Cultura, história e memória

07 de outubro 2020 - 14:19
PARTILHAR

Tomando o espetáculo Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas como ponto de partida, propomo-nos conversar com Joana Craveiro acerca da memória da revolução, da relação do teatro com a história, e do papel da cultura em momentos de crise e ruptura histórica. A apresentação e moderação ficaram a cargo de Fernando Rosas e Luís Trindade. 

Joana Craveiro é directora artística do coletivo Teatro do Vestido, que fundou em 2001. É doutorada pela University of Roehampton, com a tese intitulada “A Live/Living Museum of Small, Forgotten and Unwanted Memories – Performing Narratives, Testimonies and Archives of the Portuguese Dictatorship and Revolution”. A relação entre os acontecimentos históricos e as suas representações no presente, bem como a recolha de memórias e histórias de vidas, e as cartografias poéticas e afectivas das cidades são algumas das questões a partir das quais tem trabalhado e investigado.

Para não perderes nenhum programa, subscreve o Convocar a História via iTunesSpotifyDeezer ou RSS


Outros podcasts no esquerda.net

Música portuguesa n'Os Cantos da Casa: subcreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Notícias canábicas no Quatro e Vinte: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Leituras longas de contos e artigos no Alta Voz: subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Sons de sessões públicas e conferências no Mais Esquerda: Subscreve via iTunesSpotifyDeezer ou RSS.

Termos relacionados: Convocar a História

Mais episódios

Convocar a História
Convocar a História

Ouve também

Sessão pública realizada a 16 de setembro de 2019 com a participação de Diana Andringa, Joana Lopes e Luísa d'Espiney. Moderação de Beatriz Gomes Dias.

O novo governo do único país asiático a legalizar o uso adulto da canábis quer voltar a proibi-lo e já enfrenta contestação nas ruas. Ouça esta e outras notícias neste podcast da atualidade canábica.