FSE 2010: Assembleia final sobre trabalho

Mais de cem de pessoas estiveram presentes na assembleia final sobre trabalho, decorrida neste Sábado no âmbito do Fórum Social Europeu, em Istambul. Por Cristina Andrade e Rui Maia, em Istambul.
Mais de cem de pessoas estiveram na assembleia final sobre trabalho.

Esta reunião visou discutir e aprovar o texto final sobre trabalho e perspectivar as propostas a serem apresentadas amanhã, na assembleia final.

O penúltimo dia do Fórum Social Europeu (FSE) dividiu-se em três momentos distintos: durante a manhã, tiveram lugar os seminários e oficinas de trabalho; à tarde, realizaram-se seis assembleias finais sobre diversos temas, como trabalho, anti-imperialismo ou educação; ao final da tarde, decorreu a manifestação com a participação de todos os movimentos presentes no FSE que atravessou algumas das principais vias de Istambul.

Na assembleia sobre trabalho, começou por ser discutido o conteúdo da declaração conjunta sobre trabalho, que irá ser apresentada amanhã, domingo, na Assembleia Geral de Movimentos. “Act Together In Europe” é a designação deste documento, onde se sublinha a importância da unidade na acção contra o capital, realizada em conjunto por todas as organizações de trabalhadores, passando pela mobilização de sindicatos, movimentos sociais e outras organizações de trabalhadoras/es.

Na segunda parte da reunião, foram debatidas as diversas propostas de acção futura a ser apresentadas amanhã (domingo), também na Assembleia Geral de Movimentos. Neste sentido, foi mencionada a relevância de se realizarem assembleias de balanço sobre trabalho, após a conclusão deste FSE, tendo sido adiantada a possibilidade de se realizar a primeira destas assembleias em Outubro de 2010, em Paris.

A resposta dos movimentos e organizações de trabalhadoras/es presentes no FSE concluiu pela organização de manifestações coordenadas conjuntamente, realizadas a 29 de Setembro nas diversas capitais europeias como forma de unir as lutas de todos e todas. Bruxelas, pela relação evidente com o capital e o seu papel central na gestão da crise foi apontada como a cidade eixo do protesto global e terá a força reforçada da acção das/os trabalhadoras/es.

política:
FSE 2010

Resto dossier

Fórum Social Europeu 2010

A sociedade civil europeia mobilizada contra o capitalismo neoliberal concentrou-se de 1 a 4 de Julho em Istambul, no VI Fórum Social Europeu. Do encontro saiu o apelo para uma grande mobilização europeia, em Setembro, contra as políticas da austeridade e a regressão social.

Istambul: Fórum Social Europeu começa dia 1 de Julho

A sociedade civil europeia mobilizada contra o capitalismo neoliberal concentra-se de 1 a 4 de Julho em Istambul, na reunião magna de resposta à crise centrada nos direitos humanos, na defesa do emprego, dos salários e pensões, e na luta organizada e solidária.

Reflexão de um veterano dos Fóruns Sociais

Giovanni Allegretti é um sociólogo italiano residente em Portugal. No depoimento que prestou reflecte sobre o estado actual dos Fóruns Sociais.

Mobilização contra a violência de género em Istambul

A Marcha Mundial das Mulheres organizou, em Istambul, uma manifestação contra a violência de género e diversos workshops sobre o tema, que antecederam o início dos trabalhos do Fórum Social Europeu.

Marcha Mundial de Mulheres no FSE

Centenas de mulheres de mais de 20 países marcharam nas ruas de Istambul, onde se realiza o Fórum Social Europeu. Almerinda Bento, da UMAR, explica o objectivo desta marcha.

O FSE e o movimento anti-guerra

Em Istambul, activistas anti-guerra reuniram-se no Forum Social Europeu para partilhar experiências e planear a resposta global à nova ofensiva da NATO.

FSE'2010: Europa, crise e participação

O Forum Social Europeu decorre na Turquia e recebeu na sexta-feira a conferência "Europa, Crise e Participação das/os trabalhadoras/es". Por Cristina Andrade e Rui Maia, em Istambul.

Que futuro para o Fórum Social Europeu?

Em Istambul, ao longo do Fórum Social Europeu (FSE) o próprio fórum, a sua organização e o seu futuro é discutido em vários painéis. Uma destas discussões reuniu duzentos activistas.

FSE 2010: A água é um bem público comum

Em Istambul, os movimentos sociais reiteraram o compromisso da luta pela preservação da água na esfera pública dos bens não privatizáveis.

Por Mamadou Ba

Educação em movimento no Fórum Social

Em Istambul, o Fórum Social Europeu quis, e conseguiu, ir à discussão e à disputa de um espaço político sobre educação.

Por João Mineiro.

No cuts, less growth?

O movimento ecologista reuniu-se no Fórum Social Europeu para reflectir sobre o Pós-Copenhaga, debatendo linhas de acção e reivindicações concretas.

FSE 2010: Assembleia final sobre trabalho

"Falta unir as forças de resistência"

Marisa Matias fez um balanço sintético dos resultados do Fórum Social Europeu durante a manifestação que encerrou os trabalhos em Istambul: "não faltam propostas e alternativas à esquerda, o que falta é a capacidade de unir as forças de resistência e as formas de luta social”.

FSE'2010: “Trabalhar juntos contra a crise”

Só a mobilização e a resistência conjunta dos povos europeus pode travar o ataque neoliberal do FMI, dos governos e das instituições europeias - este foi o mote que encerrou o Fórum Social Europeu de 2010. Por Joana Mortágua.