A actualidade do projeto de Karl Polanyi

Publicamos o resumo da comunicação de João Rodrigues, intitulada "O liberalismo é utópico, o socialismo é realista: A actualidade do projecto de Karl Polanyi"

06 de setembro 2012 - 18:22
PARTILHAR

O principal livro de Karl Polanyi- A Grande Transformação - está, finalmente, disponível em edição portuguesa desde Julho de 2012.



Publicado em 1944, este livro mantém uma notável actualidade, fornecendo pistas profícuas para tempos sombrios. Nesta apresentação, pretendo criticar algumas das interpretações que têm sido feitas desta obra e que constam de um dos ensaios introdutórios à edição portuguesa. Defenderei que Polanyi não deve ser visto como um nostálgico de tempos pré-capitalistas, mas sim como alguém que defendeu o socialismo como subordinação da economia à democracia e que nesse projecto recuperou e actualizou tradições de pensamento e arranjos institucionais presentes antes e durante o período de hegemonia liberal. Trata-se de um projecto socialista que procura combinar liberdades e a reciprocidade fraterna que é o esteio da igualdade. Trata-se de um projecto socialista que reconhece um lugar para os mercados. Trata-se de um projecto socialista que procura opôr o realismo da sociedade à utopia do liberalismo económico.

Termos relacionados: