Está aqui

Quem é Alexis Tsipras?

Aos 37 anos, o engenheiro civil nascido poucos dias depois da queda da junta militar grega, em julho de 1974, diz estar preparado para corresponder ao apoio popular e vir a liderar o primeiro governo de esquerda decidido a romper com a receita neoliberal que afundou o seu país.
Foto Piazza del Popolo

O batismo de Tsipras nas lutas sociais ocorreu em 1990 nas mobilizações do ensino secundário grego, numa altura em que já militava na Juventude Comunista Grega (KNE). A participação no movimento estudantil prosseguiu na Universidade Técnica de Atenas, onde fez o curso de engenharia civil ao mesmo tempo que se tornou dirigente associativo e membro eleito pelos estudantes do Senado da Universidade. Em 1995, Tsipras foi eleito dirigente do Sindicato Nacional de Estudantes Gregos.

Em 1999, Alexis Tsipras tornou-se o primeiro líder da juventude do Synaspismos, mantendo-se à frente da ala juvenil do partido até 2003, tendo organizado a sua participação nos movimentos pela globalização alternativa e no Fórum Social Grego. Um ano depois foi eleito dirigente do Synaspismos, passando ser o responsável pela juventude e política de educação no Secretariado da organização. Aos 32 anos, foi lançado nas autárquicas de 2006 como primeiro candidato à autarquia de Atenas na lista "Cidade Aberta", apoiada pela coligação Syriza, entretanto já formada. Tsipras obteve o terceiro lugar com 10,5% dos votos e a lista elegeu quatro membros para o Conselho Municipal.

A entrada no Parlamento grego veio nas eleições de 2009, quando Tsipras já era presidente do Synaspismos, a principal força que integra a coligação Syriza. À frente da bancada da Syriza, Tsipras é considerado um orador temido pelos adversários nos debates sobre a austeridade e raramente é visto a usar gravata. Quem o conhece aponta-lhe o perfecionismo como uma das principais características, e quanto a hobbies destacam o gosto por passeios de motocicleta e  pelo clube de futebol Panathinaikos, que este ano voltou a ser ultrapassado pelo rival Olympiakos na luta pelo título. Dizem que é grande admirador de Hugo Chávez e até faz anos no mesmo dia do comandante da Revolução Bolivariana, com duas décadas de diferença. Vive com a companheira dos tempos da escola secundária e esperam o segundo filho já no mês seguinte às eleições de 17 de junho.

(...)

Neste dossier:

O que é a Syriza?

A derrota dos partidos da troika nas eleições de 6 de maio é fruto da resistência social que nos últimos anos tem marcado a vida política na Grécia. Nas urnas, o eleitorado recompensou as propostas socialistas da coligação Syriza e deram-lhe a responsabilidade de liderar a oposição à austeridade e à ruína do país.
Dossier organizado por Luís Branco.

Alex Tsipras: está a ser travada uma verdadeira “guerra entre o povo e o capitalismo”

Numa entrevista ao Guardian, Alex Tsipras defendeu que “a derrota é uma batalha não travada”, sendo que o povo grego está a “lutar para vencer". A derrota do capitalismo não será, para Tsipras, “apenas uma vitória para a Grécia, mas para toda a Europa".

Da antiglobalização ao governo de esquerda

A Coligação da Esquerda Radical surgiu em 2004 e resulta de um processo de diálogo iniciado em 2001 entre muitas correntes da esquerda grega, de inspiração socialista, eurocomunista, ecologista, maoísta e trotskista. Hoje a Syriza é composta por doze organizações e muitas personalidades independentes, entre elas algumas figuras que se afastaram do PASOK nos últimos anos.

"A saída do euro seria um desastre também para os credores estrangeiros"

Em entrevista ao esquerda.net, o responsável pela política europeia do maior partido da coligação Syriza explica a origem e a política do movimento que mudou o mapa político grego e é apontado como favorito às próximas eleições. Yiannis Bournous diz que "está em marcha uma campanha para aterrorizar os eleitores" e pede o apoio dos cidadãos europeus de esquerda ao programa alternativo que a Syriza apresenta.

"Como não nos podem expulsar do euro, tentam que nós nos vamos embora"

A deputada mais votada da Syriza nas últimas eleições foi a antiga atleta olímpica que rompeu com a bancada do PASOK quando votou contra o primeiro plano  da troika na Grécia. Nesta entrevista, Sofia Sakorafa defende uma auditoria à dívida e uma investigação política ao destino desse dinheiro. Por Gemma Saura, do La Vanguardia.

A saída da crise está à esquerda

Publicamos neste dossier o resumo dos compromissos programáticos apresentados pela Syriza ao eleitorado nas eleições do passado dia 6 de maio.

Quem é Alexis Tsipras?

Aos 37 anos, o engenheiro civil nascido poucos dias depois da queda da junta militar grega, em julho de 1974, diz estar preparado para  corresponder ao apoio popular e vir a liderar o primeiro governo de esquerda decidido a romper com a receita neoliberal que afundou o seu país.

Carta de Alexis Tsipras a Durão Barroso

Texto integral da mensagem de Alexis Tsipras ao presidente da Comissão Europeia, enviada após ter devolvido o mandato para a formação de governo, na qual chama a atenção para o facto de a solução para os actuais problemas globais estar ao nível europeu.

"As politicas de 'austeridade' exigem suprimir os laços sociais"

Nasos Iliopoulos é uma figura emblemática da Syriza. Secretário de juventude do Synaspismos, o maior partido entre os que compõem a coligação, tem menos de trinta anos, veste-se de forma casual, é eloquente e amistoso. Sentiu na pele os efeitos da repressão. Há um ano, foi brutalmente espancado pela polícia e hospitalizado com ferimentos múltiplos. Foi entrevistado em fevereiro por Alex Nunns, do Red Pepper.

Mensagem de solidariedade do Bloco de Esquerda

Na sequência do resultado eleitoral de 6 de maio, o Bloco de Esquerda enviou uma mensagem de solidariedade e de apoio à iniciativa da Syriza de tentar formar um governo de esquerda para romper com a troika e assim respeitar o mandato popular que deu larga maioria às forças opostas ao memorando que empurrou a Grécia para a catástrofe social e económica.