Independentistas catalães cantam "Grândola, Vila Morena" a Marcelo

17 de April 2018 - 18:18

No final da sessão nas Cortes Reais, em Madrid, os deputados e senadores da Esquerra Republicana (ERC) e do PdeCAT cantaram "Grândola, Vila Morena". Na sua intervenção, Marcelo Rebelo de Sousa nunca se referiu à questão catalã e acabou o discurso lançando um “Viva Espanha!”.

PARTILHAR

Os parlamentares independentistas ostentaram laços e cravos amarelos, a cor do movimento de protestos em defesa dos presos políticos catalães. De acordo com o La Vanguardia, Marcelo começou a cantar "pensando tratar-se de uma homenagem a Portugal, mas a presidenta do Congresso, Ana Pastor, deu por terminada a sessão, e ambos abandonaram a sala".

Os deputados e senadores da ERC e do PdeCAT continuaram, contudo, a sua ação de apoio aos presos políticos e o porta-voz da ERC, Gabriel Rufián, exibiu um cartaz que reclamava a sua libertação.

O El Mundo escreve que, além dos deputados independentistas catalães, também colocaram um cravo amarelos nos seus lugares os deputados do Unidos Podemos, Miguel Anxo Fernán Vello e Alexandra Fernández, pertencentes à confluência galega de En Marea.

[[{"fid":"95899","view_mode":"full","fields":{"format":"full"},"type":"media","field_deltas":{"2":{"format":"full"}},"link_text":"Visita presidente de Portugal","attributes":{"class":"media-element file-full","data-delta":"2"}}]]

A deputada da ERC Ester Capella Ferré manifestou o seu protesto através do Twitter: "Denunciem e denunciem: temos presos políticos e pessoas no exílio. O amarelo é para denunciar, os cravos são para recordar que as revoluções são possíveis".

Também a deputada Teresa Jordà assinalou no seu perfil: "Cravos amarelos hoje no Congresso com a visita do Presidente de Portugal. O povo é quem mais ordena".