Está aqui

Salvar os CTT

AM de Santa Maria da Feira apela a reversão da privatização dos CTT

Abril 8, 2018

A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira aprovou a moção do Bloco que repudia o aumento de preços levado a cabo pela administração dos CTT e insta o Governo a proceder à reversão da privatização deste serviço público.

CTT aumentam preços para limite máximo permitido pela Anacom

Março 27, 2018

A partir de 2 de abril, os preços dos serviços postais do serviço universal vão subir em média 4,5%. Aumento afeta o correio normal, o correio registado, o correio editorial/jornais e publicações periódicas, o correio azul e as encomendas postais até 10 kg.

Francisco Lacerda anunciou a entrega aos acionistas de mais do dobro dos lucros, 7 de março de 2018 – Foto de Miguel A. Lopes/Lusa

CTT distribui aos acionistas mais do dobro dos lucros

Março 8, 2018

A empresa CTT teve, em 2017, 27,3 milhões de euros de lucros e anunciou, nesta quarta-feira, que irá distribuir aos seus acionistas 57 milhões de euros, 209% do montante dos lucros realmente obtidos. Para Mariana Mortágua é o “exemplo de um saque”.

Manifestação exige regresso dos CTT à esfera pública

Fevereiro 23, 2018

Em dia de greve nacional, trabalhadores e utentes dos CTT manifestaram-se em Lisboa contra o plano de despedimentos e a degradação do serviço postal nas mãos dos acionistas privados.

CTT em greve para defender serviço público de Correios

Fevereiro 23, 2018

Os trabalhadores dos CTT manifestam-se esta sexta-feira em Lisboa. Adesão à greve no turno da noite rondou os 70%.

"Assistir à destruição dos CTT não é uma opção"

Fevereiro 22, 2018

“O Governo deve recuperar os CTT para a esfera pública o mais depressa possível”, defendeu o deputado bloquista Heitor de Sousa no debate parlamentar desta quinta-feira.

Tempo de Antena do Bloco: recuperar o controlo público dos CTT

Fevereiro 22, 2018

O desastre da privatização dos CTT e a necessidade de recuperar o controlo público da empresa é o tema deste tempo de antena do Bloco de Esquerda.

CTT: Trabalhadores em greve sexta-feira pelo futuro da empresa

Fevereiro 19, 2018

Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações espera uma boa adesão à paralisação e ao protesto que parte do Marquês de Pombal, em Lisboa, às 14h30, na medida em que há “vontade de mostrar o desagrado” e que é preciso “reverter a privatização dos CTT”. Empresa continua a encerrar estações.

CTT: História de um assalto

Fevereiro 2, 2018

O maior acionista dos CTT privatizados é Manuel Champalimaud. Desde a privatização, a empresa distribuiu dividendos acima dos lucros, enquanto despede trabalhadores e encerra estações.

CTT encerram estações sem aviso prévio

Janeiro 31, 2018

As estações dos CTT encerradas esta sexta-feira são a da Avenida, em Loulé, a do Lavradio, no Barreiro, a da Universidade, em Águeda, a de Filipa Lencastre, em Belas, e as da Junqueira, Olaias e Socorro, em Lisboa. Notícia atualizada às 15h50 de 19.01.2018.

CTT: greve nacional e manifestação no dia 23 de fevereiro

CTT: greve nacional e manifestação no dia 23 de fevereiro

Janeiro 24, 2018

Os trabalhadores do grupo CTT marcaram uma nova greve para dia 23 de fevereiro, contra a redução de pessoal e o encerramento de postos de atendimento, apelando à população a juntar-se ao protesto em Lisboa, marcado para o mesmo dia.

Governo tem de rescindir concessão e devolver os CTT à esfera pública

Janeiro 19, 2018

Durante uma iniciativa na estação do Socorro, um dos oito balcões encerrados esta sexta-feira, Catarina Martins frisou que “isto é uma violação grosseira das obrigações do contrato de concessão”, abrindo um novo instrumento legal que o Governo pode utilizar, e que “permite reverter os CTT para a esfera pública sem pagar qualquer indemnização".

Bloco protesta contra fecho dos CTT em Vila Real

Bloco protesta contra fecho dos CTT em Vila Real

Janeiro 15, 2018

Na manhã desta segunda-feira, o Bloco de Esquerda promoveu uma ação de protesto contra o encerramento da loja dos CTT da Araucária, em Vila Real, distribuindo panfletos e alertando os clientes para a importância deste serviço.

