Está aqui

O proletário digital na era da reestruturação permanente do capital

Nesta entrevista a IHU, o sociólogo brasileiro Ricardo Antunes fala sobre o proletário da era digital e da sua inserção no mundo do trabalho, tema do seu novo livro “O Privilégio da Servidão. O Novo Proletariado de Serviços na Era Digital”.
Entender quem é o proletário da era digital e sua inserção no mundo do trabalho é o tema de investigação do sociólogo Ricardo Antunes em seu novo livro

Entender quem é o proletário da era digital e sua inserção no mundo do trabalho é o tema de investigação do sociólogo Ricardo Antunes em seu novo livro, “O Privilégio da Servidão. O Novo Proletariado de Serviços na Era Digital” (São Paulo: Boitempo Editorial, 2018). Esse novo operário, explica, se insere num contexto de “reestruturação permanente do capital”, que vem ocorrendo desde os anos 1970, e “é impensável sem o mundo digital, é impensável sem a era do mundo financeiro que ‘revolucionou’ o tempo e o espaço” em todas as atividades produtivas.

Entrevista feita por Patricia Fachin e publicada em ihu.unisinos.br a 21 de agosto de 2018.

IHU On-Line — Que mudanças são percetíveis na classe trabalhadora no contexto da revolução 4.0? A revolução 4.0 melhorou ou piorou as condições de trabalho?

O capital financeiro invadiu o mundo da produção lato sensu com flexibilização e desregulamentação ilimitadas

Ricardo Antunes - A primeira coisa a enfatizar é que, antes da indústria 4.0 ou da “revolução 4.0” — entre aspas porque não se trata de uma revolução —, é importante lembrar que estamos vivendo uma reestruturação permanente do capital desde os anos 1970. Essa reestruturação levou a um processo, em escala planetária, onde a lógica do capital financeiro invadiu todos os espaços da produção lato sensu: indústria, agricultura, agroindústria, serviços, indústria de serviços e serviços industriais. Ou seja, todos esses espaços se tornaram permeados por uma lógica do capital financeiro que não pode prescindir do trabalho: ele continua sendo vital, ainda que muito diferenciado, inclusive em termos da divisão internacional do trabalho, pois na China, na Índia, na África e na América Latina, o trabalho tem um desenho; nos países do Norte, nos escandinavos, outro; assim como nos países do Sul da Europa, como Espanha e Portugal e, de outro lado, na Grécia também tem outro desenho.

Fundamentalmente o capital financeiro invadiu o mundo da produção lato sensu com flexibilização e desregulamentação ilimitadas: elas são maiores ou menores em função da resistência que os movimentos sindicais e a classe trabalhadora oferecem. Por exemplo, na França estamos vendo lutas intensas, na Argentina, recentemente, houve uma tentativa, que não foi vitoriosa, de impedir a reforma laboral, assim como em várias outras partes do mundo.

O escravo digital

Ricardo Antunes, sociólogo
Ricardo Antunes, sociólogo

Essa flexibilização e desregulamentação do trabalho levou a uma terceirização, que em muitos casos é generalizada, como no nosso caso, onde a terceirização já acontece, desde o projeto aprovado pela contrarrevolução de Temer, nas atividades-meios e nas atividades-fim. Também se criou no Brasil uma praga que já se esparrama globalmente, que é o trabalho intermitente. O trabalho intermitente é aquele em que os trabalhadores e as trabalhadoras são chamados ou podem ser chamados para realizar um trabalho. Se trabalham, recebem pela hora trabalhada, se não trabalham, não recebem, criando a figura do que chamo no meu livro “O privilégio da servidão. Novo proletariado de serviços na era digital” de um escravo digital. O telemóvel é imprescindível para esse tipo de atividade, porque o trabalhador é chamado para um restaurante de fast food, para um atendimento médico, para uma limpeza em uma casa, para um trabalho de jardinagem, para ser motorista ou o que quer que seja. O facto é que ele recebe pelo tempo que trabalha. Em geral, o trabalho intermitente burla a legislação protetora do trabalho. Mesmo quando se diz — no caso brasileiro — que ele contempla os direitos do trabalho, de facto é um falseamento, porque é possível rebaixar a hora de pagamento, embutir dentro dela 13º, férias e tudo o que puder ser embutido, mas no fundo está se pagando um salário péssimo e o(a) trabalhador(a) fica à disposição.

