Está aqui

10157537718813946

Bloco quer integração de assistentes operacionais na Administração Pública

Há mais de 1000 assistentes operacionais precários nas escolas que estão em risco de ir para o desemprego. A Escola Pública precisa deles.

No vídeo, a deputada Joana Mortágua sublinha que os 1000 assistentes operacionais fazem falta à escola agora, vão fazer falta à escola daqui a um ano. A Escola Pública precisa deles e eles têm direito a um contrato e um vínculo efetivo à administração pública.

Bloco vai apresentar na AR um projeto para garantir o direito destes trabalhadores serem integrados na Administração Pública

(texto integral da declaração de Joana Mortágua)

No momento em que a Escola Pública precisa mais do que nunca de investimento e de recursos humanos o Governo não esclarece o que pretende fazer aos contratos de mais de 1000 assistentes operacionais que estão precários na escola pública desde 2017.

Estes trabalhadores foram contratados a título precário com a desculpa de que não correspondiam a necessidades dos permanentes do sistema.

Mas a que é verdade é que foram contratados e viram o seu contrato renovado, ano após ano, porque fazem falta na sua escola.

E continuam a fazer falta. Mas atingiram o limite de contratos precários. O Bloco de Esquerda já perguntou várias vezes ao Governo, agora que atingiram o limite de contratos precários o que é que vai acontecer a estes trabalhadores?

O governo não esclareceu e é por isso que o Bloco de Esquerda vai apresentar na Assembleia da República um projeto para garantir o direito destes trabalhadores a serem integrados na Administração Pública.

Não só porque é seu de direito, porque durante três anos chegaram a agosto sem saber se os seus contratos seriam prorrogados ou seriam despedidos mas ainda assim durante três anos dedicaram o seu empenho e o seu esforço à escola pública. Mas também porque a escola pública precisa, nós para preparar o início do ano letivo temos que dar às escolas todas as condições necessárias e isso implica também assistentes operacionais, assistentes técnicos e assistentes especializados.

Estes mais de 1.000 assistentes operacionais fazem falta à escola agora, vão fazer falta a escola daqui a um ano, nós precisamos deles e eles têm direito a um contrato e um vínculo efetivo à administração pública.