Está aqui

Glifosato - o herbicida cancerígeno

Áustria e Luxemburgo já baniram o uso do glifosato e na Alemanha o mesmo aconecerá em 2023

Glifosato: Bayer vai pagar mais de 10 mil milhões de dólares

Junho 25, 2020

A Bayer quer encerrar 95.000 processos com que se confronta nos EUA, que têm origem nas acusações contra a Monsanto e o glifosato, considerado provavelmente cancerígeno. A gigante química alemã reserva mais mil milhões para outras indemnizações com o mesmo produto.

Lançada campanha “Agro-ambientais sem glifosato”

Fevereiro 10, 2020

Destacando que os herbicidas, em particular o glifosato, estão a poluir o solo, a água, os alimentos e as pessoas, tornando-se um grave problema ambiental e de saúde pública, a Plataforma Transgénicos Fora reivindica uma agricultura regenerativa, climática, sem organismos geneticamente modificados e com mais carbono no solo.

Luxemburgo é o primeiro país europeu a proibir o glifosato

Janeiro 17, 2020

A medida será concretizada no fim deste ano e tem a sua primeira etapa já em fevereiro, com a retirada da licença de comercialização. Estado vai indemnizar explorações agrícolas e vitícolas afetadas.

Bloco defende: “Aplicação do princípio da precaução do uso de fitofármacos, nomeadamente através da interdição do glifosato e de produtos especialmente danosos para as populações de abelhas”

Glifosato: Bayer enfrenta 18.400 processos judiciais só nos EUA

Julho 30, 2019

A Bayer já foi condenada três vezes nos Estados Unidos a indemnizar doentes com cancro. Em Portugal, o glifosato já é proibido em espaços públicos, mas a maioria das autarquias continua a utilizá-lo na limpeza das ruas. O Bloco propõe a sua interdição.

Protesto Stop BayerMonsanto, Berlim, 19 de abril de 2017 – Foto de Eldorado dos Carajás/flickr

Glifosato: Tribunal norte-americano condena Bayer a pagar 71 milhões de euros

Março 28, 2019

O tribunal já tinha considerado o herbicida Roundup como a causa de um linfoma não-Hodgkins diagnosticado ao norte-americano Edwin Hardeman e, agora, o júri condenou a Bayer, que comprou a Monsanto em 2018, a pagar uma indemnização de 71 milhões de euros.

Glifosato: júri norte-americano culpa Roundup por cancro

Março 20, 2019

O julgamento do caso de Edwin Hardeman, um agricultor que utilizou o herbicida da Monsanto durante mais de 25 anos, chegou ao fim da sua primeira parte. O júri decidiu que o Roundup causou cancro no septuagenário. A decisão deste caso influenciará centenas de outros que lhe estão agregados.

Embalagem de Glifosato.

Glifosato: Bloco quer mais restrições ao uso e análises obrigatórias à agua

Março 11, 2019

Bloco de Esquerda entregou três projetos de lei que propõem a proibição do uso de glifosato em zonas urbanas, de lazer e em vias de comunicação, assim como usos não-profissionais. Análises à presença do herbicida na água devem também tornar-se obrigatórias. Para a deputada Maria Manuel Rola, deve prevalecer princípio da precaução face à ineficácia da lei atual.

Glifosato: Tribunal obriga Agência de Segurança Alimentar a mostrar estudos

Março 7, 2019

Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar vai ser obrigada a apresentar dados dos estudos científicos sobre a toxicidade do glifosato. O Tribunal Europeu considera que estes dados são de “interesse público”.

Campanha anti-glifosato. Fotografia de Global Justice Now/Flickr.

Fim do glifosato será discutido no parlamento

Fevereiro 26, 2019

Uma petição contra o uso do herbicida chegou às 15 mil assinaturas, podendo, assim, ser levada à discussão parlamentar.

Campanha anti-glifosato. Foto de Global Justice Now/Flickr.

Glifosato pode aumentar risco de cancro do sangue

Fevereiro 20, 2019

Glifosato pode estar associado a um risco acrescido de linfoma não-Hodgkin, uma forma de cancro do sangue, revela novo estudo. Conclusões deverão alimentar batalha judicial em torno do glifosato.

Glifosato: Instituições europeias continuam a envenenar pessoas de forma consciente

Fevereiro 5, 2019

Entrevistado por Marisa Matias, Younous Omarjee, eurodeputado de La France Insoumise, afirmou que, “hoje em dia, opta-se mais pelos interesses económicos da grande indústria do que pela saúde pública dos cidadãos europeus”.

Marca de glifosato da Monsanto proibida em França

Janeiro 16, 2019

O Roundup Pro 360, a marca de herbicida da Monsanto, viu a sua licença em França cancelada no seguimento de uma decisão do tribunal. Nos EUA a mesma empresa enfrenta centenas de processos judiciais que a acusam de causar cancro.

