Firmado maior acordo militar de sempre entre Estados Unidos e Israel

14 de September 2016 - 23:28

O pacote de financiamento entre os dois aliados, que, segundo, o Departamento de Estado, "constitui o maior compromisso único de assistência militar bilateral na história dos EUA”, ascende ao montante recorde de 38 mil milhões de dólares ao longo da próxima década (2019-2028).

Conforme assinala o jornal israelita Haaretz, o memorando de entendimento (MOU) entre os Estados Unidos e Israel inclui, pela primeira vez, o apoio aos sistemas de defesa antimísseis israelitas. Em contrapartida, Israel compromete-se a não solicitar apoio adicional ao Congresso, a não ser em caso de guerra.

Das negociações resultou ainda a eliminação de uma disposição especial que permite a Israel gastar parte da ajuda na sua própria indústria militar, em vez de canalizar todo o montante para os fabricantes de armas dos Estados Unidos.

O anterior acordo, assinado durante a presidência de George W. Bush, contemplava um pacote de financiamento de 30 mil milhões de dólares durante um período que termina em 2018. O MOU agora firmado, de 38 mil milhões, representa um aumento do apoio de mais 8 mil milhões, contudo, não chega aos 45 mil milhões inicialmente reivindicados por Benjamin Netanyahu.

No próximo dia 20 de setembro, o primeiro-ministro israelita irá a Nova Iorque para a reunião da Assembleia-Geral das Nações Unidas, pelo que se espera que tenha lugar um encontro entre Netanyahu e o Presidente norte-americano, Barack Obama.