Está aqui

Bicentenário de Karl Marx

A 5 de maio comemora-se o 200º aniversário do nascimento de Karl Marx. O esquerda.net publica alguns contributos sobre a figura e a importância do legado de Marx para a compreensão do mundo de hoje. Dossier organizado por Luís Branco
Foto Cordylus/Flickr

Neste dossier, Francisco Louçã percorre a vida do “detetive que queria decifrar um supremo enigma, o do trabalho e do seu valor, o do capital e do seu poder” e Luís Fazenda destaca a ideia de revolução no pensamento marxista que recusa determinismos. Marcello Musto concentra-se na importância da passagem do jovem Marx por Paris, onde escreveu os seus manuscritos, e Jean Batou olha para o período final da vida de Marx, com as suas incansáveis investigações sobre os mais variados temas. O sociólogo Immanuel Wallerstein, à conversa com Marcello Musto, fala da atualidade do pensamento marxista para compreender e intervir o mundo de hoje. E Carlos Carujo olha para as comemorações do bicentenário repletas de "elogios cuidadosos em ser fúnebres".

Publicamos também alguns excertos do livro “Marx, o Intempestivo”, a obra incontornável de Daniel Bensaïd sobre o pensamento de Karl Marx, e recordamos as intervenções feitas na recente conferência internacional sobre os 200 anos de Marx, organizada em Lisboa pelo Bloco de Esquerda, por Isabelle Garo, Mariana Mortágua, Gilbert Achcar e muitos outros.

(...)

Resto dossier

Bicentenário de Karl Marx

A 5 de maio comemora-se o 200º aniversário do nascimento de Karl Marx. O esquerda.net publica alguns contributos sobre a figura e a importância do legado de Marx para a compreensão do mundo de hoje. Dossier organizado por Luís Branco

Fotografias de Marx

Não será pelas fotografias que se conhecerá o pensamento, o percurso, ou a vida de Marx. Artigo de Nuno Pinheiro.

Karl Marx e O Capital: O detetive que queria decifrar a suprema intriga

O livro não era fácil. Nem para os filósofos, que tinham que mergulhar na economia, nem para os economistas, que tinham que sofrer a crítica à sua submissão ideológica e demais conceitos filosóficos, nem muito menos para os leigos, inocentes de todas essas deambulações.  Artigo de Francisco Louçã.

O Encontro de Marx com a Economia Política

Nesta versão abreviada do segundo capítulo do recém-lançado livro Another Marx: Early Writings to the InternationalMarcello Musto acompanha os passos de Karl Marx no ano em que viveu em Paris, uma etapa marcante que abriu os horizontes da sua investigação e mudou para sempre os fundamentos da ciência económica.

Marx, revolução por ela mesma

Marx não teve a noção da capacidade da burguesia para resistir e até para avançar. Nós já temos a fita do tempo e a medida das transformações que conhecemos como necessárias. Artigo de Luís Fazenda.

Immanuel Wallerstein

Leiam Karl Marx! Uma conversa com Immanuel Wallerstein

O "regresso a Marx" a que assistimos nos debates sobre alternativas após a crise financeira dão o mote a esta conversa entre os sociólogos Marcello Musto e Immanuel Wallerstein.

Um Marx para comemorar

Ao fim de tanto tempo era suposto já se poder ter um Marx para comemorar. Polir, dar-lhe o lustro da actualidade. Tirá-lo da gaveta de vez em quando e conseguir arrumá-lo depois. Artigo de Carlos Carujo.

As três críticas de Marx

Nem filosofia da história, nem sociologia de classes, nem sistema de economia, o que é então a teoria de Marx? Excertos do livro "Marx, o Intempestivo", de Daniel Bensaïd.

Marx no século XXI: E se as perguntas contassem mais do que as respostas?

Centro e cinquenta anos depois da primeira publicação do primeiro livro de O Capital, nesta segunda década do século XXI, o que resta do legado intelectual de Karl Marx? Artigo de Jean Batou.

Congresso 200 anos de Karl Marx: intervenções, vídeos e podcasts

O Bloco de Esquerda assinalou o bicentenário do nascimento de Karl Marx com uma conferência internacional em Lisboa. Leia aqui algumas das apresentações, ver os vídeos e ouvir os podcasts dos participantes nesta conferência.