Grécia: produção industrial tem maior queda de sempre

01 de March 2012 - 15:14

Volume de novas encomendas também caiu da forma mais abrupta de sempre, e as novas encomendas de exportações reduziram-se pelo sexto mês consecutivo. Transportes fazem nova greve.

PARTILHAR
Transportes paralisaram mais uma vez, contra a degradação ods serviços. Foto de Oli4.D

A produção industrial da Grécia teve em fevereiro a maior queda dos últimos 13 anos. O Manufacturing Purchasing Managers calculado pela empresa Markit mostra que tanto a produção quanto o volume de novas encomendas caiu da forma mais abrupta de sempre, pelo menos nos 13 anos em que este índice é calculado. Também as novas encomendas de exportações caíram pelo sexto mês consecutivo.

A economia grega contraiu-se em 6,8% no ano de 2011, e a tendência prossegue este ano, que será o quinto ano consecutivo de recessão. O último dado do desemprego é de novembro, e aponta para uma taxa de 20,9%.

A deterioração de todas as condições económicas tem levado as empresas a reduzir as compras e os stocks para cortar custos. A subida dos preços dos combustíveis, do plástico e do aço levaram a uma subida dos custos de produção em fevereiro.

“Os problemas de acesso ao crédito, combinados com a austeridade, estão a minar a atividade e a procura, com poucos sinais de que a situação melhore em breve”, disse o economista Paul Smith, da Markit.

Greve geral de transportes

O país voltou a parar esta quinta-feira devido a uma greve geral dos transportes de 24 horas contra as novas medidas de austeridade. Os sindicatos dizem que os serviços estão a deteriorar-se devido aos cortes de gastos implementados pelo governo, que tem um compromisso com a troika de cortar 15 mil empregos públicos este ano.