PS recua no compromisso com os casamentos homossexuais para 2009

10 de October 2008 - 12:51
PARTILHAR

Afinal, parece que os casamentos homossexuais vão ser novamente adiados em 2009. Foto Paulete Matos

Na declaração de voto que irá apresentar ao parlamento para justificar o chumbo dos projectos de lei que legalizam os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, o PS recua em relação ao compromisso de o propor no programa eleitoral de 2009. Agora fala na "criação dos necessários consensos que conduzam a soluções que garantam a realização duradoira e consistente dos princípios da liberdade e igualdade de direitos".

 

A disciplina de voto contra a legalização dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo não é a única má notícia que o PS tem hoje para dar aos gays e lésbicas portugueses. Na declaração de voto divulgada pela imprensa desta manhã, os socialistas deixam de lado a promessa de levantar o tema na próxima legislatura e falam agora da necessidade de "legitimação social", "maturadas discussões", "consensos" e "adesão da sociedade".



Esta declaração dos deputados socialistas contrasta com o compromisso na moção que elegeu Sócrates para a liderança do PS em Novembro de 2007. Ali o primeiro-ministro propunha-se a "remover as discriminações que restam, na ordem jurídica e social portuguesa, designadamente as fundadas no sexo e na orientação sexual".



Na véspera do debate parlamentar, a CGTP emitiu um comunicado em que apela aos grupos parlamentasres para viabilizarem as propostas do Bloco de Esquerd e dos Verdes, reclamando "à Assembleia da República a alteração da legislação em vigor, que discrimina as pessoas em função da orientação sexual, violando de forma grosseira o artigo 13º da Constituição da República Portuguesa"



 

 


Leia também:

 

Dossier LGBT (actualizado)

Termos relacionados: Política