Está aqui

Glifosato - o herbicida cancerígeno

Protesto Stop BayerMonsanto, Berlim, 19 de abril de 2017 – Foto de Eldorado dos Carajás/flickr

Glifosato: Tribunal norte-americano condena Bayer a pagar 71 milhões de euros

Março 28, 2019

O tribunal já tinha considerado o herbicida Roundup como a causa de um linfoma não-Hodgkins diagnosticado ao norte-americano Edwin Hardeman e, agora, o júri condenou a Bayer, que comprou a Monsanto em 2018, a pagar uma indemnização de 71 milhões de euros.

Glifosato: júri norte-americano culpa Roundup por cancro

Março 20, 2019

O julgamento do caso de Edwin Hardeman, um agricultor que utilizou o herbicida da Monsanto durante mais de 25 anos, chegou ao fim da sua primeira parte. O júri decidiu que o Roundup causou cancro no septuagenário. A decisão deste caso influenciará centenas de outros que lhe estão agregados.

Embalagem de Glifosato.

Glifosato: Bloco quer mais restrições ao uso e análises obrigatórias à agua

Março 11, 2019

Bloco de Esquerda entregou três projetos de lei que propõem a proibição do uso de glifosato em zonas urbanas, de lazer e em vias de comunicação, assim como usos não-profissionais. Análises à presença do herbicida na água devem também tornar-se obrigatórias. Para a deputada Maria Manuel Rola, deve prevalecer princípio da precaução face à ineficácia da lei atual.

Glifosato: Tribunal obriga Agência de Segurança Alimentar a mostrar estudos

Março 7, 2019

Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar vai ser obrigada a apresentar dados dos estudos científicos sobre a toxicidade do glifosato. O Tribunal Europeu considera que estes dados são de “interesse público”.

Campanha anti-glifosato. Fotografia de Global Justice Now/Flickr.

Fim do glifosato será discutido no parlamento

Fevereiro 26, 2019

Uma petição contra o uso do herbicida chegou às 15 mil assinaturas, podendo, assim, ser levada à discussão parlamentar.

Campanha anti-glifosato. Foto de Global Justice Now/Flickr.

Glifosato pode aumentar risco de cancro do sangue

Fevereiro 20, 2019

Glifosato pode estar associado a um risco acrescido de linfoma não-Hodgkin, uma forma de cancro do sangue, revela novo estudo. Conclusões deverão alimentar batalha judicial em torno do glifosato.

Glifosato: Instituições europeias continuam a envenenar pessoas de forma consciente

Fevereiro 5, 2019

Entrevistado por Marisa Matias, Younous Omarjee, eurodeputado de La France Insoumise, afirmou que, “hoje em dia, opta-se mais pelos interesses económicos da grande indústria do que pela saúde pública dos cidadãos europeus”.

Marca de glifosato da Monsanto proibida em França

Janeiro 16, 2019

O Roundup Pro 360, a marca de herbicida da Monsanto, viu a sua licença em França cancelada no seguimento de uma decisão do tribunal. Nos EUA a mesma empresa enfrenta centenas de processos judiciais que a acusam de causar cancro.

Foto de Mike Mozart/Flickr

Glifosato: autores de relatório da UE copiaram-no da Monsanto

Janeiro 15, 2019

O relatório europeu sobre os riscos do glifosato foi quase totalmente copiado das informações divulgadas pela Monsanto. Foi com base nesse relatório que a União Europeia (UE) renovou a autorização de utilização, por cinco anos, do herbicida cancerígeno.

Ultrassom que constatou a má-formação no filho de Maria Félix. Ele morreu ainda no útero, com 25 semanas, por causa de má-formação no abdómen e no coração

A cidade em que o glifosato contamina o leite materno e mata até quem ainda nem nasceu

Setembro 21, 2018

Em Uruçuí, a 459 km de Teresina, no Piauí, Brasil, o agrotóxico glifosato, é usado em grandes plantações de soja e de milho. Estima-se que uma em cada quatro grávidas da cidade tenha sofrido aborto. Por Nayara Felizardo

Ministro francês da Transição Ecológica bate com a porta

Agosto 28, 2018

Nicolas Hulot queixa-se de se “sentir completamente só” e de só ter conseguido “dar pequenos passos”. Melénchon avisa que “Macronia” está a “entrar em decomposição”.

Bayer/Monsanto enfrenta 8 mil processos nos EUA por causa do glifosato

Agosto 23, 2018

A empresa reconhece o aumento do número de queixas em tribunal, contabilizado ainda antes da histórica condenação a pagar uma indemnização milionária ao jardineiro que contraiu cancro.

