Guardia Civil no BES

02 de November 2006 - 15:01
PARTILHAR

POLÍCIA SUSPEITA DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS

besmadridA Guarda Civil espanhola em colaboração com a Agência Tributária está a investigar as sedes do Banco Espírito Santo em Madrid e Barcelona por suspeita de lavagem de dinheiro. A busca às sedes do BES foi ordenada pelo juiz Baltazar Garzón, mas não se sabe se a investigação é ao próprio banco ou a cliente e o Banco ainda não comentou as investigações. As acções do BES caíram significativamente na Bolsa de Lisboa.

A investigação em Madrid começou às 9.45h e está a ser realizada pela Unidade Central Operativa da Guarda Civil. Uma dezena de trabalhadores ficou fora do edifício e não pode entrar, enquanto o resto dos trabalhadores devem ficar no interior.

Nenhum representante do BES quis fazer comentários à comunicação social. Segundo assinala o jornal espanhol El Mundo a operação decorre uma semana depois de Ricardo Salgado, presidente do BES, ter declarado que a Espanha é um mercado chave para a expansão internacional do Banco.

Segundo o jornal espanhol El Pais para além das sedes de Madrid e Barcelona a Guarda Civil está também a investigar outra agência do banco em Madrid e uma seguradora. Este jornal adianta ainda que o juiz Baltazar Garzón da "Audiencia Nacional" é o encarregado de investigar as diligências abertas pela "Fiscalia" anticorrupção.

Segundo o Jornal de Negócios as acções do BES caíram de imediato na Bolsa de Lisboa e já estiveram a perder um máximo de 2,33%.