Está aqui

Convocar a História

Abril é Agora: 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974

O que foi o 25 de Abril? Como se deve comemorá-lo? Como interpretar as constantes disputas de memória de que tem sido alvo e como se deve a esquerda posicionar diante disso? Fernando Rosas e Miguel Cardina conversam com João Madeira sobre estas e outras questões relativas à história e à memória da revolução. 

Conversa sobre o livro "Dos sonhos e das imagens: a guerra de libertação na Guiné Bissau"

O livro "Dos sonhos e das imagens: a guerra de libertação na Guiné Bissau" serve de mote a esta conversa com a autora, Catarina Laranjeiro, moderada por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Luta Estudantil: crise de 1962

Passam agora 60 anos da chamada "crise académica de 1962". Foi um momento decisivo de contestação à ditadura, funcionando como o culminar de um processo de desafetação estudantil já com alguns anos. E viria a abrir caminho para o período seguinte, em que o movimento se irá politizar e assumir como uma das frentes de contestação ao Estado Novo. Convidámos Álvaro Garrido para conversar com Fernando Rosas e Miguel Cardina sobre a crise, dos seus antecedentes e dos seus impactos.

Independência da Argélia

Esta semana, o podcast “Convocar a História” é dedicado à independência da Argélia, proclamada a 5 de julho de 1962. Foi um momento ímpar na nossa História, com enorme impacto nos movimentos anticoloniais e anti-imperialistas. Conversa com Tawfik Hadjadji moderada por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.

Serviço Nacional de Cuidados

O trabalho não remete apenas para o trabalho assalariado; é também o trabalho doméstico e o trabalho de cuidados. Em Portugal, este trabalho dos cuidados vale cerca de 4 mil milhões de euros. Fernando Rosas conversa com Mafalda Brilhante e com Andrea Peniche sobre a proposta de criação de um Serviço Nacional de Cuidados. 

Conversa sobre o livro "Extrema derecha 2.0"

O mote para a conversa desta semana é o novo livro de Steven Forti, Extrema-Direita 2.0. Da sinopse: “Ainda que claramente ameaçadora, a nova versão encerra perigos que passam facilmente desapercebidos". É sobre estes novos perigos que iremos debater com Steven Forti, numa conversa moderada por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra. 

Crise Climática

Agricultura, floresta, seca, incêndios, extrativismo e energia são alguns dos temas abordados neste debate em que se problematizam a catástrofe ecológica em curso e as propostas comprometidas com uma mudança capaz de garantir sustentabilidade e igualdade no acesso aos recursos. Conversa com Ricardo Vicente moderada por Fernando Rosas e Andrea Peniche. 

Domingo Sangrento na Irlanda

No dia 30 de janeiro de 1972, em Derry, na Irlanda do Norte, cerca de dez mil pessoas protestavam contra a repressão e as desigualdades religiosas quando as forças policiais inglesas dispararam contra os manifestantes. Morreram catorze pessoas, seis das quais menores de idade; todas as vítimas estavam desarmadas e cinco foram alvejadas pelas costas. Estes acontecimentos ficaram para a história como "Bloody Sunday", o domingo sangrento. Conversa com Mariana Avelãs moderada por Fernando Rosas e Rita Lucas Narra.

Primeira Conferência da Frente Patriótica de Libertação Nacional

A FPLN juntou um conjunto vasto de opositores do Salazarismo, unidos pelo duplo objetivo de derrubar o regime e acabar com a Guerra Colonial, duas faces da mesma luta. Conversa com Susana Martins moderada por Fernando Rosas e Luís Farinha. 

Centenário do nascimento de Nuno Teotónio Pereira

Assinalando os cem anos sobre o nascimento de Nuno Teotónio Pereira, convidamos João Afonso para uma conversa com Fernando Rosas e Mariana Carneiro sobre a obra e a vida deste arquiteto. 

Massacre de Mukumbura

Em 1971, o relatório dos padres Alfonso Valverde e Martín Hernandez expôs as atrocidades cometidas pelas tropas portuguesas, auxiliadas pela Rodésia, atual Zimbabué, entre abril e novembro desse ano. Os acontecimentos, que ficaram conhecidos por massacres de Mukumbura (Moçambique) foram o mote da conversa com Mustafah Dhada, conduzida por Fernando Rosas e Mariana Carneiro.

Assalto ao Quartel de Beja

Na noite e madrugada do dia 31 de dezembro de 1961, um pequeno grupo de oficiais, onde avultava a figura do capitão Varela Gomes, deu oportunidade ao assalto de cerca de cinco dezenas de civis ao Quartel do Regimento de Infantaria 3, em Beja. Sob a inspiração de Humberto Delgado (que entra clandestinamente no país para comandar revolta), Manuel Serra conduz os planos do Assalto, que se frustra nos primeiros momentos da eclosão. Conversa com Raul Zagalo, conduzida por Luís Farinha e Fernando Rosas. 

Libertação de Goa, Damão e Diu

A anexação de Goa pela União Indiana foi um duro golpe para a lógica imperial do Estado Novo. Convidámos o historiador Pedro Aires Oliveira para uma conversa sobre o assunto com Fernando Rosas e Miguel Cardina.

1970/72: Luta Armada

Na fase final do regime, houve um período conhecido como luta armada, com ações bombistas da Ação Revolucionária Armada (ARA) e das Brigadas Revolucionárias. Fernando Rosas conversa com Ana Sofia Ferreira sobre este tema. 

As lutas pelo sindicalismo livre nas vésperas do 25 de Abril

Com a chegada ao poder de Marcelo Caetano assiste-se a uma aparente liberalização do corporativismo sindical. Foi sol de pouca dura, porque a partir de 1971 são destituídas e presas as direções dos principais sindicatos da época, numa demonstração clara da impossibilidade de liberalização do sistema corporativo do Estado Novo. Conversa com Daniel Cabrita conduzida por Fernando Rosas e Luís Farinha.