Está aqui

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 20 de Janeiro 2020

Lisboa quer eliminar o VIH e, antes disso, acabar com o estigma e a discriminação.

Artigo | 20 de Janeiro 2020

Só explicável pelas características e dificuldades dos próprios processos de formação e acumulação da burguesia portuguesa, este caso é único. Para compreender o Portugal de hoje, é necessário conhecê-lo. (Trechos do livro Os Donos Angolanos de Portugal, de Jorge Costa, Francisco Louçã e João Teixeira Lopes, 2014).

Artigos dossier | 20 de Janeiro 2020

O envelhecimento biológico não acontece por escolha do próprio. Mas só envelhece bem quem pode. Para que o envelhecimento não pese mais do que o inevitável, a comunidade tem de estar apetrechada para colaborar e o Estado tem de se preparar para intervir. Por Maria Luísa Cabral.

Artigos dossier | 20 de Janeiro 2020

Sim, é possível ter um envelhecimento com mais qualidade de vida, com mais saúde e com melhores respostas na doença, mas para isso é preciso adotar muitas medidas de reforço do SNS e apostar em mudança de alguns paradigmas. Por Moisés Ferreira.

Artigos dossier | 20 de Janeiro 2020

É necessário transformar a forma como envelhecemos e reposicionar os cidadãos seniores no conjunto do sistema de relações intergeracionais, sociais e económicas, alterando o reconhecimento e valorização social que, de modo global, fazemos destes cidadãos. Por Ana Freitas.

Artigos dossier | 20 de Janeiro 2020

Como não podia deixar de ser, as políticas de habitação, construção e urbanismo terão que mudar e ser desenhadas para esta população, promovendo e facilitando a sua autonomia e permitindo alternativas às respostas baseadas na institucionalização. Por Maria Manuel Rola.

Artigos dossier | 20 de Janeiro 2020

Nesta como em outras questões, urge adotar medidas que coloquem as pessoas e as suas opções no centro da política, potenciando a sua qualidade de vida. Haja vontade política para agir em conformidade! Por Graça Marques Pinto.

Artigos dossier | 20 de Janeiro 2020

“Envelhecer bem é trabalho para toda a vida” foi o tema do painel apresentado por Júlio Machado Vaz no Fórum Socialismo 2019. O médico psiquiatra abordou questões como a necessária transformação dos cuidados de saúde.

Artigos dossier | 20 de Janeiro 2020
No texto de apoio ao debate “Pela nossa saúde: respostas públicas para o envelhecimento”, que teve lugar no Fórum Socialismo 2019, Lúcia Cunha defende que "as políticas para o envelhecimento de qualidade devem ser políticas que pensem a qualidade de vida para todos nós, pensando no futuro de todas as gerações".
Artigos dossier | 20 de Janeiro 2020

Garantir o direito a um envelhecimento com qualidade e emancipado exige o combate à estigmatização da velhice e políticas públicas em conformidade em áreas como a saúde, a habitação, os rendimentos e o trabalho. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Event | 20 de Janeiro 2020

Ver cartaz e evento de facebook. Inscrições aqui.
Braga, Escola Secundária D Maria II.

Event | 20 de Janeiro 2020

Com Moisés Ferreira e Nelson Peralta. Ver cartaz.
Ovar, Auditório da Casa do Povo (Largo dos Bombeiros Voluntários, n. 87), 17h30.

Event | 20 de Janeiro 2020

Esta sessão contará com a participação de José Gusmão, Catarina Martins, José Manuel Pureza e Jorge Falcato. Ver cartaz.
Lisboa, Sala de Conferências do Gabinete do Parlamento Europeu, no Largo Jean Monnet, 14h.

Event | 20 de Janeiro 2020

Debate: O RAP em Debate no Café TAGV, 16h. Entrada livre
RAP, género e memória: os media e o seu papel na representatividade feminina, com Núria Pinto, jornalista Rimas e Batidas; Anti-racismo e RAP no feminino, com Pedro Varela, investigador Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Fixar o (in) visível. O mal sucedido sucesso dos primeiros grupos de RAP com mulheres a gravar em Portugal, com Soraia Simões de Andrade, investigadora Instituto de História Contemporânea, FCSH NOVA)
Sessão de autógrafos com Soraia Simões de Andrade, autora de “Fixar o (in) visível. Os Primeiros Passos do RAP em Portugal (1986-1998)”, Lisboa, Editora Caleidoscópio, 2019.
Cinema: Mulher na RAP (curta-metragem), de Raquel Freire, 18h. Estreia do filme realizado para o evento “RAP no Feminino”. Conversa pós-filme com a realizadora Raquel Freire. Entrada gratuita.
Música: Concerto RAP no Feminino no auditório TAGV, 21h30. Com Mynda Guevara (Cova da Moura), Pi (Abrantes/Coimbra), Muleca XIII (Rio de Janeiro), Blink (Lisboa). Mais informações.

Event | 20 de Janeiro 2020

Este concerto que cruza a música de intervenção cabo-verdiana com temas da autoria de José Mário Branco conta com a participação do seu filho, o músico Pedro Branco e tem como convidada especial a conhecida cantora cabo-verdiana Maria Alice. Com António Barbosa, no violino, Tonecas Lima e Bilocas, na guitarra, Djone Santos no cavaquinho e Blimundo na percussão, o espetáculo conta ainda com as vozes de Sofia Carvalho, Carla Correia e Charlie Mourão.
Amadora (Damaia), Cineteatro D. João V, 21h30.

Event | 20 de Janeiro 2020

Organização: Comunidade educativa da EB 2,3 Mário de Sá Carneiro, em colaboração com Associação de Pais do Agrupamento D. Nuno Alvares Pereira (APDNAP), o Movimento Escolas Sem Amianto (MESA), do qual este agrupamento de escolas foi um dos fundadores, e a associação ambientalista ZERO.
Loures, Camarate – início na EB 2,3 Mário de Sá Carneiro, 10h30.

Event | 20 de Janeiro 2020

Após a exibição do filme debate com Alexandra Santos, Yussef e Marinho Pina, facilitado por Sílvia Roque. Organização: Associação de Estudantes Guineenses em Coimbra, (DE)OTHERING/NHUMEP -CES , Teatro da Cerca de S. Bernardo. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.

Artigo | 20 de Janeiro 2020

Catarina Martins visitou esta segunda-feira o Hospital de Torres Vedras, onde se pronunciou sobre os problemas no serviço de Pediatria. Para a dirigente bloquista é preciso reforçar a oferta pediátrica nesta zona e formar médicos especialistas, ao contrário do que se fez o ano passado quando o concurso não passou do papel.

Audio | 20 de Janeiro 2020

O candidato à nomeação democrata para as presidenciais norte-americanas apresentou o seu plano para regular a canábis a nível federal. Saiba mais nesta edição do Quatro e Vinte.

Artigo | 20 de Janeiro 2020

À margem de uma visita ao hospital de Torres Vedras, Catarina Martins falou do caso Luanda Leaks. A coordenadora do Bloco destacou o papel dos parceiros de negócios portugueses de Isabel dos Santos como o grupo Sonae, o grupo Amorim e o grupo BPI.

Páginas