Lisboa: Bloco quer inquérito sobre obra na Segunda Circular

14 de September 2016 - 14:38

O grupo municipal do Bloco propôs criação de comissão de inquérito à obra de requalificação na Segunda Circular recentemente suspensa.

PARTILHAR
Segunda Circular em Lisboa, foto de Manuel Almeida.

Numa conferência de imprensa, Ricardo Robles, do grupo municipal do Bloco de Lisboa propôs a "criação de uma comissão eventual de inquérito para que sejam apuradas todas as responsabilidades sobre este processo, todos os factos, intervenientes e responsáveis".

"Há muito que é preciso explicar e era importante que a Assembleia Municipal, que se envolveu tanto na parte de preparação da obra, também se envolva agora nos esclarecimentos", afirmou o deputado municipal bloquista. O documento apresentado pelo Bloco propõe que a comissão seja composta por  dez elementos que representem as forças políticas eleitas para a Assembleia Municipal de Lisboa (AML).

No início de setembro, Fernando Medina anulou o concurso para a requalificação da Segunda Circular e abriu um inquérito para averiguar se existiam possíveis conflitos de interesses na obra pois ficou público que o autor do projeto dos pavimentos era também fabricante e comercializava um dos componentes do mesmo. A decisão suspendeu a totalidade das obras em curso na Segunda Circular.

A primeira fase das obras teve início em julho, depois de muita contestação, e deveria terminar no início de outubro. Esta primeira fase, segundo a Agência Lusa, estava orçamentada em 750 mil euros. A segunda fase, num valor de 9.5 milhões, consistia nos dez quilómetros entre o nó da Buraca e o aeroporto. O projeto previa a renovação do piso, substituição da iluminação, reparação do sistema de drenagem, redução do número de cruzamentos, além da arborização e ampliação do separador central e renovação da sinalética, entre outras mudanças.

A proposta do Bloco será agora discutida na conferência de representantes da AML que irá decidir se é levada a plenário ou não. "A transparência e a responsabilidade não podem apenas ser evocadas, têm de ser exercidas. Compete a esta Assembleia Municipal a responsabilidade e a transparência de fiscalizar o executivo municipal e o que se passou na Segunda Circular exige o nosso empenho", concluiu Ricardo Robles.