A caça às bruxas e as saudades do macartismo invadiram o Brasil enquanto Bolsonaro arrasta a vassoura para purgar a casa, limpando de funções quem foi indicado durante a gestão de Lula ou Dilma Rousseff.

As primeiras 24 horas de Bolsonaro na presidência do Brasil

Janeiro 3, 2019

O primeiro dia da presidência de Jair Bolsonaro ficou marcado pelo ataque aos direitos laborais e sociais. A redução do salário mínimo aprovado pelo Congresso, a perseguição dos povos indígenas e da população LGBT são apenas alguns dos exemplos do projeto político do presidente brasileiro.

Bolsonaro: o aumento do salário mínimo que reduz

Janeiro 2, 2019

O novo presidente do Brasil anunciou a subida do salário mínimo. Só que este valor fica abaixo da estimativa de aumento apresentada em agosto do ano passado por Michel Temer.