Isso tende a mascarar os níveis de desemprego, porque o intermitente é considerado empregado, mas se está esperando ser chamado para trabalhar e não trabalha, ele é um intermitente de facto desempregado. E nesse cenário mundial cuja lógica é a do sistema financeiro, a precarização das condições de trabalho se torna quase que um quadro constante, e alguns exemplos que exploro no livro mostram isso. Há um bom tempo existe no Reino Unido o chamado contrato de zero hora (zero-hour contract). Os trabalhadores, especialmente de serviços, nas mais distintas atividades, ficam esperando um chamamento. Por exemplo, um médico, um advogado, uma trabalhadora doméstica, uma trabalhadora dos cuidados, um eletricista, um trabalhador de limpeza. E o contrato chama-se “zero hora” porque o contratante, que é um “aplicativo” — evidente que é uma empresa —, não é obrigado a chamar o(a) trabalhador(a) disponível, e o(a) trabalhador(a) do sistema de “zero hora” não é obrigado(a) a aceitar o trabalho.

É importante dizer que já houve na Inglaterra medidas judiciais que obrigaram as empresas a pagar direito do trabalho, porque esse tipo de trabalho é uma burla do direito laboral inglês. Esse modelo já se esparramou pelo mundo e há contrato de “zero hora” no Brasil e em tantas outras partes, ou seja, tem uma massa de trabalhadores e trabalhadoras — é muito importante enfatizar a divisão sociossexual do trabalho — que estão disponíveis para serem chamados. Isto é sonho dourado do capital, porque ele usa a classe trabalhadora quando precisa.

IHU On-Line — Pode nos dar exemplos de como essa precarização se manifesta e o que o senhor tem observado em termos de transformações no mundo do trabalho a partir das suas pesquisas em vários locais do mundo, além desse exemplo inglês? Flexibilização e precarização são um fenómeno geral no mundo todo?

Ricardo Antunes - Sim, é uma tendência global, ainda que não necessariamente igual ao sistema de zero hora. Estudo e também mostro no livro que a Itália implementou — e no ano passado isso foi obstado pela pressão sindical — uma forma perversa de “trabalho pago por voucher”. Isto é, os trabalhadores e trabalhadoras eram chamados, trabalhavam tantas horas por semana ou por mês, recebiam um voucher equivalente a isso e esse voucher era trocado pelo equivalente italiano da hora de trabalho. Por exemplo, o trabalhador trabalha ao longo de um período de 100 horas, recebe cem vouchers, os quais irá trocar pelo equivalente ao salário mínimo por hora na Itália. Isso já é uma forma de precarização enorme; é o que chamo no livro de uma variante de precariado legal, porque a lei contempla isso. Mas o que acabou acontecendo — para demonstrar como o capital é ilimitado na sua devastação — foi que muitos empresários ampliavam a jornada de trabalho, mas diziam que não podiam pagar com um voucher. Eles diziam aos trabalhadores: o voucher, que no ano passado, custava 8,50 euros na Itália, mas agora podemos pagar cinco euros. Ou seja, o trabalho a voucher criou também uma variante do precariado ilegal. Se o(a) trabalhador(a) não aceita esse trabalho, tem outro querendo, pois sabemos que há uma massa monumental de trabalhadores e trabalhadoras que migram pelo mundo e estão desesperados em busca de qualquer trabalho. É uma migração motivada, no primeiro momento, pela busca de trabalho, que no seu país de origem não tem. Essa situação se agravou com os refugiados, com a fuga desesperada de países em guerra.

Quando alguém vai para a Europa, Estados Unidos ou Japão, vai em busca de qualquer trabalho; o imigrante nem sempre consegue dizer que quer um trabalho regulamentado, com direitos. Ele pega o primeiro trabalho que tem. Por isso que o trabalho mais precário na Europa, nos Estados Unidos e no Japão é sempre contemplado por essa massa de trabalhadores que migram e perambulam pelo mundo.

(...)

