Está aqui

Argélia em revolução contra o "sistema"

Manifestações não querem a continuidade do "sistema".

Argélia: general endurece o tom, mas manifestantes não cedem

Maio 22, 2019

Chefe do Exército acusa indivíduos e entidades não nomeados de quererem criar um vazio constitucional e defende as eleições de 4 de julho, rejeitadas pelas manifestações populares. Por Luis Leiria.

Louisa Hanoune

Personalidades francesas pedem a libertação de Louisa Hanoune

Maio 18, 2019

Ex-primeiro-ministro socialista Jean-Marc Ayrault, líder da França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, e o secretário-geral da CGT, Philippe Martinez, entre outros, afirmam que nada pode justificar detenção da dirigente do PT da Argélia.

Louisa Hanoune. Foto de Souhil B, El Watan.

Detida dirigente do PT da Argélia

Maio 10, 2019

Louisa Hanoune, secretária-geral do Partido dos Trabalhadores, foi detida provisoriamente depois de ter sido convocada por um Tribunal Militar a depor como testemunha. Deputada desde 1997, ela foi a primeira mulher candidata à Presidência da Argélia em 2004.

Mahmoud Rechidi, secretário geral do PST da Argélia

Argélia: “A hierarquia militar é parte da oligarquia que está no poder”

Maio 8, 2019

Nesta entrevista ao diário argelino El Watan, Mahmoud Rechidi, secretário geral do PST, acusa o Exército de atuar pela continuidade do regime e defende a convocatória de uma Assembleia Constituinte soberana.

Saïd Bouteflika: era considerado o presidente de facto, que decidia no lugar do irmão inválido. Agora está acusado de conspiração.

Argélia: Irmão de Bouteflika é preso

Maio 6, 2019

Tribunal militar decreta a prisão preventiva de Saïd Bouteflika, considerado o presidente de facto durante a doença do irmão, e dos ex-chefes do Departamento de Informação e Segurança e das secretas.

Revolução popular demonstra ter fôlego. Foto de Hamlaoui Chouaib.

Argélia: “Eles têm as armas? Nós temos o tempo”

Abril 24, 2019

Revolução popular iniciada a 22 de fevereiro demonstra fôlego para prosseguir até pôr em xeque o regime argelino. Com um presidente interino e um primeiro-ministro desmoralizados, o último defensor do “sistema” é o Exército. Por Luis Leiria.

Estudantes decidiram pôr entre parêntesis os seus cursos para “melhor acompanhar o movimento popular”.

Argélia: um movimento estudantil determinado face à aprendizagem da politização

Abril 18, 2019

A maioria das universidades e das escolas superiores do país está paralisada pela greve. Estudantes estruturam os campus através da eleição de delegados e ambicionam ter “terem muito peso” na transição democrática. Por Mohamed Kebci.

Manifestante defende eleição de Constituinte soberana em alternativa às eleições presidenciais de 4 de julho. Foto de Titi Haddad

Argélia: a demissão de Belaïz, uma nova vitória

Abril 18, 2019

Presidente do Conselho Constitucional era um dos “três B” que os manifestantes queriam ver demitidos. É provável que outras demissões se sigam. Por F. Mourad.

"Fora o sistema" é o lema das mobilizações

Argélia em revolução contra o "sistema"

Abril 10, 2019

A Argélia vive, desde 22 de fevereiro, as maiores mobilizações da sua história recente. Milhões de pessoas, todas as sextas-feiras, manifestam coletivamente a sua vontade que se pode resumir numa palavra de ordem: “Fora o sistema”. Já conseguiram a demissão do presidente. Dossier organizado por Luis Leiria.

No cartaz lê-se: "Testei este regime e não emagreci, então mudo de regime"

Argélia: Não é senão o início

Abril 10, 2019

Seis semanas de mobilizações de milhões em toda a Argélia dividiram o poder e levaram à demissão do Presidente Abdelaziz Bouteflika. Neste artigo, Hocine Belalloufi analisa os meandros do processo que abala o país e abre o debate estratégico sobre as suas perspetivas.

"Pela centésima segunda vez: Fora!". Cartaz faz alusão ao artigo 102 da Constituição argelina. Foto de Nesrine Kheddache

O exército e a dinâmica do levantamento popular “antissistema”

Abril 10, 2019

Qual será o papel do Exército argelino, que forma a coluna vertebral do país, na transição política? Semelhante ao do exército do Egito? Ou ao de Portugal no 25 de Abril? Por Nadir Djermoune.

 

Para o PST, a hora é de auto-organização das massas populares argelinas

Por uma assembleia constituinte soberana, o combate continua!

Abril 10, 2019

O Partido Socialista dos Trabalhadores é um dos partidos da esquerda argelina, fundado nos anos 70 do encontro de um grupo de sindicalistas do leste do país e de um círculo de estudantes da Universidade de Argel. Reproduzimos aqui o comunicado publicado pela sua direção após a queda de Bouteflika.

