FCT não abriu concursos para bolsas, bolseiros protestam

11 de July 2013 - 16:54

Os concursos para bolsas individuais de doutoramento, pós-doutoramento e de Investigador FCT, deveriam ter aberto durante o mês de junho, mas não abriram até agora e a FCT remete-se ao silêncio. Um grupo de bolseiros e bolseiras da associação Precários Inflexíveis convoca uma flashmob para a próxima segunda-feira, 15 de julho, junto à Loja do Cientista às 13h, enquanto decorre um abaixo-assinado online da ABIC.

Um grupo de bolseiros e bolseiras está a apelar “ a todos os investigadores, bolseiros, contratados, candidatos a bolseiros e apoiantes da investigação científica” para uma flashmob a realizar segunda-feira 15 de julho às 13h em frente à Loja do Cientista (Av. D. Carlos I, nº124), para “iluminarem a FCT, que nos deixa tantas vezes às escuras”. A flashmob está também a ser convocada por evento no facebook.

Os bolseiros lembram que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) anunciou em maio a abertura de concursos de bolsas em junho e salientam que junho já terminou e “não só os concursos não abriram, como a FCT não fornece nenhuma informação sobre a alteração aos prazos inicialmente indicados, encontra-se incontactável para os bolseiros que a procuram”.

Os bolseiros acusam a FCT de continuar “a ignorar os investigadores, que trabalham em prol do conhecimento e inovação, e a tratá-los como mão-de-obra barata e desprezando os seus direitos”. Exigem informações, “a abertura dos novos concursos”, reivindicam “vínculos que nos protejam destas incertezas e atrasos que se repetem ano após ano” e afirmam: “Não aceitamos o caminho do desinvestimento e descompromisso com a Investigação, a que estas políticas estão a levar”.

Entretanto, a ABIC (associação dos bolseiros de investigação científica) está a promover um abaixo-assinado para exigir “a abertura imediata dos concursos individuais de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento em 2013”. O abaixo-assinado está disponível online aqui: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=ABIC-EXIGE-CONCURSO