A cada trabalho feito por um Uber, homem ou mulher motorista, de 20% a 25% da corrida (e hoje já é mais que isso) já são imediatamente recolhidos pela aplicação
A cada trabalho feito por um Uber, homem ou mulher motorista, de 20% a 25% da corrida (e hoje já é mais que isso) já são imediatamente recolhidos pela aplicação

Há, ainda, um exemplo mundial muito importante que é o Uber, que não para de crescer no Brasil: são centenas de milhares de trabalhadores trabalhando como Uber. Já não se pode mais calcular quantos são porque todo desempregado que tem um carro, seja ele médico, veterinário, engenheiro ou advogado, filia-se ao Uber para poder ganhar algo que lhe permita sobreviver. Como funciona o Uber? A empresa diz que ela faz a relação entre o motorista e o consumidor e, portanto, não contrata o trabalhador, mas isso não é verdade, porque a cada trabalho feito por um Uber, homem ou mulher motorista, de 20% a 25% da corrida (e hoje já é mais que isso) já são imediatamente recolhidos pela aplicação. E esse(a) trabalhador(a) dono do carro tem que manter o carro, pagar seguro do carro, ou seja, todos os custos são desse(a) trabalhador(a).

Poderia citar uma infinidade de exemplos que expressam essas formas de trabalho intermitente, por tempo determinado, sem uma contratação rígida, frequentemente à margem da legislação social protetora do trabalho, e que se expandem em escala global. Na China eu pude ver isto: é muito frequente um jovem chinês trabalhar, durante um período do dia, como professor em uma escola, no período da tarde trabalhar como guia turístico e, habitualmente, ter um terceiro trabalho para poder sobreviver; esse é o quadro. Essa situação atinge também categorias mais qualificadas: já existem escritórios de advocacia que contratam advogados só quando eles são necessários. Com isso, cria-se uma condição de trabalho global, frequentemente desregulamentada, e só quando há resistência a esse processo as barreiras são criadas.

IHU On-Line — Mas, de outro lado, não existe uma preferência, por parte dos trabalhadores, de ter um trabalho mais flexível, autónomo, como o PJ [pessoa jurídica] hoje em dia no Brasil? Por que, na sua avaliação, essa reestruturação do trabalho é pior do que o formato anterior?

Ricardo Antunes - Sua questão é muito importante. São duas coisas e vou sintetizar para não ir muito longe. Primeiro, a ideia e a ideologia do “empreendedorismo” são poderosas, porque muitos trabalhadores não querem ser assalariados e muitos sonham com a ideia de ter seu próprio negócio. Essa é uma ideia poderosa. Trata-se da ideia de ser um pequeno patrão, o patrão de si próprio, mas muitas vezes a pessoa se torna um proletário de si próprio — abordo isso no livro também —, explora seu próprio trabalho e o trabalho dos seus familiares.

(...)

IHU On-Line — Um dos objetivos do seu livro é identificar e caraterizar quem é o proletariado de serviços. Quais são suas conclusões? Em que esse proletariado se diferencia do proletariado da indústria ou de outros setores ou ainda de outros tempos?

Ricardo Antunes - No passado, no capitalismo dos séculos XIX e XX, especialmente no XX, houve um processo de transformação capitalista da indústria — aliás, esse processo começou com a Revolução Industrial a partir da segunda metade do século XVIII —, que se tornou capitalista plena e no século XX ela se consolidou. [Frederick] Taylor e [Henry] Ford são os grandes engenheiros teóricos desse modelo que se expandiu pelo mundo.

A agricultura também se tornou capitalista ao longo do século XIX, de modo que a fazenda senhorial e feudal desapareceu e foram criadas as pequenas e médias empresas de propriedade rural produtivas. No entanto, há um elemento muito importante: desde os anos 1960 e 1970 do século XX, o setor de serviços passou a ser crescentemente invadido pela lógica do capital, e o capital hoje comoditizou, mercadorizou, tornou capitalista praticamente tudo no setor de serviços. Basta dizer que até penitenciárias são privatizadas hoje, para não falar em hospitais, estradas, previdência e tantas outras atividades públicas que, no passado, prestavam um trabalho e um serviço público e hoje são empresas lucrativas.

Com a expansão monumental do turismo, que também se tornou um elemento do lucro capitalista intenso em escala global e muitos países têm no turismo sua primeira fonte de riqueza, criou-se um novo proletariado de turismo. As camareiras, por exemplo, têm um tempo médio para arrumar a cama em um quarto de hotel e quando elas conseguem reduzir 40 ou 50 segundos ou um minuto ou um minuto e meio a arrumação de uma cama, ao final do dia irão arrumar vários quartos a mais pelo tempo que ganharam. No fast food, que está esparramado pelo mundo inteiro, existe um novo proletariado de serviços. Do mesmo modo houve uma explosão dos call centers, na medida em que muitas atividades hoje são feitas pelo telemóvel. Isso significa que se criou uma massa de trabalhadores, que no passado eram assalariados públicos, mas que são proletários de serviços.

