RTP: Trabalhadores elegem nova CT e aderem à greve geral

03 de November 2011 - 13:06

A lista T, sob o lema "Transparência e Serviço Público", venceu as eleições para a Comissão de Trabalhadores da RTP, numa das eleições mais participadas de sempre, com mais de 1200 votantes. No plenário, os trabalhadores voltaram a repudiar a privatização de um canal da empresa.

PARTILHAR
Com oito membros eleitos, a lista T venceu as eleições para a CT da RTP. A lista U, que integrava membros da anterior CT, elegeu três representantes.

A lista T (748 votos) elegeu 8 mandatos enquanto a lista U (359 votos), que ocupava a anterior CT, obteve apenas 3 representantes. Registaram-se ainda 87 votos em branco e 12 nulos.



O dia da eleição foi também marcado pelo plenário de trabalhadores, que contou com a presença de Carvalho da Silva. A moção aprovada manifesta-se contra a privatização de um canal da RTP e o encerramento de delegações da empresa e denuncia ainda "o despedimento de 300 trabalhadores encapotado de «rescisão amigável»" que a administração e o governo têm em preparação.



Os trabalhadores da RTP dizem ainda que o Governo "manipula números" e esconde "que esta é a empresa que menos custa aos cidadãos nacionais comparada com as suas congéneres europeias".



"Os trabalhadores da RTP e do sector público continuam a enfrentar sacrifícios atrás de sacrifícios, ao mesmo tempo que o Governo se prepara para enterrar no buraco do BPN mais três mil milhões de euros dos contribuintes, a juntar aos mais de dois mil milhões de euros que já lá enterrou", acusam os trabalhadores da televisão pública.



Solidários com os restantes trabalhadores vítimas das medidas de austeridade do governo, os trabalhadores da RTP decidiram "participar activamente na Greve Geral convocada pela CGTP e pela UGT para o dia 24".