Colóquio Internacional 100 anos de Paulo Freire

Por todo o mundo, multiplicam-se as iniciativas no âmbito do centenário de Paulo Freire. “Esperança, Ousadia, Indignação” é o tema da iniciativa que decorrerá a 8 de outubro, a partir das 10h30, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A entrada é livre, mas com inscrição prévia.

Ao longo do mês de outubro, irão decorrer várias iniciativas de celebração do centenário de Paulo Freire, dentro e fora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que visam “promover um diálogo crítico com a sua obra a partir das experiências passadas e dos desafios do presente”. As jornadas são organizadas pelo IS-UP, em articulação com parceiros como a Escola de Teatro Popular do Rio de Janeiro, a UMAR – Braga, o Instituto Paulo Freire de Portugal, o Teatro Universitário do Porto, o Coral de Letras da UP, a associação Tartaruga Falante e as livrarias Poetria e Travessa.

No dia 8 de outubro realizar-se-á o Colóquio Internacional 100 anos de Paulo Freire: “Esperança, Ousadia, Indignação”. A iniciativa, cuja abertura estará a cargo de João Teixeira Lopes (Instituto de Sociologia, UP), Luiza Cortesão (Instituto Paulo Freire de Portugal), Julian Boal (Escola de Teatro Popular do RJ) começa às 10h30, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A entrada é livre, mas com inscrição prévia.

Programa:

SALA DE REUNIÕES DA FLUP

10h30 - Abertura
João Teixeira Lopes (Instituto de Sociologia, UP)
Luiza Cortesão (Instituto Paulo Freire de Portugal)
Julian Boal (Escola de Teatro Popular do RJ)

ANFITEATRO NOBRE
14h30 - Mesa-redonda
Democracia radical e participação como ingerência em Paulo Freire - Licínio Lima (IE/UM)
Paulo Freire nos caminhos de Abril - Teresa Medina (CIIE/FPCEUP)
Freire, corporeidade e práxis libertadora - Roberta Scatolini (CES/UC)

16h30 - Roda de Conversa
Rosana Fernandes (EN Florestan Fernandes/MST)
Je Naé Taylor (Highlander School, EUA)
Thais Paiva (Escola de Teatro Popular do Rio de Janeiro)
Tatiana Mendes (ART'THEMIS+ / UMAR-Braga)
Sara Araújo (Universidade Popular Empenho e Arte).

A 9 e 10 de outubro é possível participar no Teatro do Oprimido e Educação Popular - Oficina de teatro-fórum, orientada por Julian Boal, da Escola de Teatro Popular do Rio de Janeiro. As sessões terão lugar na sede do TUP - Teatro Universitário do Porto UPTEC/PINC (Rua dos Bragas, 289), entre as 10h e as 18h. Haverá uma apresentação pública no domingo, pelas 19h, em local a definir. Quem queira participar deverá inscrever-se em: [email protected]

Estão ainda programadas outras iniciativas que podem ser consultadas neste cartaz:

Neste dossier:

100 anos de Paulo Freire: A pedagogia da libertação e da esperança

Decorridos cem anos do seu nascimento, a pedagogia de Paulo Freire continua a ser inspiradora para quem acredita que a educação pode ser emancipatória e libertadora. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Investigação participativa e compromisso com a transformação do mundo - Diálogos com Paulo Freire

Refletimos neste artigo sobre as possibilidades e as limitações de uma investigação participativa, entendida como práxis, ação‑reflexão, na qual se procurou tecer caminhos para que outras formas de fazer ciência, mais comprometidas com a transformação do mundo, se tornem possíveis. Por Inês Barbosa e Fernando Ilídio Ferreira.

Augusto Boal: “Para que eu exista é preciso que Paulo Freire exista”

Paulo Freire inventou um Método, o seu, o nosso, o Método que ensina ao analfabeto que ele é perfeitamente alfabetizado nas linguagens da vida, do trabalho, do sofrimento, da luta, e só lhe falta aprender traduzir em traços, no papel, aquilo que já sabe, no seu quotidiano. Por Augusto Boal.

Paulo Freire e Amílcar Cabral: A descolonização das mentes

O Esquerda.net transcreve neste artigo a apresentação do livro Paulo Freire e Amílcar Cabral: A descolonização das mentes, de José Eustáquio Romão e Moacir Gadotti, escrita pelos autores. Disponibilizamos ainda o pdf desta obra.

Paulo Freire e a governação democrática da escola: organização, participação e autonomia

Administrar a educação e gerir as escolas, tanto como ensinar, revelam-se tarefas político-pedagógicas, implicando portanto um trabalho educativo. E o trabalho educativo, tal como brilhantemente Paulo Freire defendeu, não pode existir sem opção política. Por Licínio C. Lima.

“Cada livro de Freire é uma espécie de relatório sobre o pensado e o vivido”

Em entrevista conduzida por Ruth Pavan, Licínio Lima, cofundador do Instituto Paulo Freire de Portugal, defende que Paulo Freire só sobreviverá “como grande autor se a partir de sua obra, do seu pensamento, das suas pistas, alargarmos o seu âmbito a novos problemas, a novas questões”.

Paulo Freire: Uma vida dedicada à educação como processo emancipatório

Apesar de Paulo Freire ser considerado o patrono da educação brasileira, os opressores continuam a não perdoar-lhe o “atrevimento” de combater a dominação e de preconizar uma cultura anti hegemónica e emancipatória. Por Graça Marques Pinto.

Pedagogia do Oprimido: breves considerações sobre o texto e o contexto

Na visão freiriana, para que os oprimidos convertam as suas próprias atividades em força revolucionária, precisam de desenvolver uma consciência coletiva da sua própria condição ou formação como classe subalterna. Por Rosa Soares Nunes.

Paulo Freire - Foto reproduzida de Brasil247

Paulo Freire, educador do mundo

Neste artigo, Urariano Mota acusa: “Paulo Freire sofre um segundo exílio post-mortem neste governo Bolsonaro. De Patrono da Educação Brasileira ele passou a ser perseguido de novo”.

Paulo Freire no Occupy

Como o pensamento do educador, que completou 100 anos, pode ajudar-nos a pensar os limites do Occupy e outros “movimento das praças” da década passada? Por Rodrigo Nunes.

O pedagogo da esperança e da liberdade

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ao nascer e desenvolver-se, nada mais fez do que confirmar pela prática o que Paulo Freire tinha descrito nas suas reflexões. Por Ademar Bogo.

Colóquio Internacional 100 anos de Paulo Freire