O Longo Lastro do Colonialismo

27 de junho 2020 - 11:05
PARTILHAR

O colonialismo marcou a história contemporânea de Portugal. Apesar de terminado enquanto realidade política, na sequência das lutas anticoloniais africanas e do 25 de abril, o certo é que os seus ecos efetivos não se têm deixado de fazer sentir. A socióloga Cristina Roldão aceitou o nosso repto para refletirmos em conjunto sobre o longo lastro do colonialismo.

Cristina Roldão é socióloga, investigadora no CIES-IUL e professora da ESE-IPS. Tem participado no debate público sobre o racismo em Portugal e realizado pesquisa sobre as desigualdades perante a escola e os processos de exclusão e racismo que atingem os afrodescendentes. É co-autora do estudo «Caminhos escolares de jovens africanos que acedem ao ensino superior» e foi membro do Grupo de Trabalho para as Questões Étnico-Raciais – Censos 2021.

Apresentador: Fernando Rosas; Convidada: Cristina Roldão; Moderador: Miguel Cardina (à distância).

Para não perderes nenhum programa, subscreve o Convocar a História via iTunesSpotifyDeezer ou RSS


Outros podcasts no esquerda.net

Música portuguesa n'Os Cantos da Casa: subcreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Notícias canábicas no Quatro e Vinte: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Leituras longas de contos e artigos no Alta Voz: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Sons de sessões públicas e conferências no Mais EsquerdaSubscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Termos relacionados: Convocar a História

Mais episódios

Convocar a História
Convocar a História

Ouve também

Sessão pública realizada a 16 de setembro de 2019 com a participação de Diana Andringa, Joana Lopes e Luísa d'Espiney. Moderação de Beatriz Gomes Dias.

O novo governo do único país asiático a legalizar o uso adulto da canábis quer voltar a proibi-lo e já enfrenta contestação nas ruas. Ouça esta e outras notícias neste podcast da atualidade canábica.