A terceirização foi um instrumento fundamental para o aumento dos lucros do capital nestes últimos 30, 40, 50 anos, momento exponencial dos lucros e de extração de mais-valia

Há ainda outro elemento vital: a terceirização foi um instrumento fundamental para o aumento dos lucros do capital nestes últimos 30, 40, 50 anos, momento exponencial dos lucros e de extração de mais-valia. Por exemplo, na universidade em que trabalho, a Unicamp, no passado os serviços de limpeza e de segurança eram feitos por funcionários públicos; hoje é uma empresa de terceirização que fornece trabalhadores e trabalhadoras para a Unicamp na área de segurança ou na área de limpeza, e isso vale para as universidades públicas em geral. Esses(as) trabalhadores(as) não recebem das universidades, mas das empresas de terceirização, que fazem os contratos com as universidades públicas e pagam seus trabalhadores. Isto vale para um amálgama imenso de atividades que no passado prestavam trabalho sem fins lucrativos, no caso do setor público, ou eram trabalhadores de família, como médicos ou advogados de família. Hoje, existe uma massa de advogados jovens desempregados, que ficam se “empregando” em três ou quatro consultórios, assim como médicos jovens, que para começar a carreira têm que atender dois ou três convénios, dois ou três hospitais, porque a lógica se tornou privatista, visando ao lucro e à valorização do capital. Isso atingiu, grosso modo, o telemarketing, trabalhos da informação, da comunicação, da hotelaria, das redes de fast food e motoboys.

Proletário dos serviços

O novo livro de Ricardo Antunes “O Privilégio da Servidão. O Novo Proletariado de Serviços na Era Digital”
O novo livro de Ricardo Antunes “O Privilégio da Servidão. O Novo Proletariado de Serviços na Era Digital”

O que é diferente em relação a esse trabalho se comparado ao trabalhador da indústria? Ele é um proletário dos serviços, o proletário da era digital; ele é impensável sem o telemóvel. O século XX pode ser denominado como o século do automóvel; o século XXI é o século do celular e do aparelho digital. É esse o elemento. Os jovens dentro dos metros na China, na Índia, no México, no Brasil, em algum país africano ou na Europa, estão conetados, digitando e falando com o outro pela máquina. Tudo isso criou um novo proletário, que não é aquela figura do operário de macacão da indústria. Isso faz com que muitos pensem que esse novo assalariamento de serviços criou algo diferente, positivo. Muitos falavam em um “assalariamento de classe média”, mas não é um assalariamento de classe média.

O que caracteriza a classe média? A classe média supõe um trabalho prevalentemente intelectual, dotado, portanto, de um ideário, uma ideologia, onde o indivíduo de classe média sonha com o topo, com os valores da burguesia, mas frequentemente ele está correndo o risco de resvalar e decrescer socialmente. O que significa isso? Que foi criado um novo proletário nos serviços, assim como no século XIX houve a expansão do proletariado industrial e no século XX houve a expansão do proletariado rural. Nós estamos vivendo a era do proletariado de serviços e temos que estudá-lo. Ele é impensável sem o mundo digital, é impensável sem a era do mundo financeiro que “revolucionou” o tempo e o espaço. As empresas se modificaram profundamente e isso afeta também a indústria e a agricultura. Se entrarmos em uma fábrica hoje, veremos que ela é diferente de uma fábrica de 30 anos atrás. Como o proletariado é diferente, tende a ser mais jovem, já mexe com máquinas digitalizadas, tem que ter um domínio, mesmo que muito básico, da terminologia inglesa para poder operar as máquinas digitais, e isso também ocorre na agroindústria.

O mundo do trabalho inteiro foi alterado porque o mundo do capital criou as chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação, que são decisivas para diminuir o tempo de circulação das mercadorias, não importa se essas mercadorias são materiais ou imateriais. Entretanto, nos contingentes mais massivos, como call centers, redes de fast food, redes de hotelaria e comércio, o proletariado muitas vezes não se vê como proletário. No entanto ele pega um ónibus ou um metro ou os dois, e leva de duas a três horas para chegar da periferia ao trabalho. Se ele começa a trabalhar às 8h, tem que sair de casa às 5h ou 6h. Se sai do trabalho às 18h, 19h ou 20h, leva mais duas ou três horas para chegar em casa e muitas vezes tem que trabalhar mais tempo do que deveria. Se é intermitente, é chamado para ir atender em um restaurante na hora do almoço, onde trabalha das 11h às 14h. Depois é chamado para ajudar na janta, das 18h às 21h. Nesse meio tempo ele não volta para casa, já fica no restaurante, porque se sair às 14h30min para retornar às 18h, ele vai para casa e já tem que voltar. Temos que entender esse contingente. No Vale do Silício, muitos trabalhadores(as) de escalão médio ou de base moram nas ruas, em carros, etc, pois não tem recursos para alugar um apartamento ou até mesmo um quarto.

Indústria 4.0

As indústrias estão criando no mercado global o processo industrial 4.0 para ter mais lucro, reduzir a força de trabalho e serem mais produtivas. Portanto, no Norte do mundo haverá aumento do desemprego

No quadro da indústria “4.0” isso se torna mais complexo ainda. O que é indústria “4.0”? Primeiro, é uma resposta do capital avançado para digitalizar e tornar “o mundo produtivo” — o que eles chamam da internet das coisas. Muitos têm dito que esse processo vai afetar todos os setores, mas não é assim: isso pode afetar todos os setores, claro, mas afetará de modo muito desigual os diferentes setores. Por exemplo, no Norte do mundo, nos países de capitalismo avançado, os trabalhadores menos qualificados numa indústria vão perder seus empregos porque teremos um processo de digitalização da produção, de informatização da produção. Isto é, a internet das coisas estará comandando o mundo produtivo. Além disso, é claro que também serão criados no topo novos tipos de trabalhos mais qualificados, porém, em um número pequeno e irrelevante. As indústrias estão criando no mercado global o “processo industrial 4.0” para ter mais lucro, para reduzir a força de trabalho e serem mais produtivas. Portanto, no Norte do mundo haverá aumento do desemprego.

Teremos um mundo digitalizado na produção lato sensu — indústria, agricultura e serviços — e bolsões de trabalhadores desempregados

Trabalhei na Itália no ano passado e pude participar de vários debates sobre a indústria 4.0 lá. A classe trabalhadora percebe que seus empregos vão diminuir ainda mais, ou seja, terá mais desemprego de jovens qualificados. É por isso que existe na Europa uma juventude que fez graduação e pós-graduação, mas quando esses jovens conseguem emprego, é para trabalhar em hotéis e restaurantes, ou seja, trabalhos para os quais eles não precisariam ser engenheiros, economistas, administradores ou qualquer profissão desse tipo. Como existe uma divisão internacional do trabalho, onde a “indústria suja” é transferida para o Sul, o que vai acontecer? A indústria 4.0 aqui terá uma consequência ainda mais grave de desemprego para os assalariados, porque cada vez que se for digitalizar um processo ou criar um fluxo movido pela lógica digital, serão desempregados aqueles trabalhadores que faziam essa atividade. Alguém imagina que o capital vai pegar o lucro dessas empresas e fazer grandes concessões a essa classe trabalhadora desempregada, dando a ela seguro saúde digno, ou salários de três mil reais, que seria o salário mínimo ideal sugerido pelo Dieese? Nós vamos aumentar os bolsões de miséria. Teremos um mundo digitalizado na produção lato sensu — indústria, agricultura e serviços — e bolsões de trabalhadores desempregados. Alguém pode dizer que estou exagerando. Mas não estou, porque se formos juntar o desemprego oficial do Brasil, mais o desemprego por desalento, mais os trabalhos precários, parciais e temporários, estamos perto da casa de 30 milhões de desempregados. Se a situação é essa sem termos entrado na indústria 4.0, imagine quando o Brasil entrar na indústria 4.0.