Foto de Mike Mozart/Flickr

Glifosato: autores de relatório da UE copiaram-no da Monsanto

Janeiro 15, 2019

O relatório europeu sobre os riscos do glifosato foi quase totalmente copiado das informações divulgadas pela Monsanto. Foi com base nesse relatório que a União Europeia (UE) renovou a autorização de utilização, por cinco anos, do herbicida cancerígeno.

Ultrassom que constatou a má-formação no filho de Maria Félix. Ele morreu ainda no útero, com 25 semanas, por causa de má-formação no abdómen e no coração

A cidade em que o glifosato contamina o leite materno e mata até quem ainda nem nasceu

Setembro 21, 2018

Em Uruçuí, a 459 km de Teresina, no Piauí, Brasil, o agrotóxico glifosato, é usado em grandes plantações de soja e de milho. Estima-se que uma em cada quatro grávidas da cidade tenha sofrido aborto. Por Nayara Felizardo

Ministro francês da Transição Ecológica bate com a porta

Agosto 28, 2018

Nicolas Hulot queixa-se de se “sentir completamente só” e de só ter conseguido “dar pequenos passos”. Melénchon avisa que “Macronia” está a “entrar em decomposição”.

Bayer/Monsanto enfrenta 8 mil processos nos EUA por causa do glifosato

Agosto 23, 2018

A empresa reconhece o aumento do número de queixas em tribunal, contabilizado ainda antes da histórica condenação a pagar uma indemnização milionária ao jardineiro que contraiu cancro.

Glifosato: Quercus recebeu 15 denúncias de uso proibido

Agosto 18, 2018

A utilização de herbicidas com glifosato em espaços públicos é proibida em Portugal, mas ninguém fiscaliza o cumprimento da lei.

Glifosato já é proibido em espaços públicos em Portugal

Agosto 14, 2018

A condenação da Monsanto/Bayer nos EUA voltou a colocar o glifosato na mira das autoridades. Em Portugal, a proposta do Bloco para proibir o seu uso em espaços públicos foi chumbada em 2016 pela direita e o PCP, mas o governo retomou-a meses depois.

Glifosato: Monsanto condenada a pagar 289 milhões de dólares a jardineiro

Glifosato: Monsanto condenada a pagar 289 milhões de dólares

Agosto 11, 2018

Dewayne Johnson, de 47 anos, tem um cancro em fase terminal devido à exposição continuada ao Roundup, um produto à base de glifosato, o herbicida mais vendido em Portugal. Ficou também provado que a Monsanto optou por ignorar os alertas para a perigosidade do seu produto.

EUA: Glifosato leva Monsanto a julgamento

Julho 15, 2018

O Roundup é vendido há mais de 40 anos, e é um dos agrotóxicos mais utilizados no mundo, vendido em 160 países. A sua utilização é internacionalmente questionada por inúmeros estudos científicos que revelam o caráter cancerígeno do composto glifosato. Por Júlia Dolce, Brasil de Fato.

"Stop Bayer Monsanto: Morte nos campos, veneno nos alimentos!", pode ler-se na faixa

EUA autorizam venda da Monsanto à Bayer

Maio 30, 2018

O governo dos EUA autorizou a venda, com a condição da Bayer se desfazer da área agrícola. A Comissão Europeia já tinha autorizado a operação, que “terá controlo total sobre a nossa cadeia de valor alimentar”.

Bayer/Monsanto: Luz verde de Bruxelas “é dia triste para a Europa”

Março 21, 2018

A Comissão Europeia deu a sua aprovação à compra da Monsanto pela Bayer, acentuando o regime de oligopólio na indústria agroalimentar, denuncia a bancada do GUE/NGL no Parlamento Europeu.

Monsanto intima Avaaz para obter dados privados da organização

Fevereiro 19, 2018

A Avaaz informa que recebeu uma intimação judicial de 168 páginas da Monsanto, que exige a entrega de “todos os emails, anotações ou qualquer registo que mencione a Monsanto, incluindo nomes e emails de membros que assinaram campanhas” sobre a mega corporação.

União Europeia vai alargar licença do glifosato por mais 5 anos

Novembro 27, 2017

Quercus e Zero criticam prolongamento do uso do herbicida glifosato e acusam “lobby da agricultura intensiva e industrial” e “grandes empresas” de estarem por detrás desta decisão.

Glifosato: “Bruxelas quer evitar controlo democrático”

Outubro 13, 2017

Eurodeputados do GUE/NGL insurgem-se contra a proposta da Comissão Europeia para prolongar a autorização deste herbicida por mais dez anos.