Está aqui
Que justiça internacional depois do 11 de Setembro?
'Justice has been done' foram as palavras de Barack Obama, aquando do anúncio da morte de Osama Bin Laden. Teorias da conspiração à parte, sobre sua não-morte e a não-autoria dos atentados, importa aqui o facto de esta declaração sobre a morte do autor confesso do 11 de Setembro ser um retrocesso em relação ao chamado legado de Nuremberga.
A pergunta 'que justiça internacional depois do 11 de Setembro?' tem um objecto mais vasto que este episódio revelador. As diferentes concepções de justiça ou a adequabilidade da leitura da política mundial pela lente da justiça interferem nesta questão. E embora as concepções do mundo e da natureza humana feitas teorias sejam um assunto vasto que não cabe nos minutos do debate daquela ousada questão, é fundamental o seu tratamento, pelo menos, a um insatisfatório nível de clarificação da perspectiva que pretendo partilhar e debater neste Fórum Socialismo 2011.
A leitura do mundo pós Guerra Fria e, especialmente, pós 11 de Setembro, com guerras infinitas, potências emergentes e crises, vai ajudar-nos ao necessário afunilamento da problemática. Consequência disso, será a passagem de uma mais geral leitura da justiça e do mundo à questão concreta de uma justiça internacional entendida à luz do direito internacional público e da sua relação com a geopolítica, usando o Tribunal Penal Internacional como exemplo para essa análise.
Adicionar novo comentário