Acções perante a cimeira do G20: As pessoas em primeiro lugar

26 de março 2009 - 0:00
PARTILHAR

Para os próximos dias, nomeadamente entre 28 de Março e até 2 de Abril, quando tem lugar a cimeira do G20, estão convocadas dezenas de acções para exigir ao G20 mudanças sociais, económicas e ambientais.

A mais importante parece ser a Marcha pelo emprego, pela justiça e pelo clima convocada para Londres para Sábado, 28 de Março.



A 2 de Abril de 2009 realiza-se a segunda cimeira do G20, com a presença dos chefes de Estado e de governo. A primeira teve lugar em Novembro passado em Washington.



A reunião do G20 vai debater a crise global com que o mundo se confronta.



A partir do Fórum Social Mundial diversas associações lançaram um apelo internacional para a realização de acções no próximo dia 28 de Abril, por ocasião da cimeira do G20 em Londres, exigindo um novo sistema económico e social.



Segundo o site francês stop-g20.org foram convocadas dezenas de acções na Grã-Bretanha, França, Alemanha (em Berlim e Frankfurt), Espanha (nomeadamente em Barcelona e Madrid), Áustria (em Viena), Noruega (em Oslo), Canadá (em Montreal) e Japão (Tóquio).



A marcha de Londres de 28 de Março está a ser convocada por um conjunto de associações muito amplo, incluindo os sindicatos britânicos, associações ambientais e de direitos humanos. O site putpeoplefirst.org.uk está a dinamizar esta campanha e esta acção.



Também para Londres, mas para dia 1 de Abril às 12.30 horas, está convocada uma acção pela Climate camp 09 climatecamp.org.uk

Termos relacionados: