“Cavaco Silva é o verdadeiro vice-primeiro-ministro”

08 de November 2014 - 17:19

José Manuel Pureza dirigente do Bloco de Esquerda declarou à Lusa que as afirmações de Cavaco Silva, de que só antecipará eleições se houver alteração da lei eleitoral ou uma grave crise política, mostram que “Cavaco Silva está totalmente alinhado com o Governo, com a sua política” e com “a política de austeridade e de sujeição à União Europeia”.

PARTILHAR
Para José Manuel Pureza do Bloco de Esquerda as afirmações de Cavaco Silva mostram que “está totalmente alinhado com o Governo, com a sua política” e com “a política de austeridade e de sujeição à União Europeia” - Foto de Paulete Matos

Em entrevista ao jornal “Expresso”, publicada neste sábado, o presidente da República afirmou que só uma alteração da lei eleitoral pelo parlamento ou uma "grave crise política" poderiam antecipar o calendário previsto (entre 14 de setembro e 14 de outubro), através da dissolução do parlamento.

José Manuel Pureza, questionado pela Lusa, afirmou: "Tudo aquilo que o Governo e a sua política pretendem, Cavaco Silva faz. Isto faz-nos pensar que Cavaco Silva é o verdadeiro vice-primeiro-ministro deste Governo e esta entrevista mostra isso de uma maneira muito vincada".

O dirigente do Bloco de Esquerda sublinhou ainda que o facto de Cavaco Silva afirmar que é preciso que a Assembleia da República altere a lei eleitoral de 1999 para que possa mexer no calendário eleitoral é “um artifício puro e uma posição cínica”, porque Cavaco Silva “sabe que há uma maioria parlamentar no parlamento que irá blindar” qualquer tentativa de alteração neste sentido.