Está aqui

Estafados - Teaser

Estafados - Teaser

"ESTAFADOS", um mini-documentário sobre a precariedade laboral dos trabalhadores estafetas. Estreia no Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador, nas redes sociais do Bloco de Esquerda.
Foi nas ruas de Lisboa que encontrámos testemunhos de uma profissão invisível: os trabalhadores e trabalhadoras de entregas, mais conhecidos por estafetas.
Não têm direito a salário fixo, muito menos a descanso e férias. Os acidentes não são poucos e as horas de trabalho são muitas, por vezes, 12-14h por dia, 7 dias por semana. Algumas pessoas procuram um extra ao trabalho que já têm, outras dependem exclusivamente deste rendimento. Quem os avalia e despede? Um algoritmo. Proteção em caso de doença, acidente ou roubo? Não há.
Não são empresários, nem trabalhadores independentes ou empreendedores. São trabalhadores por conta de outrém. Trabalham para empresas que lucram milhões e se descartam das responsabilidades laborais. São estafetas - e estão estafados.
"ESTAFADOS", um mini-documentário sobre a precariedade laboral dos trabalhadores estafetas. Estreia no Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador.