Está aqui

Greve feminista

Neto de Moura: a ponta de um imenso icebergue

Março 13, 2019

O caso Neto de Moura não é apenas uma maçã podre, pode ser a demonstração dos erros de um sistema.

Fotogaleria 8M: manifestações feministas em Portugal

Março 8, 2019
Este 8 de Março, dia da greve feminista internacional, milhares de pessoas saíram às ruas de doze cidades do país. Só em Lisboa foram cerca de 20 mil.

Manifestação feminista em Lisboa

Março 8, 2019

O 8 de março de 2019 foi a maior manifestação feminista que aconteceu no país. Aqui podem-se ver algumas das imagens do que se passou na manifestação de Lisboa.

Mobilização ao rubro na greve feminista espanhola

Março 8, 2019

Greve, manifestações, bloqueios de estradas, invasões de grandes superfícies comerciais, batucadas, leituras coletivas, piqueniques, acampamentos, bicicletadas, rotas turísticas do machismo e batismos feministas de ruas. São inúmeras as expressões da Greve Feminista Internacional em Espanha.

Cartaz da Greve Feminista. Rede 8 de Março.

Greve feminista com ações anunciadas por todo país

Março 8, 2019

Realiza-se hoje a greve feminista de 8 de março, que abrange não só o trabalho assalariado como o trabalho doméstico, a prestação de cuidados, o consumo e o setor estudantil. Com a indignação em torno do juiz Neto de Moura, antevê-se boa mobilização nas manifestações anunciadas por todo o país. Há também greve ao trabalho em vários setores.

Top 16 das alarvidades de Neto de Moura

Março 5, 2019

Os acórdãos do juiz Neto de Moura sobre violência doméstica geraram uma onda de críticas e indignação. O esquerda transcreve neste artigo algumas das passagens desses acórdãos. Para 8 de março está agendada uma Greve Feminista com manifestações em 12 cidades portuguesas. Artigo atualizado às 18h32 de 5.03.2019.

8 de Março: “Vivas, Livres e Unidas”

Março 5, 2019

Neto de Moura infelizmente parece não perceber que o facto de não estar sujeito a ordens ou instruções não o isenta de julgar de acordo com a Constituição e a lei do país.

Greve Feminista Internacional: Tolerância zero com a justiça dos Netos de Moura!

Março 4, 2019

Rede 8 de Março desafia Neto de Moura “a estender a ameaça de processar quem publicamente o criticou a todas nós”.

A Greve Feminista está a passar por aqui

Fevereiro 26, 2019

É a maré alta, como canta o nosso Sérgio Godinho, mas a dessa onda feminista que sacode o conservadorismo, a ortodoxia e o sectarismo incrustados nas rochas.

Fotografia: página de Facebook do STCC.

Sindicato dos call-centers faz pré-aviso de greve feminista

Fevereiro 26, 2019

O STCC fez um pré-aviso para a greve feminista de dia 8 de Março, cujo manifesto foi apresentado pela rede 8 de Março. Estão abrangidas todas as pessoas que “prestem serviço na área dos call-center e contact center, seja em funções de front-office, back-office e afins, tal como nas áreas administrativas, IT's e afins, seja em regime de outsourcing ou outro”.

8 de Março: Greve Feminista Internacional

Fevereiro 25, 2019

Sete ativistas explicam a importância da  greve feminista internacional de dia 8 de Março e apresentam os seus eixos: greve ao trabalho doméstico e assalariado, greve ao consumo, greve estudantil, numa perspetiva antirracista e interseccional.

Mais um sindicato lança pré-aviso para a greve feminista

Fevereiro 22, 2019

Depois do SNESup e do SIEAP, sindicatos do Ensino Superior e das Indústrias, Energia e Águas de Portugal, é a vez do STSSSS se juntar à greve feminista. Este sindicato emitiu um pré-aviso de greve para dia 8 de março pela eliminação das discriminações salariais.

Lançado Manifesto da greve feminista internacional de 8 de Março

Fevereiro 21, 2019

No Manifesto, disponível para subscrição, a Rede 8 de Março apela à mobilização das mulheres em defesa dos seus direitos e contra a desigualdade, a violência machista e o conservadorismo. Porque as violências que sofremos são múltiplas, a Greve convocada também o é.

Dia 8 de Março fazemos greve, eis o porquê

Fevereiro 19, 2019

Imaginemos um dia em que as mulheres não vão ao supermercado, não vão trabalhar, não vão à escola, não vão à faculdade, não fazem tarefas domésticas, um dia de greve feminista.

Ensino Superior com pré-aviso para a greve feminista

Fevereiro 19, 2019

O SNESup anunciou que, tal como já o fizera o SIEAP, vai apresentar um pré-aviso de greve para o dia 8 de março. No setor da Ciência e do Ensino Superior as assimetrias “são muito significativas” e agravam-se nos lugares cimeiros das carreiras.

Coisas de toda a gente

Fevereiro 17, 2019

O feminismo é uma coisa de mulheres e de homens. É por causa da democracia e dos direitos de todos/as que eu sou feminista e apoio a greve feminista de 8 de março.

“Justiça machista, resistência feminista”

Fevereiro 14, 2019

Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Aveiro foram palco de iniciativas contra a violência machista. Este ano, 10 mulheres foram vítimas de femicídio. Sandra Cunha lembrou que “a violência doméstica é o crime que mais mata neste país”. Todavia, continua “a ser considerado um crime menor no nosso ordenamento jurídico”.