Referendos em Itália

02 de julho 2011 - 22:40
PARTILHAR

Neste dossier, no artigo A caminho de uma renovação democrática em Itália? é analisado o quadro político italiano e a derrota de Berlusconi nas eleições municipais realizadas 15 dias antes dos referendos. Itália: um triunfo da democracia real e Itália : um voto constituinte, dois textos sobre a importância política da vitória do Sim nos referendos. Escrevemos uma bela página da história revisita o caminho que levou à vitória, Rumo a um manifesto pelos bens comuns salienta a importância dos movimentos pela água, Democracia participativa contra a ditadura do mercado destaca o papel da cidadania e critica o Partido Democrata. Em Vídeos satíricos e Ópera de Verdi torna-se uma manifestação contra o governo divulgamos vídeos que tiveram um grande papel nas campanhas do Sim.

Depois da derrota nas municipais, Berlusconi teve nestes referendos a maior derrota política de toda a sua vida, fazendo antever um previsível fim do berlusconianismo em Itália. E nestas lutas, destaca-se o papel decisivo da cidadania activa, nomeadamente o movimento contra a privatização da água, que recolheu um milhão e quatrocentas mil assinaturas em defesa da água pública e constituiu comités por todo o país.

Também na internet, nomeadamente nas redes sociais, em blogues e sites alternativos a campanha foi intensa, organizou a participação de muitos e muitas activistas e foi decisiva para mobilizar o povo italiano para a vitória obtida.

Dossier organizado por Carlos Santos para esquerda.net

Termos relacionados: