Está aqui

Salvar os CTT

“Só com os CTT na esfera pública teremos serviços de qualidade”

Maio 26, 2020

O núcleo do Bloco do Grupo CTT opõe-se ao pagamento do subsídio de refeição através de cartão refeição, denuncia o incumprimento dos padrões de entrega, a gestão desastrosa da empresa e a delapidação de património e pessoal. E apela à adesão à greve de 29 de maio.

CTT falharam em todos os indicadores de qualidade do serviço postal em 2019

Abril 23, 2020

Dos 24 objetivos de qualidade do serviço postal fixados pela ANACOM, a empresa privada não conseguiu cumprir nem um. Bloco insiste na nacionalização dos CTT e diz que as justificações da empresa para o fracasso “não podem ser, sequer, consideradas sérias”.

 

Em 2018 foram encerrados 70 postos dos CTT e 65 da CGD

Abril 15, 2019

No ano passado, pelo menos 12 concelhos perderam lojas dos CTT e CGD. Ao todo, são já 33 os concelhos onde se registaram encerramentos das estações de correios.

A empresa CTT subvaloriza as despesas com o banco - Foto de António Cotrim/Lusa

Anacom: CTT subvaloriza despesas com banco e sobrevaloriza gastos com serviço postal

Fevereiro 16, 2019

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) diz que nos CTT há uma desadequada repartição de despesas entre atividades bancárias e postal - a empresa estará a atribuir gastos com o banco à atividade postal.

Anacom: queixas contra CTT aumentaram 36%

Fevereiro 14, 2019

Os CTT foram responsáveis por quase 90% das queixas no serviço postal em 2018. Os principais motivos das reclamações foram “o atraso na entrega (17%), o extravio/atraso significativo (10%), o atendimento (9%), a falta de tentativa de entrega ao destinatário (8%) e falhas na distribuição (7%)”.

Salvar os Correios dos seus donos

Janeiro 24, 2019

ANA e CTT, duas empresas públicas privatizadas pelo Governo de PSD e CDS. Ambos os processos foram apresentados ao país como um sucesso, o tempo revelou a podridão desta imensa farsa.

Concentração promovida pelo Bloco de Esquerda, no dia em que a estação da Rua da Palma, em Lisboa, encerrou - Foto esquerda.net

CTT vendem por 10,3 milhões antiga estação da Rua da Palma em Lisboa

Dezembro 17, 2018

A estação dos CTT foi encerrada no passado mês de janeiro, sem aviso prévio. Agora, em dezembro, é noticiada a sua venda por 10,3 milhões de euros à Clink Hostels, que promete transformar o edifício no maior hostel de Portugal.

CTT: Sindicato acusa Governo de “assobiar para o lado” enquanto Estado é delapidado

Novembro 13, 2018

Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Correios e Telecomunicações lembra que o governo de direita, “de forma criminosa e lesiva” para os interesses do país, privatizou os CTT e alerta que é urgente resgatar o serviço público postal e salvaguardar os direitos dos trabalhadores.

AM de Santa Maria da Feira apela a reversão da privatização dos CTT

Abril 8, 2018

A Assembleia Municipal de Santa Maria da Feira aprovou a moção do Bloco que repudia o aumento de preços levado a cabo pela administração dos CTT e insta o Governo a proceder à reversão da privatização deste serviço público.

CTT aumentam preços para limite máximo permitido pela Anacom

Março 27, 2018

A partir de 2 de abril, os preços dos serviços postais do serviço universal vão subir em média 4,5%. Aumento afeta o correio normal, o correio registado, o correio editorial/jornais e publicações periódicas, o correio azul e as encomendas postais até 10 kg.

Francisco Lacerda anunciou a entrega aos acionistas de mais do dobro dos lucros, 7 de março de 2018 – Foto de Miguel A. Lopes/Lusa

CTT distribui aos acionistas mais do dobro dos lucros

Março 8, 2018

A empresa CTT teve, em 2017, 27,3 milhões de euros de lucros e anunciou, nesta quarta-feira, que irá distribuir aos seus acionistas 57 milhões de euros, 209% do montante dos lucros realmente obtidos. Para Mariana Mortágua é o “exemplo de um saque”.

Manifestação exige regresso dos CTT à esfera pública

Fevereiro 23, 2018

Em dia de greve nacional, trabalhadores e utentes dos CTT manifestaram-se em Lisboa contra o plano de despedimentos e a degradação do serviço postal nas mãos dos acionistas privados.

CTT em greve para defender serviço público de Correios

Fevereiro 23, 2018

Os trabalhadores dos CTT manifestam-se esta sexta-feira em Lisboa. Adesão à greve no turno da noite rondou os 70%.

"Assistir à destruição dos CTT não é uma opção"

Fevereiro 22, 2018

“O Governo deve recuperar os CTT para a esfera pública o mais depressa possível”, defendeu o deputado bloquista Heitor de Sousa no debate parlamentar desta quinta-feira.

Tempo de Antena do Bloco: recuperar o controlo público dos CTT

Fevereiro 22, 2018

O desastre da privatização dos CTT e a necessidade de recuperar o controlo público da empresa é o tema deste tempo de antena do Bloco de Esquerda.

CTT: Trabalhadores em greve sexta-feira pelo futuro da empresa

Fevereiro 19, 2018

Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações espera uma boa adesão à paralisação e ao protesto que parte do Marquês de Pombal, em Lisboa, às 14h30, na medida em que há “vontade de mostrar o desagrado” e que é preciso “reverter a privatização dos CTT”. Empresa continua a encerrar estações.

CTT: História de um assalto

Fevereiro 2, 2018

O maior acionista dos CTT privatizados é Manuel Champalimaud. Desde a privatização, a empresa distribuiu dividendos acima dos lucros, enquanto despede trabalhadores e encerra estações.

CTT encerram estações sem aviso prévio

Janeiro 31, 2018

As estações dos CTT encerradas esta sexta-feira são a da Avenida, em Loulé, a do Lavradio, no Barreiro, a da Universidade, em Águeda, a de Filipa Lencastre, em Belas, e as da Junqueira, Olaias e Socorro, em Lisboa. Notícia atualizada às 15h50 de 19.01.2018.

CTT: greve nacional e manifestação no dia 23 de fevereiro

CTT: greve nacional e manifestação no dia 23 de fevereiro

Janeiro 24, 2018

Os trabalhadores do grupo CTT marcaram uma nova greve para dia 23 de fevereiro, contra a redução de pessoal e o encerramento de postos de atendimento, apelando à população a juntar-se ao protesto em Lisboa, marcado para o mesmo dia.

Governo tem de rescindir concessão e devolver os CTT à esfera pública

Janeiro 19, 2018

Durante uma iniciativa na estação do Socorro, um dos oito balcões encerrados esta sexta-feira, Catarina Martins frisou que “isto é uma violação grosseira das obrigações do contrato de concessão”, abrindo um novo instrumento legal que o Governo pode utilizar, e que “permite reverter os CTT para a esfera pública sem pagar qualquer indemnização".

Bloco protesta contra fecho dos CTT em Vila Real

Bloco protesta contra fecho dos CTT em Vila Real

Janeiro 15, 2018

Na manhã desta segunda-feira, o Bloco de Esquerda promoveu uma ação de protesto contra o encerramento da loja dos CTT da Araucária, em Vila Real, distribuindo panfletos e alertando os clientes para a importância deste serviço.

Pelo futuro dos CTT

Janeiro 13, 2018

Em Alferrarede, Catarina Martins afirma que “a única forma de corrigir o erro da privatização de PSD/CDS é rescindir o contrato de concessão e voltar a ter os CTT na esfera pública”.

“Uma ganância absurda está a destruir os CTT”

Janeiro 12, 2018

Durante uma ação contra o encerramento da estação dos CTT de Alferrarede, concelho de Abrantes, Catarina Martins defendeu que o Estado deve reverter a privatização da empresa, protegendo os seus trabalhadores e garantindo “o serviço público de qualidade de que todo o país precisa”.

Concentração de bloquistas junto à estação dos CTT da Areosa (Gondomar)

Protestos contra o encerramento das 22 estações dos CTT

Janeiro 12, 2018

Nesta sexta-feira, realizaram-se protestos à porta de muitas das estações que a administração dos CTT quer encerrar. À porta da estação da Areosa (Gondomar), o deputado José Soeiro apontou que “é preciso travar este processo”, que passa pelo encerramento das estações e pelo despedimento de mais de 800 trabalhadores.

Ainda e já os CTT

Janeiro 8, 2018

Nos últimos tempos muito se tem falado sobre o descalabro dos CTT e o inevitável e urgente resgate da sua concessão, no sentido de salvar a empresa do caos. Por Marcolino Pereira.