Nepal

A esquerda precisa de uma transformação genuína no sentido da prestação de contas, da inclusão e de um verdadeiro processo democrático. Sem esta mudança, o significado histórico da revolução corre o risco de ser recordado como uma oportunidade perdida que fomentou um ressentimento duradouro entre aqueles que pretendia capacitar.

Sankha Subhra Biswas

Katmandu está em alerta não por causa das “aplicações”, mas porque uma geração criada com a promessa de democracia e mobilidade entrou em conflito com uma economia e uma ordem política que continuam a fechar todas as portas. 

Atul Chandra e Pramesh Pokharel

O governo tinha banido as redes sociais a semana passada, gerando um movimento de jovens que protestava contra o autoritarismo e a corrupção. Esta segunda-feira 19 manifestantes foram mortos pela repressão policial. Foi a gota de água.

O número de pessoas mortas no terramoto que devastou o Nepal no último sábado, dia 25 de abril, pode superar as 10 mil, segundo estimativas do primeiro-ministro Sushil Koirala, embora os dados oficiais de perdas humanas ainda estejam na metade e os de feridos se situem em sete mil. Por Kanya D’Almeida, da IPS.

Entrevistado por e-mail, socialista nepalês fala sobre as próximas eleições da Assembleia Constituinte e a situação política no país.  

Tomi Mori