Encontro no I FSL contribui para a integração Brasil-Portugal

19 de outubro 2007 - 0:00
PARTILHAR

O I Fórum de Software Livre, que contou com 3 auditórios simultâneos e mais de 40 intervenções por oradores Portugueses, Espanhóis, Alemães e Brasileiros com aproximadamente 200 congressistas aconteceu em grande. O público foi surpreendido com a interacção e reciprocidade com que a Comunidade de Software Livre funcionava.



Por Ralf Braga ( [email protected]), publicado originalmente aqui.





Sem dúvida que ficou claro que o Software Livre é um excelente modelo de negócios, como bem disse o pai do Shell Script mestre Júlio Neves, que também foi um dos oradores do evento. Software Livre é também uma questão de patriotismo e soberania, pois valorizando o Software Livre valorizamos o Know How nacional e os excelentes desenvolvedores e malta técnica que existe em Portugal. O evento apresentou diversidade de temas para todo tipo de público, desde programadores, administradores de sistemas, músicos, webdesigners, empresários etc...



Várias foram as empresas que palestraram, dentre algumas como Google, Sun, Ipbrick, DRI, Vertical One, Intranéia, Sapo bem como outros respeitáveis instituições como a Free Software Foundation - Europe, o Plano Tecnológico, o Ministério do Planejamento brasileiro e muitos outros...



O I FSL não esteve assim tão cheio mas como disse um dos congressistas...



- As pessoas que cá não estiveram perderam sem dúvida um excelente encontro e de muito conteúdo e valia.



Enfim para quem veio apenas aprender um pouco e acabou por conhecer pessoas muito motivadas em partilhar...



Muitas pessoas puderam aprender muito e, principalmente, conhecer outras pessoas e este é um caminho sem volta pois a cada encontro mais e mais pessoas se conhecem e o Software Livre toma mais forma.



Muitos medias cancelaram a cobertura e não percebemos o motivo mas os congressistas já repercutem o sucesso do Fórum em seus blogs pessoais e o mesmo acontece com as empresas que lá estiveram e souberam aproveitar esse fantástico encontro. Isso já era de se esperar e só fortalece os divulgadores de informação que não pode ser controlada.



Seguem algumas notícias e sites que mencionam o I FSL:



http://www.softwarelivre.org/news/10154 - Site com maior volume brasileiro com informações sobre Software Livre



http://www.softwarepublico.gov.br/web/one-entry?entry%5fid=2005692 - Site do Governo Federal brasileiro



http://br-linux.org/linux/ralf-braga-elogia-a-presenca-brasileira-no-forum-de-software-livre-de-lisboa - Site com muitas dicas sobre Linux e sem dúvida o mais frequentado.



Algumas pessoas mesmo antes do evento terminar relataram que a comunidade portuguesa não será mais a mesma após o evento, mostraram-se motivados para contribuir, ensinar, partilhar, esclarecer. Vamos todos torcer para que o nosso próximo encontro aconteça com mais participantes.



Agradecimentos especiais aos patrocinadores, oradores, visitantes e a empresa D´Vento em Popa, que fizeram deste evento uma realidade.



Veja aqui uma galeria de fotos do Fórum 

Termos relacionados: