Está aqui

Convocar a História

A terra

A terra-solo, a terra-natureza, terra e tecnologia, a Política Agrícola Comum (PAC), o capital financeiro e os novos modelos de produção ou a luta pela terra são alguns dos temas abordados nesta conversa com Fernando Oliveira Baptista sobre a terra, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.   

O Sahara Ocidental, última colónia de África

O Sahara Ocidental, onde o povo saharaui continua a lutar pelo seu direito à autodeterminação e independência, é a última colónia de África, e está tão perto de nós, geograficamente falando. Mas continua longe do nosso pensamento, porque a nossa ignorância é imensa. Conversa com Luísa Teotónio Pereira, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Centenário Seara Nova

Mais do que a revista fundada em 1921, a Seara Nova foi uma corrente de pensamento, um movimento cultural e um espaço político. É sobre esta intervenção intelectual em tempos sombrios, as suas ambiguidades e contradições, que decorre a conversa com António Rafael Amaro, moderada por Fernando Rosas e Luís Trindade. 

Lei de separação do Estado e das igrejas

Até à I Guerra Mundial, uma parte significativa da luta política portuguesa centrou-se no posicionamento das diversas forças políticas face à Lei de Separação do Estado das Igrejas, de 20 de abril de 1911. Conversa com Júlia Leitão de Barros, moderada por Fernando Rosas e Luís Farinha. 

Descolonização

A descolonização não foi uma mera transferência de poder. Pedro Pezarat Correia fala connosco sobre as dinâmicas sociais e políticas desse processo longo que reconfigurou também a face do Portugal contemporâneo. Conversa moderada por Fernando Rosas e Miguel Cardina. 

A questão da Palestina

Como se formou o povo palestiniano e como tem resistido? Que perspectivas de futuro? Conversa com Shahd Wadi, moderada por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

 

A deserção na guerra colonial

A história da guerra é também feita daqueles que a recusaram fazer. Fernando Cardeira conversará connosco sobre o seu percurso de deserção e sobre a importância do fenómeno no desgaste da legitimidade da guerra e da ditadura que a conduzia. Conversa com Fernando Cardeira, conduzida por Fernando Rosas e Miguel Cardina. 

Bento de Jesus Caraça

Nascido há 120 anos, a 18 de abril de 1901, em Vila Viçosa, Bento de Jesus Caraça deixou-nos uma obra invulgar, marcada por um profundo empenho cultural e político. No episódio do podcast desta semana, Fernando Rosas e Mariana Carneiro conversam com a professora universitária e investigadora Helena Neves sobre este homem ímpar da nossa História. Conversa com Helena Neves, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro. 

Os 13 longos anos da guerra colonial

Portugal enfrentou uma longa guerra colonial em três frentes - Angola, Guiné e Moçambique - que haveria de determinar o fim da ditadura e do colonialismo português em África. Agora que passam 60 anos sobre o início do conflito, convidámos o historiador Pedro Aires Oliveira para discutir o tema connosco. Conversa com Pedro Aires Oliveira, conduzida por Miguel Cardina e Fernando Rosas. 
 

O capitalismo e a crise climático-ambiental

Neste episódio do podcast, Fernando Rosas e Mariana Carneiro conversam com o investigador e ativista pela justiça climática João Camargo acerca da ligação entre o modo de produção capitalista e a atual crise climática.

O que é hoje a classe operária

Para pensarmos o que é a classe que vive do trabalho é preciso atender às transformações na economia, nos regimes de acumulação capitalista e nos modos de regulação laboral. De que maneira nos interpelam estas transformações? E como organizar o mundo do trabalho na era da precariedade? São estas algumas das questões que atravessaram este episódio do “Convocar a história”. Conversa com José Soeiro, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro. 

Conceito de trabalho

A versão clássica e dualista (produtivo/reprodutivo) do conceito de trabalho serve-nos para descrevermos, interpretarmos e transformarmos a realidade ou precisamos de reconfigurar o conceito de trabalho? Conversa com José Nuno Matos, conduzida por Fernando Rosas e Andrea Peniche.

 

História do 1º de Maio

Em Portugal, o 1º de Maio, cuja origem remonta aos acontecimentos de 1886, em Chicago, foi assinalado logo a partir de 1890, primeiro ano da sua realização internacional. Mesmo durante o Estado Novo, o povo enfrentou o regime e continuou a ocupar as ruas, de que são exemplo as grandes manifestações de 1962. Conversa com Maria Alice Samara, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.

Esteiros, Soeiro Pereira Gomes e o movimento neo-realista

A publicação de Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes, em 1941, consolida a emergência do neo-realismo como movimento literário e cultural. Contra-imagem da propaganda do Estado Novo – uma imagem idealizada do país e do seu povo – o neo-realismo tornar-se-ia, nas décadas seguintes, uma verdadeira cultura política antifascista. Conversa com Luísa Duarte Santos, conduzida por Fernando Rosas e Luís Trindade.

 

Portugal e Espanha em 1931 – uma antecâmara da Grande Guerra Civil Europeia

1931 é em Portugal o ano de todas as revoltas e também o ano decisivo da implantação da Ditadura Nacional, sob a chefia de Oliveira Salazar. Com a implantação da II República de Espanha (15 de abril de 1931) abre-se um contencioso entre os dois países ibéricos que não é mais que um dos marcos mais decisivos da divisão ideológica que vai marcar a Europa de uma forma irredutível e definitiva – até ao confronto da Grande Guerra Civil Europeia. Conversa com Luís Farinha, conduzida por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra.