China no tempo de Xi Jinping

Guarda assistindo à declaração final do 18º Congresso do Partido Comunista Chinês. Beijing, novembro de 2012.

China lança novo guia de conduta moral para cidadãos

Outubro 30, 2019

No código moral proposto pelo Partido Comunista Chinês há regras de etiqueta sobre como cantar o hino, apelos a ser “civilizado” em público e “defender a honra da China” quando se estiver no estrangeiros. O “pensamento de Xi Jinping” torna-se a bússola da conduta pretendida. Mao e Deng são omitidos.

Imagem da aplicação Xuexi Qiangguo.

Jornalistas chineses obrigados a fazer teste sobre o pensamento do presidente

Setembro 20, 2019

Dez mil jornalistas e editores chineses serão obrigados a fazer um teste sobre “o pensamento de Xi Jinping”. A renovação da carteira de jornalista fica dependente do resultado obtido.

Portas de entrada da fábrica da Foxconn em Zhengzhou, China. Foto: China Labour Watch.

Fábrica do iPhone viola a lei laboral chinesa

Setembro 9, 2019

Os trabalhadores que produzem o iPhone na fábrica da Foxconn em Zhengzhou, na China, estão sujeitos a abusos que violam a própria lei laboral chinesa, afirma relatório de uma ONG que recolheu testemunhos e dados no local. Empresas admitiram alguns dos abusos.

O que é o Sistema de Crédito Social na China?

Junho 23, 2019

Cidadãos e empresas recompensadas ou punidas pelo seu comportamento social: será isto um pesadelo saído de uma ficção distópica ou uma ferramenta para responsabilizar governantes e empresas? Artigo de Meg Jing Zen.

Wikipedia bloqueada na China

Maio 15, 2019

Artigos sobre alguns temas há muito que estavam inacessíveis. E a versão em mandarim já estava bloqueada desde abril. Agora, a proibição de acesso foi estendida a todas as línguas em que a enciclopédia colaborativa mundial é escrita. A Fundação Wikipedia diz que o mundo fica “mais pobre”.

Mapa da iniciativa rota da seda. Gráfico de Lommes/Wikimedia Commons.

Xi Jinping promove na Europa a rota da seda desejada e temida

Março 23, 2019

O líder chinês visita a partir de hoje a Itália, que vai integrar o seu megaprojeto de construção de infraestruturas de transporte entre a China e a Europa. A nova rota da seda traz grandes investimentos, mas incomoda as elites políticas da Europa e EUA.

Na 13ª Assembleia Popular Nacional da China, o Governo anunciou para 2019 um crescimento do PIB entre 6 e 6,5%, o mais baixo desde 1990

China prevê menor crescimento para 2019

Março 5, 2019

Na sessão anual da Assembleia Nacional da China, o primeiro-ministro Li Keqiang anunciou a previsão de crescimento do PIB para 2019 entre 6 e 6,5%, o mais baixo desde 1990, e medidas para “enfrentar” uma situação difícil, nomeadamente a guerra comercial com os EUA.

China: milhões de pessoas impedidas de viajar devido ao "crédito social"

Fevereiro 18, 2019

17,46 milhões de chineses estão impedidos de comprar bilhetes de avião e 5,47 milhões não podem comprar bilhetes de comboios de alta velocidade. O motivo: estão “desacreditados” segundo o sistema de crédito social que o governo chinês está a implementar no país.

Protesto de trabalhadores de empresa de transporte de comida rápida, Chongqing – Foto de China Labour Bulletin

China em 2019: desaceleração da economia e desigualdade impõem novas prioridades

Janeiro 19, 2019

Os líderes da segunda maior economia do mundo enfrentam, em 2019, algumas das decisões políticas mais difíceis dos últimos anos. Por Lily Kuo

Mao Xinyu (terceiro a contar da esquerda), neto de Mao Zedong, e outros familiares do líder da Revolução Chinesa – Foto de domínio público

China: Polícia detém líder estudantil no aniversário de Mao

Dezembro 28, 2018

A polícia da capital chinesa deteve na passada quarta-feira o chefe de um grupo de estudos marxistas da Universidade de Beijing, quando ia participar numa comemoração do aniversário do nascimento de Mao Zedong.

A nova rota da seda constitui a estratégia expansionista mundial de Xi Jinping

A “nova era” de Xi

Dezembro 22, 2018

Em 2018, a China reconfigurou o poder, reforçando significativamente a liderança de Xi Jinping. Simultaneamente, o “Império do Meio” vem definindo uma estratégia de expansão mundial e exemplificou a aplicação prática do seu poder com a repressão implacável em Xinjiang. Por Carlos Santos

Imperialismo chinês

Dezembro 10, 2018

Agora que a vasta corte do presidente vitalício Xi Jinping abandonou Portugal, será porventura útil aclarar algumas referências chave sobre a potência oriental.

A China dissidente – parte 2

Dezembro 6, 2018

Campos de reeducação massiva para a minoria uigur, prisão de ativistas laborais e de jovens inspirados pelo legado político de Mao. Xi Jinping introduziu mudanças na forma de lidar com a dissidência. Esta é a segunda parte do retrato sobre a China dissidente.

A China dissidente - parte 1

Dezembro 4, 2018

Jovens comunistas, a minoria muçulmana, novos pobres urbanos, LGBTQ+, feministas, grevistas e sindicalistas. São uma China diferente, tão longe das imagens orientalistas ocidentais quanto dos discursos oficiais.

Xi Jinping em Angra do Heroísmo em 24 de julho de 2014 – Foto de Antonio Araujo/Epa/Lusa

Bloco recusa participar nas cerimónias com o Presidente da China

Dezembro 3, 2018

O Bloco não participará nas cerimónias relacionadas com a visita Xi Jinping, uma vez que “nada mudou desde 2010, continua o desrespeito pelos direitos humanos e a repressão”.

Campanha contra a pena de morte - Foto de Amnistia Internacional Hong-Kong

China: o país onde mais pessoas são executadas

Dezembro 3, 2018

A China continua a ser o país onde mais pessoas são executadas. Segundo a Amnistia Internacional, todos os anos são condenadas à morte e executadas milhares de pessoas na China, mais do que no resto do mundo.