Morreu o artista plástico João de Azevedo

02 de May 2020 - 15:23

João de Azevedo fez as ilustrações do disco “Com as minhas tamanquinhas” de José Afonso, realizou exposições a nível nacional e internacional e era o autor de todas as capas das agendas da Associação SOS Racismo.

João de Azevedo (1950-2020)

João de Azevedo nasceu em 1950, na Figueira da Foz, era artista plástico e trabalhou como consultor para a Comissão Europeia e para a Organização das Nações Unidas, como perito de cooperativas e de avaliação. João de Azevedo tinha página no facebook.

Em notícia publicada no site da Associação José Afonso (AJA) sobre a morte do seu associado João de Azevedo, assinala-se que ele era “detentor de uma técnica de desenho e pintura poderosos, tendo por base cores fortes e magnéticas que definiam ambientes de variadas culturas e marcavam fortemente o seu estilo”.

João de Azevedo foi o autor das ilustrações do disco “Com as minhas tamanquinhas” de José Afonso e realizou variadíssimas exposições a nível nacional e internacional, assim como exposições de pintura na AJA.

João de Azevedo era o autor de todas as capas das agendas da Associação SOS Racismo. A última, deste ano, foi dedicada aos “genocídios modernos e atuais”, refere a AJA. José Falcão do SOS Racismo, lamentando que “estes tempos estão a ser madrastos para a cultura e para as e os nossos amigos que, involuntariamente, nos têm deixado”, destaca que “o João de Azevedo já há alguns anos nos tem deslumbrado com as capas para as nossas publicações”.

Teófilo Duarte lembra, em vários posts no facebook, o artista plástico João de Azevedo, recordando nomeadamente que “o empenho do artista em homenagear o seu amigo Zeca revelou-nos trabalhos de excepção, e transformou-se numa das exposições que me deram mais gosto preparar”.