Glifosato: Quercus recebeu 15 denúncias de uso proibido

Agosto 18, 2018

A utilização de herbicidas com glifosato em espaços públicos é proibida em Portugal, mas ninguém fiscaliza o cumprimento da lei.

Glifosato já é proibido em espaços públicos em Portugal

Agosto 14, 2018

A condenação da Monsanto/Bayer nos EUA voltou a colocar o glifosato na mira das autoridades. Em Portugal, a proposta do Bloco para proibir o seu uso em espaços públicos foi chumbada em 2016 pela direita e o PCP, mas o governo retomou-a meses depois.

Glifosato: Monsanto condenada a pagar 289 milhões de dólares a jardineiro

Glifosato: Monsanto condenada a pagar 289 milhões de dólares

Agosto 11, 2018

Dewayne Johnson, de 47 anos, tem um cancro em fase terminal devido à exposição continuada ao Roundup, um produto à base de glifosato, o herbicida mais vendido em Portugal. Ficou também provado que a Monsanto optou por ignorar os alertas para a perigosidade do seu produto.

EUA: Glifosato leva Monsanto a julgamento

Julho 15, 2018

O Roundup é vendido há mais de 40 anos, e é um dos agrotóxicos mais utilizados no mundo, vendido em 160 países. A sua utilização é internacionalmente questionada por inúmeros estudos científicos que revelam o caráter cancerígeno do composto glifosato. Por Júlia Dolce, Brasil de Fato.

União Europeia vai alargar licença do glifosato por mais 5 anos

Novembro 27, 2017

Quercus e Zero criticam prolongamento do uso do herbicida glifosato e acusam “lobby da agricultura intensiva e industrial” e “grandes empresas” de estarem por detrás desta decisão.

Glifosato: “Bruxelas quer evitar controlo democrático”

Outubro 13, 2017

Eurodeputados do GUE/NGL insurgem-se contra a proposta da Comissão Europeia para prolongar a autorização deste herbicida por mais dez anos.

 

Estudo revela glifosato em alimentos biológicos

Junho 29, 2017

No âmbito de um estudo promovido pela revista Visão, foram detetados pesticidas em 21 géneros alimentícios de produção vegetal biológica. A análise a couves recolhidas no processo detetou uma quantidade de glifosato 12 vezes mais do que o máximo permitido por lei.

Glifosato, conhecido pelo nome comercial de Roundup, continua a poder ser utilizado em atividades agrícolas em Portugal.

Califórnia declara Glifosato como cancerígeno

Junho 28, 2017

O Estado norte americano vai incluir o herbicida da Monsanto na lista de produtos que provocam cancro. Na Europa, uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos para o banir já ultrapassou um milhão de assinaturas e será entregue no início de julho. Em Portugal, continua a poder ser utilizado em atividades agrícolas.

Glifosato: Cientista alerta Juncker para falhas das agências europeias

Maio 30, 2017

A avaliação europeia do risco para a saúde do uso de glifosato passou ao lado de oito casos de aumento de tumores após exposição ao herbicida, denuncia um dos cientistas mais reconhecidos no campo da saúde ambiental.

Protesto contra Glifosato

Governo assume proposta do Bloco e proíbe glifosato no espaço público

Dezembro 12, 2016

Após o chumbo da proposta do Bloco com os vostos da direita e PCP, o Governo avança com decreto-lei e proíbe o glifosato no espaço público.

Países da UE não chegam a acordo sobre utilização do glifosato

Maio 19, 2016

Há cerca de dois meses, a Comissão Europeia tentou prolongar a licença para a venda e uso do herbicida no espaço comunitário, que termina já a 30 de junho. Não conseguiu os apoios necessários e adiou a decisão para esta quinta-feita. Vários países voltaram hoje a opor-se ao prolongamento e a decisão voltou a ser adiada.

Saiba se no seu concelho é usado glifosato nos espaços públicos

Maio 18, 2016

O Bloco de Esquerda questionou por escrito todas as Câmaras Municipais do país sobre o uso de glifosato nos espaços públicos. Confira se no seu concelho se recorre a este perigoso herbicida cancerígeno.

Direita e PCP chumbam proibição do glifosato em meio urbano

Maio 18, 2016

Na discussão sobre a proposta do Bloco relativa à proibição de aplicação de produtos contendo glifosato em zonas urbanas, de lazer e vias de comunicação, o deputado Jorge Costa afirmou que, nos últimos anos, este produto tornou-se numa forma de “pagar em contaminação aquilo que se poupa em postos de trabalho e investimento sustentável”. O projeto foi chumbado pela direita e pelo PCP.