Está aqui

Glifosato - o herbicida cancerígeno

Bayer/Monsanto enfrenta 8 mil processos nos EUA por causa do glifosato

Agosto 23, 2018

A empresa reconhece o aumento do número de queixas em tribunal, contabilizado ainda antes da histórica condenação a pagar uma indemnização milionária ao jardineiro que contraiu cancro.

Glifosato: Quercus recebeu 15 denúncias de uso proibido

Agosto 18, 2018

A utilização de herbicidas com glifosato em espaços públicos é proibida em Portugal, mas ninguém fiscaliza o cumprimento da lei.

Glifosato já é proibido em espaços públicos em Portugal

Agosto 14, 2018

A condenação da Monsanto/Bayer nos EUA voltou a colocar o glifosato na mira das autoridades. Em Portugal, a proposta do Bloco para proibir o seu uso em espaços públicos foi chumbada em 2016 pela direita e o PCP, mas o governo retomou-a meses depois.

Glifosato: Monsanto condenada a pagar 289 milhões de dólares a jardineiro

Glifosato: Monsanto condenada a pagar 289 milhões de dólares

Agosto 11, 2018

Dewayne Johnson, de 47 anos, tem um cancro em fase terminal devido à exposição continuada ao Roundup, um produto à base de glifosato, o herbicida mais vendido em Portugal. Ficou também provado que a Monsanto optou por ignorar os alertas para a perigosidade do seu produto.

EUA: Glifosato leva Monsanto a julgamento

Julho 15, 2018

O Roundup é vendido há mais de 40 anos, e é um dos agrotóxicos mais utilizados no mundo, vendido em 160 países. A sua utilização é internacionalmente questionada por inúmeros estudos científicos que revelam o caráter cancerígeno do composto glifosato. Por Júlia Dolce, Brasil de Fato.

União Europeia vai alargar licença do glifosato por mais 5 anos

Novembro 27, 2017

Quercus e Zero criticam prolongamento do uso do herbicida glifosato e acusam “lobby da agricultura intensiva e industrial” e “grandes empresas” de estarem por detrás desta decisão.

Glifosato: “Bruxelas quer evitar controlo democrático”

Outubro 13, 2017

Eurodeputados do GUE/NGL insurgem-se contra a proposta da Comissão Europeia para prolongar a autorização deste herbicida por mais dez anos.

 

Estudo revela glifosato em alimentos biológicos

Junho 29, 2017

No âmbito de um estudo promovido pela revista Visão, foram detetados pesticidas em 21 géneros alimentícios de produção vegetal biológica. A análise a couves recolhidas no processo detetou uma quantidade de glifosato 12 vezes mais do que o máximo permitido por lei.

Glifosato, conhecido pelo nome comercial de Roundup, continua a poder ser utilizado em atividades agrícolas em Portugal.

Califórnia declara Glifosato como cancerígeno

Junho 28, 2017

O Estado norte americano vai incluir o herbicida da Monsanto na lista de produtos que provocam cancro. Na Europa, uma Iniciativa Legislativa de Cidadãos para o banir já ultrapassou um milhão de assinaturas e será entregue no início de julho. Em Portugal, continua a poder ser utilizado em atividades agrícolas.

Glifosato: Cientista alerta Juncker para falhas das agências europeias

Maio 30, 2017

A avaliação europeia do risco para a saúde do uso de glifosato passou ao lado de oito casos de aumento de tumores após exposição ao herbicida, denuncia um dos cientistas mais reconhecidos no campo da saúde ambiental.

Protesto contra Glifosato

Governo assume proposta do Bloco e proíbe glifosato no espaço público

Dezembro 12, 2016

Após o chumbo da proposta do Bloco com os vostos da direita e PCP, o Governo avança com decreto-lei e proíbe o glifosato no espaço público.

Países da UE não chegam a acordo sobre utilização do glifosato

Maio 19, 2016

Há cerca de dois meses, a Comissão Europeia tentou prolongar a licença para a venda e uso do herbicida no espaço comunitário, que termina já a 30 de junho. Não conseguiu os apoios necessários e adiou a decisão para esta quinta-feita. Vários países voltaram hoje a opor-se ao prolongamento e a decisão voltou a ser adiada.

Saiba se no seu concelho é usado glifosato nos espaços públicos

Maio 18, 2016

O Bloco de Esquerda questionou por escrito todas as Câmaras Municipais do país sobre o uso de glifosato nos espaços públicos. Confira se no seu concelho se recorre a este perigoso herbicida cancerígeno.