Desemprego

Caminhamos para um processo de miséria naturalizada numa dimensão brutal, como existe na Índia; nunca imaginei que fosse possível ver a naturalização de uma miséria tão profunda

É claro que o desemprego ou o emprego dependem, de um lado, do modelo económico vigente, da ação dos chamados agentes do Estado pró-incentivo à produção; ou seja, a discussão emprego/desemprego tem um design, um componente macroeconómico. Mas é evidente que se no plano microcósmico e no plano da produção se criar cada vez mais uma indústria “internetizada”, teremos um enxugamento maior de empregos, criando um problema, que venho apontando desde a publicação de “Adeus ao trabalho” e “Os sentidos do trabalho”. Nesse cenário, caminhamos para um processo de miséria naturalizada numa dimensão brutal, como existe na Índia; nunca imaginei que fosse possível ver a naturalização de uma miséria tão profunda como a que existe na Índia. Ao andarmos no centro de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, para não falar de Salvador e Recife, estamos vendo esses bolsões da população que não tem mais chance de voltar ao mercado de trabalho, porque é criminalizada.

Enquanto isso ocorre, o empresariado industrial-financista vai estar acumulando mais recursos; não surpreende, portanto, que quatro ou cinco brasileiros hoje tenham uma riqueza superior ao que produzem 100 milhões de pessoas, e isso é tratado como natural. É uma coisa acintosa, é uma aberração societal tratada como natural. Alguém pode dizer que não defendo o avanço tecnológico, mas não é isso que estou falando. Avanço tecnológico, sim, mas não para aumentar o lucro já concentrado na mão de 1% da população, e sim para reduzir o trabalho extenuante e a jornada de trabalho, para que as pessoas possam viver com dignidade dentro e fora do trabalho, para que possam trabalhar duas ou três horas por dia e nas outras horas possam viver uma vida dotada de sentido. E para que isso ocorra, é preciso ter uma redução monumental do tempo de trabalho. Para uma ampliação do tempo livre, é preciso combater a lógica destrutiva da produção de valores de troca, que tem como objetivo o enriquecimento dos conglomerados que compõem o sistema financeiro e que controlam a produção.

IHU On-Line — Sua aposta é de que a revolução 4.0 irá gerar desemprego e pobreza. Por que o cenário inverso, de surgimento de novos e melhores empregos, não lhe parece factível? Esse cenário é irreversível?

Ricardo Antunes - Não é uma aposta, é uma análise. Quando falei no “Adeus ao trabalho”, publicado em 1995, que a exceção — o trabalho temporário, parcial e terceirizado — tenderia a ser a regra e a regra, que era o trabalho regulamentado com direitos, tenderia a ser a exceção, muitas pessoas diziam que eu estava exagerando. Se pudesse brincar com as palavras, diria que exagerei para menos, porque o “Privilégio da Servidão” é uma constatação disso.

Redução do custo da força de trabalho

No ano passado dei aula na Universidade Ca’Foscari de Veneza como professor visitante, e os alunos que estudaram comigo, cerca de 20, têm uma certeza: estão fazendo mestrado e alguns têm planos de fazer o doutorado, mas eles não têm a menor perspetiva de onde vão trabalhar. Em Veneza existe o Vaporetto, aquele barco que é o “ónibus de Veneza”, que circula pelos canais, e os jovens que abrem e fecham os portões do Vaporetto são aqueles que falam inglês, formados em universidades, mas que não têm emprego para trabalharem na sua formação, seja de engenheiro, administrador ou economista. Não é por outro motivo que os jovens ficam perambulando mundialmente: vão para China, Índia, Japão, Estados Unidos, voltam e vão para outro país. O que isso significa? Significa que serão criados novos empregos mais qualificados no sentido de conhecimento informacional digital, mas numa dimensão muito menor, porque a indústria 4.0 não vai aumentar o número de assalariados dentro da empresa em relação ao que já existe hoje. Essas mudanças são feitas para dar mais produtividade e lucro para as empresas. Nesse sentido, um dos elementos centrais da reestruturação permanente do capital é reduzir o custo da força de trabalho. E como se reduz o custo da força de trabalho em um hospital, jornal, televisão, hotel, call center, telemarketing, indústria, agronegócio, cultivo de cana-de-açúcar, etanol, soja ou na extração de minérios? Como se aumenta a produtividade? Aumentando o maquinário e reduzindo a força de trabalho vivo.

Quem diz que a revolução 4.0 vai afetar todo mundo de modo igual, está fazendo uma fala puramente ideológica, porque as profissões que vão perder emprego são aquelas dos assalariados, onde a manualidade do trabalho será substituída por uma “coisa internética”. Esse “novo organograma”, em que tudo o que puder ser digitalizado será digitalizado, vai criar emprego para os de cima, em número reduzido, e aumentar o desemprego para os de baixo. É por isso que, na última parte do meu livro, pergunto se há luz no final do túnel.

