Jovens qualificados e precariedade: dificuldades de concetualização e mensuração de um fenómeno relevante

A precariedade laboral é um conceito equívoco mas de utilização progressivamente alargada para caracterizar uma parcela significativa das relações laborais em Portugal e na Europa. Por Nuno de Almeida Alves

30 de março 2013 - 21:40
PARTILHAR

A correta definição e dimensionamento da precariedade laboral constituem tarefas importantes para uma correta avaliação da sua proporção no plano do emprego, bem como das respetivas implicações noutros planos da vida social.

Tem sido sugerido que a precariedade laboral afeta sobretudo os mais jovens e, sobretudo, os mais qualificados. Através desta comunicação procura-se esclarecer esta questão com recurso à informação estatística disponível.

Aceda à exposição em pdf - Jovens qualificados e precariedade: dificuldades de conceptualização e mensuração de um fenómeno relevante


Nota:

Nuno de Almeida Alves é licenciado é doutorado em Sociologia Política, sendo atualmente professor auxiliar no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigador auxiliar do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e do Observatório das Desigualdades.

Termos relacionados: