Agenda das homenagens a Gisberta

Calendário e descrição dos eventos marcados em homenagem à Gisberta.
  • Jantar, projeção do filme "Transamerica" e debate com Jó Bernardo e Pedro Abrunhosa e a moderação de Liliana Rodrigues. No sábado, dia 20 de fevereiro às 21h no ContraBANDO - Espaço Associativo (Rua Mártires da Liberdade, 83 - Porto). Organização: Marcha do Orgulho LGBT no Porto, mais info aqui.

• Conversa sobre invisibilidade e transfobia: Há 10 anos de Gisberta. Na 6ª feira, dia 26 de fevereiro, às 19h na Confraria Vermelha Livraria de Mulheres (Rua dos Bragas, 32, Porto). Organização: Ação Pela Identidade – API, evento facebook aqui.

• Debate: Geração Gisberta, dez anos a lutar contra a transfobia e projeção de testemunhos, com Jó Bernardo (activista trans), Alice Cunha (Panteras Rosa), João Paulo (PortugalGay.PT), Sacha (Panteras Rosa), Liliana Rodrigues (Braga Fora do Armário), Sérgio Vitorino (Panteras Rosa - moderador). Na 6ª feira, dia 26 de fevereiro, às 22h no Café Juno (Rua do Anjo, 49, Braga). Organização: Krizo - Educação, Arte e Cidadania e Panteras Rosa - Frente de Combate à LesBiGayTransfobia, evento facebook aqui.

• Apresentação do memorial #ESTAÇÃOGISBERTA, com curadoria e conceção de Santiago D'Almeida Ferreira. No sábado, dia 27 de fevereiro, às 15h no Maus Hábitos (Rua Passos Manuel, 178, 4º andar, Porto). Organização: Ação Pela Identidade – API, evento facebook aqui.

• Debate Geração Gisberta, dez anos a lutar contra a transfobia, lançamento da Transzine 2 e janta. Debate com Alice Cunha (Panteras Rosa), Ana Cristina Pereira (Jornalista), Gabriela Moita (Psicóloga), Jó Bernardo (Activista trans), João Paulo (PortugalGay.PT), Sérgio Vitorino (Panteras Rosa - moderação), em actualização. No sábado, dia 27 de fevereiro, às 18h30 no ContraBANDO - Espaço Associativo (Rua Mártires da Liberdade, 83 - Porto). Organização: Panteras Rosa - Frente de Combate à LesBiGayTransfobia, evento facebook aqui.

Se souberes de mais eventos, envia-nos um comentário a descrevê-los!

Neste dossier:

10 anos sem Gisberta, o que mudou

A 22 de Fevereiro de 2006 o país acordou com a notícia da morte de Gisberta Salce Junior, encontrada assassinada num poço depois de três dias de tortura. O crime de ódio alertou a sociedade que fingia ignorar a fragilidade das vidas de tantas pessoas trans, a quem era negado o direito à identidade, ao acesso ao trabalho e a cuidados de saúde, expondo-as à violência gratuita. 10 anos passaram, o que mudou entretanto? Dossier organizado por Joana Louçã.

Uma década depois, teria a vida de Gisberta sido diferente?

Nos últimos anos, a apropriação pelos média mainstream têm banalizado as identidades, vidas e vivências trans. Mas será que o dia a dia das pessoas melhorou? Por Joana Louçã.

Gisberta

Este ano já foram assassinadas cerca de 300 pessoas transexuais em todo o Mundo, vítimas de crimes de ódio. Quantas mais Gisbertas precisam de morrer?

“Em Portugal há pessoas trans a morrer na indiferença geral”

A última entrevista que publicamos no dossier de homenagem à Gisberta foi feita a Sacha Touilh, de 30 anos, ativista trans francês. Por Joana Louçã.

"Muito cedo percebi que as questões pessoais são necessariamente políticas"

O esquerda.net entrevistou Alice Cunha, de 19 anos, ativista trans dos coletivos Lóbula e Panteras Rosa. Por Joana Louçã.

"O problema é não atribuirmos a autodeterminação às pessoas"

esquerda.net entrevistou Gabriela Moita sobre a lei da identidade de género, o acesso que a ela têm as pessoas e de que forma deveria ser melhorada, os problemas que enfrentam as pessoas que queiram fazer uma transição e as diferentes etapas do processo. Por Joana Louçã.

“Não queria que ninguém passasse pelo que eu passei por ser trans”

Entrevista a Duarte Gaio sobre as reivindicações da comunidade, a importância do ativismo trans e o que mudou dez anos depois do assassinato de Gisberta. Por Joana Louçã.

Agenda das homenagens a Gisberta

Calendário e descrição dos eventos marcados em homenagem à Gisberta.

O movimento LGBTI em Portugal: datas e factos

Esta cronologia, preparada por Bruno Maia, João Carlos Louçã e Sérgio Vitorino, mostra as datas mais importantes para o movimento LGBTI em Portugal nos últimos 114 anos. Só em 1982 se dá a descriminalização da homossexualidade e é em 1999 que Lei das Uniões de Facto passa a aplicar-se também aos casais homossexuais, apesar de ainda carecer de regulamentação. Pelo meio, ficam inúmeras episódios de homofobia e discriminação, mas também a criação de movimentos que vieram dar visibilidade à luta LGBTI.

Glossário Trans

O que significa gender bender, género não binário, transmisoginia ou MTF?

Da Gisberta ao que está por fazer: memória e futuro de uma luta

Não me esqueço que, no início da primavera de 2006, alguma imprensa continuava a falar da Gisberta como “o travesti assassinado”, mesmo depois de saberem que a Gisberta era uma mulher trans. Não me esqueço dos debates e da resistência de alguns ativistas em falar em transfobia, palavra desconhecida e que foi preciso incluir no vocabulário da luta. Artigo de José Soeiro.

Geração Gisberta

Vale a pena analisar em detalhe cada uma das consequências que atribuímos ao “caso Gisberta”, os seus avanços, percalços, insuficiências, as resistências que se exerceram (inclusivamente a partir de dentro do movimento), bem como reconhecer que cada uma das transformações que refiro encerra, em si, contradições profundas. Artigo de Sérgio Vitorino.

Pessoas trans e intersexo: quem nos silencia?

As pessoas trans e intersexo sabem e podem falar por elas próprias.

LGBTI: O que é Intersexo?

A natureza não decide onde a categoria "masculina" termina e a categoria "intersexo" começa ou onde a categoria "intersexo" termina e a categoria "feminina" começa. Os seres humanos é que decidem. Por Sociedade Intersexual Norte Americana.