A construção do futuro comum não pode ser feita sem uma igualdade plena e inteira entre as cidadãs e os cidadãos, sem distinção de género, de classe, de região ou de crenças. Foto de Fototeca do NPA.

Mulheres argelinas: “Reafirmamos a nossa determinação de mudar o sistema existente”

Abril 10, 2019

Vivemos atualmente uma magnífica sublevação popular pacífica contra o sistema político existente. A presença massiva de mulheres nas manifestações testemunha as profundas transformações da nossa sociedade e exige um reconhecimento dos direitos das mulheres numa Argélia igualitária.

Mobilização em Argel

Cronologia: da candidatura ao 5º mandato à demissão de Bouteflika

Abril 10, 2019

No dia 2 de fevereiro era anunciada a candidatura de Bouteflika ao seu 5º mandato. No dia 2 de abril, demitiu-se ainda antes de terminar o 4º. De uma data à outra, ocorreram as maiores manifestações de massas da história recente da Argélia. Que prosseguem, porque nem a demissão as acalmou.

Saïd Bouteflika: ex-eminência parda em prisão domiciliar.

Argélia: irmãos de Bouteflika em prisão domiciliar

Abril 4, 2019

Demissão do presidente foi o ponto decisivo de uma luta de bastidores que veio à tona na terça-feira e que prossegue ainda com a proibição de saída do país de vários empresários. Por Luis Leiria.

Bouteflika: saída anunciada

Abril 1, 2019

Segundo a agência noticiosa estatal argelina, o presidente do país sairá de cena antes da data do final do mandato, 28 de abril. As manifestações massivas contra o presidente e a perda de apoio entre a elite político-militar tornavam este desfecho esperado.

Mais de um milhão nas ruas da Argélia para fazer uma "revolução alegre"

Março 29, 2019

Pela sexta semana consecutiva os argelinos estão nas ruas para se manifestar contra o regime de Bouteflika. Utilizam agora a hashtag #RevolutionJoyeuse. Porque dizem que já não basta que Bouteflika se vá embora. É preciso que leve Gaïd Salah, o chefe das forças armadas, e o resto do regime consigo.

General finalmente reconhece a incapacidade de Bouteflika, vítima de um AVC em 2013 e que nunca mais falou em público. Foto Lusa

Argélia: General pede afastamento de Bouteflika

Março 26, 2019

Gaïd Salah, chefe do Estado Maior das Forças Armadas argelinas propõe o afastamento do presidente da República por incapacidade, ao abrigo do artigo 102 da Constituição.

Manifestação em Argel, 15 de março de 2019 – Foto de Mohamed Messara/Epa/Lusa

Argélia: Novo protesto gigantesco contra o regime

Março 15, 2019

As ruas de Argel encheram-se nesta sexta-feira em protesto contra o regime representado por Bouteflika, que desistiu de se candidatar a um quinto mandato, mas não abandonou o poder e adiou as eleições.

Argélia: Bouteflika não se recandidata e adia eleições

Março 11, 2019

Regressado do hospital em Genebra, o presidente argelino respondeu às manifestações com a renúncia à recandidatura, mas quer liderar o processo para uma nova Constituição.

Milhões de pessoas manifestaram-se por toda a Argélia, opondo-se à tentativa de impor o quinto mandato de Bouteflika, como um facto consumado

Milhões de argelinos manifestaram-se contra o sistema e o quinto mandato de Bouteflika

Março 10, 2019

Milhões de pessoas manifestaram-se, na passada sexta-feira, por toda a Argélia, opondo-se à tentativa de impor o quinto mandato de Bouteflika, como um facto consumado. Os protestos vão continuar com desobediência civil e greve geral. Por Madjid Makedh.

Mobilizações crescem na Argélia. Foto de Abde Slam Maouche

Argélia: mobilizações gigantes contestam quinto mandato de Bouteflika

Março 6, 2019

Manifestantes rejeitam o anúncio de uma quinta candidatura à Presidência de Abdelaziz Bouteflika. Entrevista a LT, do Partido Socialista dos Trabalhadores, feita por Antoine Larrache, do site do NPA.

Uma primavera argelina contra Bouteflika

Março 4, 2019

No passado fim de semana as manifestações na Argélia voltaram a ser massivas. O presidente argelino oficializou a sua recandidatura mas diz agora que sairá ao fim de um ano querendo controlar a transição. Entretanto, vários candidatos da oposição desistiram. E a contestação não abranda.

Argélia: vaga de manifestações contra o presidente

Fevereiro 26, 2019

Bouteflika é presidente do país há quase 20 anos. Decidiu recandidatar-se a mais um mandato. A decisão foi recebida com contestação e dezenas de milhares de argelinos estão a sair à rua apesar do gás lacrimogéneo e das detenções. Dizem que as próximas eleições serão uma farsa.