O FSE e o movimento anti-guerra

Em Istambul, activistas anti-guerra reuniram-se no Forum Social Europeu para partilhar experiências e planear a resposta global à nova ofensiva da NATO.

O secretário geral da NATO, Anders Rasmussen, esteve em Lisboa para apresentar ao Governo o novo conceito estratégico da aliança atlântica. Este documento será discutido na Cimeira de Lisboa que ocorrerá em Novembro e que segundo Rasmussen “será a mais importante cimeira na história da NATO e irá moldar o futuro da organização”. No mesmo dia, em Istambul, activistas anti-guerra reuniam-se no Forum Social Europeu para partilhar experiências e planear a resposta global à nova ofensiva da NATO.

O FSE acontece num momento particularmente importante para o movimento que se opõe à guerra e à NATO. Nos vários debates e painéis subordinados a este tema, foi unanimemente considerado que o conflito no Afeganistão está a confirmar-se como um atoleiro para as forças da NATO, onde se incluem os militares portugueses. O passado mês de Junho foi o mais sangrento, desde o início da guerra em 2001, tendo morrido mais de 100 soldados das tropas invasoras e as baixas civis continuam a crescer diariamente. As forças talibans têm aumentado a sua capacidade operacional chegando ao ponto de desferir ataques contra os quartéis da força internacional. No dia em que o general David Petraus chegou ao Afeganistão para assumir funções foi realizado novo ataque, desta vez contra um centro de logística de apoio aos militares, com o resultado de mais mortes.

A participação na guerra do Afeganistão de um largo conjunto de países europeus foi igualmente considerado como ponto fundamental para a mobilização de acções contra a guerra. No caso português, e na última semana, foi comunicado pelo Ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, que o contigente português no Afeganistão será reforçado em Outubro.

Numa altura em que a violência dos planos de austeridade sobre as populações é a regra geral nos países europeus, os vários movimentos presentes declararam como inaceitável a continuidade e reforço dos gastos militares conforme prevê o Tratado de Lisboa e como será proposto na Cimeira da NATO em Lisboa.

Porque o cenário é comum em toda a Europa, o FSE assumiu esta luta no seu programa com seminários e debates sobre a oposição à Nato e ao novo conceito estratégico, o sistema de “defesa” anti-missil, as armas nucleares, a militarização da União Europeia e as suas bases militares, a privatização da guerra e o conflito no Afeganistão.

Por último, na assembleia de movimentos contra a guerra, com a participação de movimentos de vários países e de deputados de parlamentos nacionais (Alemanha, Turquia, Inglaterra) foi realizado apelo para a participação nas várias iniciativas que ocorrerão até ao final do ano, mas com especial ênfase para a Cimeira da NATO em Lisboa a 19 e 20 de Novembro.

Sobre o/a autor(a)

Vereador do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa, eleito em 2017. Engenheiro civil.
política:
FSE 2010

Resto dossier

Fórum Social Europeu 2010

A sociedade civil europeia mobilizada contra o capitalismo neoliberal concentrou-se de 1 a 4 de Julho em Istambul, no VI Fórum Social Europeu. Do encontro saiu o apelo para uma grande mobilização europeia, em Setembro, contra as políticas da austeridade e a regressão social.

Istambul: Fórum Social Europeu começa dia 1 de Julho

A sociedade civil europeia mobilizada contra o capitalismo neoliberal concentra-se de 1 a 4 de Julho em Istambul, na reunião magna de resposta à crise centrada nos direitos humanos, na defesa do emprego, dos salários e pensões, e na luta organizada e solidária.

Reflexão de um veterano dos Fóruns Sociais

Giovanni Allegretti é um sociólogo italiano residente em Portugal. No depoimento que prestou reflecte sobre o estado actual dos Fóruns Sociais.

Mobilização contra a violência de género em Istambul

A Marcha Mundial das Mulheres organizou, em Istambul, uma manifestação contra a violência de género e diversos workshops sobre o tema, que antecederam o início dos trabalhos do Fórum Social Europeu.

Marcha Mundial de Mulheres no FSE

Centenas de mulheres de mais de 20 países marcharam nas ruas de Istambul, onde se realiza o Fórum Social Europeu. Almerinda Bento, da UMAR, explica o objectivo desta marcha.

O FSE e o movimento anti-guerra

FSE'2010: Europa, crise e participação

O Forum Social Europeu decorre na Turquia e recebeu na sexta-feira a conferência "Europa, Crise e Participação das/os trabalhadoras/es". Por Cristina Andrade e Rui Maia, em Istambul.

Que futuro para o Fórum Social Europeu?

Em Istambul, ao longo do Fórum Social Europeu (FSE) o próprio fórum, a sua organização e o seu futuro é discutido em vários painéis. Uma destas discussões reuniu duzentos activistas.

FSE 2010: A água é um bem público comum

Em Istambul, os movimentos sociais reiteraram o compromisso da luta pela preservação da água na esfera pública dos bens não privatizáveis.

Por Mamadou Ba

Educação em movimento no Fórum Social

Em Istambul, o Fórum Social Europeu quis, e conseguiu, ir à discussão e à disputa de um espaço político sobre educação.

Por João Mineiro.

No cuts, less growth?

O movimento ecologista reuniu-se no Fórum Social Europeu para reflectir sobre o Pós-Copenhaga, debatendo linhas de acção e reivindicações concretas.

FSE 2010: Assembleia final sobre trabalho

Mais de cem de pessoas estiveram presentes na assembleia final sobre trabalho, decorrida neste Sábado no âmbito do Fórum Social Europeu, em Istambul. Por Cristina Andrade e Rui Maia, em Istambul.

"Falta unir as forças de resistência"

Marisa Matias fez um balanço sintético dos resultados do Fórum Social Europeu durante a manifestação que encerrou os trabalhos em Istambul: "não faltam propostas e alternativas à esquerda, o que falta é a capacidade de unir as forças de resistência e as formas de luta social”.

FSE'2010: “Trabalhar juntos contra a crise”

Só a mobilização e a resistência conjunta dos povos europeus pode travar o ataque neoliberal do FMI, dos governos e das instituições europeias - este foi o mote que encerrou o Fórum Social Europeu de 2010. Por Joana Mortágua.