Pelo futuro dos CTT

Janeiro 13, 2018

Em Alferrarede, Catarina Martins afirma que “a única forma de corrigir o erro da privatização de PSD/CDS é rescindir o contrato de concessão e voltar a ter os CTT na esfera pública”.

“Uma ganância absurda está a destruir os CTT”

Janeiro 12, 2018

Durante uma ação contra o encerramento da estação dos CTT de Alferrarede, concelho de Abrantes, Catarina Martins defendeu que o Estado deve reverter a privatização da empresa, protegendo os seus trabalhadores e garantindo “o serviço público de qualidade de que todo o país precisa”.

Concentração de bloquistas junto à estação dos CTT da Areosa (Gondomar)

Protestos contra o encerramento das 22 estações dos CTT

Janeiro 12, 2018

Nesta sexta-feira, realizaram-se protestos à porta de muitas das estações que a administração dos CTT quer encerrar. À porta da estação da Areosa (Gondomar), o deputado José Soeiro apontou que “é preciso travar este processo”, que passa pelo encerramento das estações e pelo despedimento de mais de 800 trabalhadores.

Ainda e já os CTT

Janeiro 8, 2018

Nos últimos tempos muito se tem falado sobre o descalabro dos CTT e o inevitável e urgente resgate da sua concessão, no sentido de salvar a empresa do caos. Por Marcolino Pereira.

José Soeiro arrasa administrador dos CTT

Janeiro 5, 2018

Na audição a Francisco Lacerda, o deputado bloquista acusou o administrador dos CTT de destruir a empresa, enquanto distribui dividendos aos acionistas.

CTT querem fechar pelo menos 22 lojas

Janeiro 2, 2018

O plano de reestruturação da empresa prevê o encerramento de pelo menos 22 balcões por todo o país. A Comissão de Trabalhadores dos CTT fala em "encerramento sumário" e afirma que os trabalhadores foram apanhados de surpresa.

Reportagem no piquete de greve dos CTT

Dezembro 21, 2017

O esquerda.net esteve no arranque da greve de 48h decretada pelos trabalhadores dos Correios em luta contra a destruição da empresa. Declarações de Roberto Tavares, Arménio Carlos e Heitor de Sousa.

Greve nos CTT: “É preciso resgatar esta empresa e travar os despedimentos”

Dezembro 21, 2017

A greve de 48 horas arrancou com 80% de adesão em Lisboa, Porto e Coimbra. O plano para despedir mil trabalhadores dos CTT torna ainda mais urgente o resgate da empresa para o controlo público, defendeu José Soeiro junto ao piquete da greve.

“É necessário impedir os despedimentos e recuperar o serviço de correios para a esfera pública” afirmou Catarina Martins – Foto de António Cotrim/Lusa

“Portugal não pode permitir esta destruição e pilhagem dos CTT”

Dezembro 20, 2017

No debate com o Primeiro-Ministro, a coordenadora do Bloco de Esquerda denunciou o “negócio danoso da privatização” dos CTT, a pilhagem da empresa pelos acionistas privados e defendeu que “é necessário impedir os despedimentos e recuperar o serviço de correios para a esfera pública”.

Bloco de Esquerda defende o resgate público dos CTT – Foto de Paulete Matos

Administração dos CTT quer despedir mil trabalhadores até 2020

Dezembro 19, 2017

A administração dos CTT anunciou, na véspera de dois dias de greve, que quer reduzir mais 800 postos de trabalho nos próximos três anos. Bloco de Esquerda defende o resgate público da empresa e a sua coordenadora intervirá sobre a questão no debate com o primeiro-ministro, nesta quarta-feira.

CTT: Resgatar o contrato de concessão para defender o serviço público dos Correios

Dezembro 19, 2017

O Bloco de Esquerda propôs que a AR aprovasse uma recomendação ao Governo para que “inicie o processo de recuperação do controlo e gestão do serviço postal universal por parte do Estado, através do resgate da concessão do serviço público dos Correios e da sua rede pública aos CTT”.

"Não são as multas que vão mudar a atitude dos CTT"

Dezembro 15, 2017

Para travar a degradação do serviço postal privatizado, o Bloco propôs esta sexta-feira no parlamento o resgate do contrato de concessão. Os trabalhadores dos CTT estão em greve nos dias 21 e 22 de dezembro.