Quase 40 mil professores sem colocação

31 de August 2010 - 12:22

Listas deixam de fora milhares de professores, que podem ampliar números de desemprego. Sindicatos dizem que escolas têm os seus quadros sub-ocupados e querem concurso para ingresso nos quadros em 2011.

Fenprof quer garantir a estabilidade dos corpos docentes das escolas, com a realização de um concurso, em 2011, para ingresso nos quadros. Foto de André Beja

Entre 30 mil e 40 mil professores não foram colocados nos concursos nacionais de contratação de professores, cuja lista foi divulgada esta segunda-feira, depois de um angustiante atraso de horas. Pelo levantamento feito pelo Diário de Notícias, são 39.245 os docentes que não foram colocados, entre os mais de 50 mil candidatos.

Lucinda Manuela, da Federação Nacional da Educação (FNE), observa que "parte destes professores estiveram empregados no último ano e vão engrossar as listas de desempregados."

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof), estimou em "mais de 30 mil" os não colocados. O Ministério não comentou os resultados dos concursos.

Aos professores não colocados, resta agora esperar pelas vagas intercalares das escolas, substituindo professores doentes ou que não aceitaram a colocação.

Segundo a Fenprof, foram colocados cerca de 17.300 docentes, dos quais 10.000 através do mecanismo de renovação de contrato. Esta dimensão das renovações, segundo a Fenprof, “confirma que as escolas e os agrupamentos de escolas têm os seus quadros sub-ocupados ou sub-dimensionados. Tal, resulta sobretudo do facto de, nos últimos quatro anos, terem entrado menos de 400 docentes nos quadros, apesar de se terem verificado mais de 16.000 aposentações”.

A Fenprof afirma assim que, para garantir a estabilidade dos corpos docentes das escolas, o Ministério “não tem alternativa que não seja a realização de um concurso, em 2011, para ingresso nos quadros”.