Neste dossier, reunimos numa cronologia os casos de praxe violenta que chegaram ao conhecimento público através de denúncias ou notícias na comunicação social, incluindo os casos que avançaram para tribunal e nalguns casos conseguiram a condenação das instituições ou dos praxistas. Entrevistámos também o autor do documentário Praxis, Bruno Moraes Cabral, que fala do que viu na rodagem do filme e nos debates que se seguiram à sua estreia.
Para contar a história do debate parlamentar sobre as praxes, recuámos a 2008 para dar conta das conclusões desperdiçadas do relatório proposto pelo Bloco de Esquerda, que voltou agora a reapresentar essas propostas para apoiar os estudantes no combate ao abuso. E fomos mais atrás, ao final da década de 60, para compreender como a movimentação estudantil contra a ditadura também afetou a praxe coimbrã, através de um estudo de Miguel Cardina.
Apesar do silêncio e da indiferença na sociedade, houve um movimento a conseguir juntar personalidades da cultura em torno dum Manifesto Anti-Praxe em 2003. Este dossier traz algumas memórias desse ativismo no fim do século XX e republica uma reportagem feita em 1996 por Luísa Costa Gomes. O dossier conta ainda com as opiniões de José Soeiro, Catarina Isabel Martins, Ricardo Coelho, Rui Bebiano e João José Cardoso e dois vídeos: uma música anti-praxe e alguns depoimentos recolhidos num debate sobre o documentário "Praxis" dominado pelos praxistas em 2011 na Aula Magna.