FSE'2010: “Trabalhar juntos contra a crise”

Só a mobilização e a resistência conjunta dos povos europeus pode travar o ataque neoliberal do FMI, dos governos e das instituições europeias - este foi o mote que encerrou o Fórum Social Europeu de 2010. Por Joana Mortágua.
Todos os movimentos presentes do FSE apelaram à participação e mobilização para um grande dia de luta à escala europeia, marcado para dia 29 de Setembro.

Na manhã de dia 4 de Julho estiveram reunidos em Istambul centenas de activistas na Assembleia de Movimentos Sociais, para o encerramento do Fórum Social Europeu de 2010.

A Assembleia teve dois momentos de debate, um primeiro centrado nas conclusões gerais do Fórum e na aprovação de uma declaração comum; e um segundo momento para discutir os relatórios previamente aprovados pelas várias assembleias sectoriais: educação, anti-opressão, justiça climática, trabalho, migração, anti-guerra, feminismo e anti-capitalismo e anti-imperialismo.

Na conclusão de um Fórum muito marcado pela necessidade de encontrar respostas alternativas à crise económica e social que a Europa atravessa, as intervenções finais traduziram o esforço de convergência de lutas que se fez sentir em todos painéis de discussão.

“Trabalhar juntos contra a crise” foi o desafio imediatamente lançado pelos activistas presentes, destacando que só a mobilização e a resistência conjunta dos povos europeus pode travar o ataque neoliberal do FMI, dos governos e das instituições europeias aos direitos sociais.

Neste sentido, todos os movimentos apelaram à participação e mobilização para um grande dia de luta à escala europeia, marcado para dia 29 de Setembro. Ao sublinhar que este é apenas um primeiro passo de uma longa caminhada, os participantes propuseram realizar em cada país acções e jornadas de luta nos dias que antecedem e sucedem a acção do dia 29.

Reconhecendo a necessidade de coordenar a longo prazo este esforço conjunto, será convocada uma reunião de reflexão em Paris a realizar-se em Outubro ou Novembro deste ano, onde será discutido o balanço do Fórum de Istambul.

Desta Assembleia resultaram ainda diversos compromissos sobre iniciativas concretas a realizar de forma descentralizada sobre cada área temática. Ao longo da manhã não foram também esquecidas as lutas dos povos saharaui, palestiniano e curdo, tendo sido lançados vários reptos de solidariedade e de exigência pelo respeito dos Direitos Humanos nestes territórios.

Como é hábito, a Assembleia encerrou com o compromisso sobre uma resolução conjunta que reflecte estas preocupações e reforça o apelo à mobilização conjunta para o dia 29 de Setembro.

Joana Mortágua

Para ver todos os artigos sobre o FSE'2010, clique em baixo na tag FSE 2010.

política:
FSE 2010

Resto dossier

Fórum Social Europeu 2010

A sociedade civil europeia mobilizada contra o capitalismo neoliberal concentrou-se de 1 a 4 de Julho em Istambul, no VI Fórum Social Europeu. Do encontro saiu o apelo para uma grande mobilização europeia, em Setembro, contra as políticas da austeridade e a regressão social.

Istambul: Fórum Social Europeu começa dia 1 de Julho

A sociedade civil europeia mobilizada contra o capitalismo neoliberal concentra-se de 1 a 4 de Julho em Istambul, na reunião magna de resposta à crise centrada nos direitos humanos, na defesa do emprego, dos salários e pensões, e na luta organizada e solidária.

Reflexão de um veterano dos Fóruns Sociais

Giovanni Allegretti é um sociólogo italiano residente em Portugal. No depoimento que prestou reflecte sobre o estado actual dos Fóruns Sociais.

Mobilização contra a violência de género em Istambul

A Marcha Mundial das Mulheres organizou, em Istambul, uma manifestação contra a violência de género e diversos workshops sobre o tema, que antecederam o início dos trabalhos do Fórum Social Europeu.

Marcha Mundial de Mulheres no FSE

Centenas de mulheres de mais de 20 países marcharam nas ruas de Istambul, onde se realiza o Fórum Social Europeu. Almerinda Bento, da UMAR, explica o objectivo desta marcha.

O FSE e o movimento anti-guerra

Em Istambul, activistas anti-guerra reuniram-se no Forum Social Europeu para partilhar experiências e planear a resposta global à nova ofensiva da NATO.

FSE'2010: Europa, crise e participação

O Forum Social Europeu decorre na Turquia e recebeu na sexta-feira a conferência "Europa, Crise e Participação das/os trabalhadoras/es". Por Cristina Andrade e Rui Maia, em Istambul.

Que futuro para o Fórum Social Europeu?

Em Istambul, ao longo do Fórum Social Europeu (FSE) o próprio fórum, a sua organização e o seu futuro é discutido em vários painéis. Uma destas discussões reuniu duzentos activistas.

FSE 2010: A água é um bem público comum

Em Istambul, os movimentos sociais reiteraram o compromisso da luta pela preservação da água na esfera pública dos bens não privatizáveis.

Por Mamadou Ba

Educação em movimento no Fórum Social

Em Istambul, o Fórum Social Europeu quis, e conseguiu, ir à discussão e à disputa de um espaço político sobre educação.

Por João Mineiro.

No cuts, less growth?

O movimento ecologista reuniu-se no Fórum Social Europeu para reflectir sobre o Pós-Copenhaga, debatendo linhas de acção e reivindicações concretas.

FSE 2010: Assembleia final sobre trabalho

Mais de cem de pessoas estiveram presentes na assembleia final sobre trabalho, decorrida neste Sábado no âmbito do Fórum Social Europeu, em Istambul. Por Cristina Andrade e Rui Maia, em Istambul.

"Falta unir as forças de resistência"

Marisa Matias fez um balanço sintético dos resultados do Fórum Social Europeu durante a manifestação que encerrou os trabalhos em Istambul: "não faltam propostas e alternativas à esquerda, o que falta é a capacidade de unir as forças de resistência e as formas de luta social”.

FSE'2010: “Trabalhar juntos contra a crise”