(…)

Entrevista a Ricardo Antunes, feita por Patricia Fachin, publicada em ihu.unisinos.br a 21 de agosto de 2018

(...)

Neste dossier:

Ciclista de um serviço de entregas.

Precariedade uber alles: a ameaça da uberização do trabalho

A uberização é a precariedade acima de todos, o desfazer dos vínculos contratuais e a anulação dos direitos dos trabalhadores. Analisamos o novo modelo de organização do trabalho imposto a quem é empregado nas plataformas de serviços online para transporte individual ou distribuição de bens e serviços. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Grupo de trabalhadores de distribuição de plataformas online em protesto.

A Uberização e os desafios laborais e sociais

Ao contrário de outros países, o debate sobre a Uber em Portugal não deu a mesma atenção no plano legal aos problemas de emprego e condições de trabalho, centrando-se sobretudo na questão da concorrência desleal. Artigo da socióloga Maria da Paz Campos Lima.

Taxista em protesto.

Uber, a regulamentação vai de carrinho?

Táxis contra Uber. Ideologicamente mostrada como escolha entre antiguidade onerosa e burocrática e leveza contemporânea barata, a guerra comercial do transporte individual de passageiros é também disputa política sobre regulamentação, liberalização e municipalização e direitos dos trabalhadores.

Dados de tráfego de São Francisco.

A uberização e a cidade: os dados estão lançados

As aplicações para smartphone há muito que sabem o valor dos dados que recolhem quando o negócio é a privacidade. As aplicações das plataformas online de transporte ou de entregas, como a Uber, têm uma moeda de troca própria: os dados de mobilidade. E estão a fazer valê-la na relação com as cidades.

Condutores em protesto.

Trabalho baseado em plataformas digitais: a caminho de um novo sindicalismo?

O crowdworking usa uma plataforma para ligar organizações ou indivíduos a outros em troca de pagamento. Um recente projeto europeu de investigação quer analisar estratégias de sindicatos ou movimentos alternativos que representem “crowdworkers” Artigo de António Brandão Moniz e Nuno Boavida.

Shame on Uber, manifestação em São Paulo. Foto dos autores FM/MAGO.

Uber: assim começam as greves do futuro

Precários fizeram a 8 de maio o primeiro protesto global contra o poder “invisível” das empresas-aplicação. Em São Paulo, dois investigadores fizeram dezenas de entrevistas e apostam: surgem novas formas de resistência no meia da ultra-exploração. Por Felipe Moda e Marco António Oliveira/Outras Palavras.

Entender quem é o proletário da era digital e sua inserção no mundo do trabalho é o tema de investigação do sociólogo Ricardo Antunes em seu novo livro

O proletário digital na era da reestruturação permanente do capital

Nesta entrevista a IHU, o sociólogo brasileiro Ricardo Antunes fala sobre o proletário da era digital e da sua inserção no mundo do trabalho, tema do seu novo livro “O Privilégio da Servidão. O Novo Proletariado de Serviços na Era Digital”.

A uberização do trabalho é pior para elas

Uberização no feminino. Um retrato de como este fenómeno é vivido pelas mulheres. São testemunhos brasileiros mas que soarão familiares em muitas zonas do globo. Texto de Julia Dolce da Agência Pública.

A uberização do trabalho não é inevitável

Não será hora de trilhar o caminho para pôr fim às relações de subordinação próprias do contrato de trabalho, reforçando os direitos sociais? Artigo de Danièle Linhart no Le Monde Diplomatique.

Charles Chaplin no filme "Tempos Modernos".

Glovo e Uber eats ou os ladrões dos tempos modernos

O capitalismo sempre quis colonizar o nosso tempo. A apropriação de cada um dos nossos minutos, marcados por esse instrumento violento chamado relógio, é uma arma poderosa para ditar e comandar a organização da vida pessoal, social e familiar.

Ciclista de um serviço de entregas.

Tudo se uberiza?

A uberização atinge até os setores mais surpreendentes. Sem contratos ou direitos, o uberproletariado fica mais vulnerável à exploração. Como mostrou cruelmente a onda de calor em França. Felizmente, a resistência organiza-se. Essa não é uberizável.