O que é o trabalho? O trabalho pode ser identificado com o trabalho assalariado ou o trabalho doméstico e dos cuidados também é trabalho?
As mudanças ocorridas na organização e distribuição do trabalho disponível – da uberização ao teletrabalho – alteraram ou não o conceito de trabalho?
A precariedade é o novo modo de organização do trabalho nas sociedades capitalistas?
A versão clássica e dualista (produtivo/reprodutivo) do conceito de trabalho serve-nos para descrevermos, interpretarmos e transformarmos a realidade ou precisamos de reconfigurar o conceito de trabalho? Conversa com José Nuno Matos, conduzida por Fernando Rosas e Andrea Peniche.
José Nuno Matos é especialista em sociologia do trabalho e dos media. Doutorou-se em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) em 2013. Entre 2014 e 2018 foi investigador de pós-doutoramento no ICS-ULisboa, instituição na qual presentemente desenvolve funções enquanto Investigador Auxiliar. As suas principais áreas de interesse são as relações de trabalho no capitalismo pós-fordista, a economia política dos media e a história social do jornalismo em Portugal.
Para não perderes nenhum programa, subscreve o Convocar a História via iTunes, Spotify, Deezer ou RSS.
Outros podcasts no esquerda.net:
Música portuguesa n'Os Cantos da Casa: subcreve via iTunes, Deezer ou RSS.
Noticiário canábico quinzenal no Quatro e Vinte: subscreve via iTunes, Spotify, Deezer ou RSS.
Leituras longas de contos e artigos no Alta Voz: subscreve via iTunes, Spotify, Deezer ou RSS.
Sons de sessões públicas e conferências no Mais Esquerda: Subscreve via iTunes, Spotify, Deezer ou RSS.