Direita e PCP chumbam proibição do glifosato em meio urbano

Maio 18, 2016

Na discussão sobre a proposta do Bloco relativa à proibição de aplicação de produtos contendo glifosato em zonas urbanas, de lazer e vias de comunicação, o deputado Jorge Costa afirmou que, nos últimos anos, este produto tornou-se numa forma de “pagar em contaminação aquilo que se poupa em postos de trabalho e investimento sustentável”. O projeto foi chumbado pela direita e pelo PCP.

Glifosato: o sectarismo faz mal à saúde

Maio 18, 2016

A surpresa veio do PCP, que mudou o seu voto para se juntar à direita. Assim chumbou a proibição do uso deste herbicida cancerígeno no espaço público.

Parlamento deverá proibir uso de glifosato nos espaços públicos

Maio 17, 2016

Projeto lei do Bloco sobre o problema de contaminação pública vai ser discutido em plenário da Assembleia da República esta quarta-feira. Deputado bloquista Jorge Costa diz que “haverá maioria no parlamento” para proibir uso nos espaços públicos.

Glifosato na urina? 48 eurodeputados fizeram o teste. Juncker não quis…

Maio 14, 2016

Na semana em que os países europeus decidem sobre a autorização do glifosato presente nos herbicidas, um grupo de eurodeputados decidiu mostrar como esta substância tóxica já está presente com níveis preocupantes no corpo humano.

Bloco anuncia debate potestativo para proibir uso de glifosato no espaço público

Maio 10, 2016

"Devemos defender as pessoas deste herbicida, defender a saúde pública e o direito a usufruírem dos seus espaços públicos", defendeu Pedro Filipe Soares na sessão de encerramento das jornadas parlamentares, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.  

Ação do Corporate European Observatory em Bruxelas no dia 7 de março de 2016

O herbicida cancerígeno glifosato está a contaminar o país

Maio 1, 2016

Análises da Plataforma Transgénicos Fora, feitas pela primeira vez, revelam que existe elevada contaminação com glifosato em Portugal. Bloco propôs proibição mas AR recusou. O deputado Jorge Costa declara que situação “é totalmente inaceitável” e espera que a posição ambígua do governo se altere em breve.

Roundup, Glifosato da Monsanto – Foto de Mike Mozart/flickr

Não há alternativa ao Glifosato?

Abril 18, 2016

Pensar nas alternativas ao uso deste pesticida obriga a uma reflexão prévia sobre os motivos do seu uso. No quadro atual, se a facilidade de acesso aos pesticidas se mantiver, essa será, infelizmente, a escolha maioritária que endividará o nosso futuro. Por Ricardo Vicente.

Parlamento debate proibição do carcinogéneo glifosato

Abril 13, 2016

A AR debate nesta quarta-feira um projeto do Bloco de Esquerda que recomenda que o governo vote contra a renovação do glifosato na UE e que proíba o seu uso e comercialização em Portugal. A OMS considera que o herbicida glifosato, o mais vendido em Portugal, pode causar cancro.

Bruxelas adia votação para prorrogar uso do glifosato

Março 9, 2016

A oposição de vários países fez adiar  a decisão da Comissão Europeia sobre a renovação por 15 anos da autorização do uso da substância do herbicida RoundUp.

Por que é que o glifosato deve ser banido?

Fevereiro 27, 2016

A 7 de março, os governos da União Europeia votam se se renova ou não a autorização ao uso do glifosato. A licença expira a 30 de junho, a Comissão coloca-se ao lado do agronegócio e propõe um prolongamento até 2031. Estaremos condenados a viver rodeados por este composto? Por Nelson Peralta

Autarquias continuam a utilizar carcinogéneo glifosato

Fevereiro 17, 2016

O Bloco de Esquerda questionou todas as autarquias do país sobre o uso do herbicida. Apesar dos riscos para a saúde pública, das 91 Câmaras Municipais que já responderam até ao momento, 75 usam glifosato.  

Herbicida glifosato: Veredito científico versus grandes interesses económicos

Novembro 9, 2015

Relatório da Organização Mundial da Saúde sobre efeito cancerígeno do princípio ativo do herbicida Roundup, da empresa Monsanto, gera enorme polémica. Interesses económicos em jogo são significativos e uma penalização da comercialização do herbicida teria consequências significativas para a multinacional. Artigo de Sergio Ferrari.