Projeto ARTHE - Arquivar o Teatro realiza sexta-feira a sua 2ª Jornada

05 de julho 2023 - 21:35

Museu Nacional do Teatro e da Dança acolhe no dia 7 de julho, entre as 10h e as 17h, a 2ª Jornada ARTHE - Arquivar o Teatro durante a qual serão identificados alguns dos gestos necessários à salvaguarda e organização dos arquivos de teatro.

PARTILHAR
Sala de Exposições do Museu Nacional do Teatro e da Dança. Foto da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

A investigadora responsável do projeto, Maria João Brilhante, explica que nesta iniciativa será mostrado o trabalho realizado pela equipa ARTHE com as companhias participantes no projeto Arquivar o Teatro.

“Trabalhámos com elas nos últimos quatro meses em torno de um questionário sobre os seus arquivos. Para além de permitir conhecer modos de constituição, uso e conservação destes arquivos no período sobre o qual incide o nosso estudo (anos 70 e 80), será instrumento a integrar um Manual de boas práticas no final do projeto”, refere a investigadora.

O dia será dividido em duas partes, por forma a “dar a palavra aos que têm experiência de trabalhar com acervos, espólios e arquivos”.

Para o efeito, os parceiros do Arquivo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do Museu Nacional do Teatro e da Dança foram convidados a mostrar “o que é mesmo importante saber e fazer quando queremos cuidar do rasto material da atividade de uma companhia ou de um artista”.

O arquivo do Teatro da Cornucópia e o acervo documental de Mário Barradas, que foram “o ponto de partida”, deste projeto, marcarão dois dos momentos da 2ª Jornada ARTHE - Arquivar o Teatro.

Nesta fase do seu trabalho, analisam-se as respostas ao questionário enviado às companhias parceiras, que visitaram e com quem conversaram, e a iniciativa de sexta-feira partirá dessa análise. “Serão ainda observações preliminares as que a equipa fará, mas constituem já matéria para colocar questões e validar esse instrumento de trabalho”, aponta Maria João Brilhante.

A investigadora responsável do projeto ARTHE dá conta da “generosidade dos que detêm os arquivos e sabem da sua importância para que a memória do teatro não se desvaneça”.

A equipa do projeto, que conta com Ana Bigotte Vieira como investigadora co-responsável, é composta por Ana Rita Martins, Carolina Valente, Cristina Faria, Daniel Tércio, Fábio Marques, Laura Rozas, Paula Caspão, Pedro Cerejo, Pedro Estácio, Sofia Patrão, Tiago Ivo Cruz e Vera Borges. E conta com parceiros como o Instituto de História Contemporânea - UNL, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - ISCTE, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Nacional de São João, o projeto ARTHE envolve as companhias Aquilo Teatro, Bonifrates, Centro Cultural de Évora/CENDREV, GICG-Teatro das Beiras, Teatro de Animação de Setúbal, Teatro Marionetas do Porto, ACERT-Trigo Limpo, Companhia Cegada, Companhia de Teatro de Almada, Comuna-Teatro de Pesquisa, O Bando, Seiva Trupe, Teatro Art'Imagem, Teatro Experimental do Porto, Teatro Regional da Serra de Montemuro.

São consultores deste projeto Hélia Marçal, Cristina Reis, Heike Roms, Luís Castro e Luís Trindade.

PROGRAMA DA 2ª JORNADA ARTHE – ARQUIVAR O TEATRO

10h - Abertura da Jornada
10h20 - Algumas notas sobre arquivos de teatro
António Ramalho (Biblioteca FLUL)
10h40 - Os desafios da materialidade na descrição documental do Teatro da Cornucópia
Fábio Belém (Bolseiro ARTHE)
11h - Coffee Break
11h20 - "Espetáculo para todos": O Museu Nacional do Teatro e da Dança enquanto arquivo das artes performativas
Nuno Moura, Isabel Cartaxo, Manuela Gomes dos Santos e Sofia Patrão (MNTD)
12h - Discussão
13h - Almoço
14h - Primeiras impressões sobre os questionários pela a equipa ARTHE
Moderação: Maria João Brilhante
15h - A palavra às companhias
16h30 - Visita guiada ao Arquivo do Museu Nacional do Teatro e da Dança