Está aqui

China no tempo de Xi Jinping

Protesto de trabalhadores de empresa de transporte de comida rápida, Chongqing – Foto de China Labour Bulletin

China em 2019: desaceleração da economia e desigualdade impõem novas prioridades

Janeiro 19, 2019

Os líderes da segunda maior economia do mundo enfrentam, em 2019, algumas das decisões políticas mais difíceis dos últimos anos. Por Lily Kuo

Mao Xinyu (terceiro a contar da esquerda), neto de Mao Zedong, e outros familiares do líder da Revolução Chinesa – Foto de domínio público

China: Polícia detém líder estudantil no aniversário de Mao

Dezembro 28, 2018

A polícia da capital chinesa deteve na passada quarta-feira o chefe de um grupo de estudos marxistas da Universidade de Beijing, quando ia participar numa comemoração do aniversário do nascimento de Mao Zedong.

A nova rota da seda constitui a estratégia expansionista mundial de Xi Jinping

A “nova era” de Xi

Dezembro 22, 2018

Em 2018, a China reconfigurou o poder, reforçando significativamente a liderança de Xi Jinping. Simultaneamente, o “Império do Meio” vem definindo uma estratégia de expansão mundial e exemplificou a aplicação prática do seu poder com a repressão implacável em Xinjiang. Por Carlos Santos

Imperialismo chinês

Dezembro 10, 2018

Agora que a vasta corte do presidente vitalício Xi Jinping abandonou Portugal, será porventura útil aclarar algumas referências chave sobre a potência oriental.

A China dissidente – parte 2

Dezembro 6, 2018

Campos de reeducação massiva para a minoria uigur, prisão de ativistas laborais e de jovens inspirados pelo legado político de Mao. Xi Jinping introduziu mudanças na forma de lidar com a dissidência. Esta é a segunda parte do retrato sobre a China dissidente.

A China dissidente - parte 1

Dezembro 4, 2018

Jovens comunistas, a minoria muçulmana, novos pobres urbanos, LGBTQ+, feministas, grevistas e sindicalistas. São uma China diferente, tão longe das imagens orientalistas ocidentais quanto dos discursos oficiais.

Xi Jinping em Angra do Heroísmo em 24 de julho de 2014 – Foto de Antonio Araujo/Epa/Lusa

Bloco recusa participar nas cerimónias com o Presidente da China

Dezembro 3, 2018

O Bloco não participará nas cerimónias relacionadas com a visita Xi Jinping, uma vez que “nada mudou desde 2010, continua o desrespeito pelos direitos humanos e a repressão”.

Campanha contra a pena de morte - Foto de Amnistia Internacional Hong-Kong

China: o país onde mais pessoas são executadas

Dezembro 3, 2018

A China continua a ser o país onde mais pessoas são executadas. Segundo a Amnistia Internacional, todos os anos são condenadas à morte e executadas milhares de pessoas na China, mais do que no resto do mundo.

O que é o Sistema de Crédito Social na China?

Novembro 3, 2018

Cidadãos e empresas recompensadas ou punidas pelo seu comportamento social: será isto um pesadelo saído de uma ficção distópica ou uma ferramenta para responsabilizar governantes e empresas? Artigo de Meg Jing Zen.