O topo da distribuição dos rendimentos em Portugal

Portugal era, em 2010, o país da UE-27 que apresentava uma maior concentração do rendimento nos grupos do topo da distribuição. Por Frederico Cantante

30 de março 2013 - 21:36
PARTILHAR

Vários estudos têm vindo a chamar a atenção para o aumento das desigualdades económicas verificado nas últimas décadas no conjunto de países da União Europeia e da OCDE.

Um dos fenómenos que motiva essa tendência prende-se com o avolumar da concentração do rendimento nos grupos do topo da distribuição, nomeadamente nos 1% mais ricos.

Portugal era, em 2010, o país da UE-27 que apresentava uma maior concentração do rendimento nos grupos do topo da distribuição. Interessa por isso promover um olhar sobre essa latitude da distribuição dos recursos económicos, combinando várias fontes de informação e perspetivas de análise.

Aceda à apresentação da comunicação O topo da distribuição dos rendimentos em Portugal em pdf


Nota:

Frederico Cantante é licenciado em Sociologia e em Direito e frequenta o Programa de Doutoramento em Sociologia do CIES-IUL. É assistente de investigação do CIES-IUL e membro da equipa de investigação permanente do Observatório das Desigualdades.

Termos relacionados: